ter, 26 de março de 2019

Para combater a dengue e a febre Chikungunya, a Prefeitura de Saloá, por meio do Programa Municipal de Controle de Endemias, orienta a população sobre quais medidas devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o aedes aegyti. Além disso, o Governo Municipal realiza o tratamento nas residências, com aplicação do larvicida.

Durante a visita que, normalmente, ocorre entre 7h30 e 14h, o agente de endemias verifica se há algum ponto na residência que possa acumular água. Caso seja identificado, ele é tratado com o larvicida. Ainda na visita, o morador esclarece as dúvidas sobre prevenção e sintomas das doenças.

“Ainda encontramos, em alguns bairros, certa resistência para entrar nas casas e não podemos forçar o morador a nos receber. Por isso, é sempre importante reforçar para a população que ela nos receba, pois não adianta tratar uma casa e não tratar as casas dos vizinhos” informou a agente de endemias, Paulo Lira.

Paulo ainda explica que o programa municipal segue todo o protocolo do Ministério da Saúde. “É importante ressaltar que o larvicida leva até 20 dias para eliminar a larva do mosquito. Por isso, a população deve ficar despreocupada quanto à eficácia do tratamento realizado em sua residência”, esclareceu.Ascom Saloá