qui, 04 de abril de 2019

O Campeonato Pernambucano já conhece o seu primeiro finalista da temporada 2019. Em jogo com arbitragem confusa e gol irregular, o Náutico derrotou o Afogados por 2 a 0, no estádio dos Aflitos. Com essa vitória, o Timbu chega a incrível marca de 17 partidas invicto na temporada e  ganha moral para lutar pelo bicampeonato Estadual. O outro finalista do Campeonato Pernambucano sairá da partida entre Sport e Salgueiro, neste domingo, na Ilha do Retiro, às 16h. 

Agora é o momento do Alvirrubro virar a chave para o confronto pelas quartas de finais da Copa do Nordeste contra o Ceará, neste sábado. 

O jogo

Satisfeito com o desempenho do time na partida contra o Vitória, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, o técnico Márcio Goiano fez apenas uma modificação na equipe para a partida desta noite. Camutanga entrou no Sueliton, machucado. Jogando em casa e lutando pelo bicampeonato, o Náutico iniciou o confronto indo para cima do Afogados. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Danilo Pires ficou cara a cara com o goleiro Wallef, que fechou o ângulo e evitou o gol. O Timbu continuou pressionando e aos sete Wallef foi bem ao defender falta cobrada por Thiago. 

Após os 15 minutos iniciais, o Alvirrubro caiu de ritmo e passou a abusar da ligação direta, não conseguindo chegar de maneira efetiva ao ataque. O Afogados levou perigo ao gol de Bruno em cobrança de falta do zagueiro Márcio, aos 17. Aos 25 minutos, o Náutico criou boa chance após Thiago fintar vários defensores e chutar cruzado. 

Aos 37 minutos, Odilávio perdeu o gol que daria tranquilidade ao Timbu. Hereda fez bom cruzamento para o meio da área, Camutanga disputou a bola com Wallef e ela sobrou livre para o atacante marcar, mas ele mandou para fora. Mas, aos 42, o prata da casa, Luiz Henrique completou jogada de Odilávio e abriu o placar nos Aflitos. O volante estava em posição de impedimento, não assinalado pelo bandeirinha. Após os jogadores do Afogados reclamaram da infração, mas o árbitro Gilberto Castro Júnior, validou o gol. Foi o terceiro gol do jovem meio-campista na temporada. 

Segundo tempo

Sem mudanças para a segunda etapa, o Timbu foi em busca do segundo gol. Aos 3 minutos, Luiz Henrique apareceu novamente em excelente lançamento para Thiago. O zagueiro Oséas mandou a bola para escanteio. Aos 5 minutos, mais um lance polêmico na partida. Odilávio recebeu cruzamento de Danilo Pires e completou para o gol, mas o auxiliar Bruno Cesar Chaves marcou impedimento. O atacante, no entanto, não estava em posição irregular. 

Aos 13 minutos, o clima pesou no gramado dos Aflitos. Os jogadores de ambos times protagonizaram cenas lamentáveis, após entrada dura de Oséas em Thiago. Com os nervos à flor da pele, os jogadores do Afogados abusaram do jogo violento e o zagueiro Márcio foi expulso por obstruir o volante Luiz Henrique. Aos 19, finalmente a arbitragem acertou ao assinalar impedimento no gol de danilo Pires.

Aos 36 minutos, quase o empate do Afogados. Jader cruzou a bola para a área e Oséas completou para o gol. A bola passou raspando na trave do goleiro Bruno, na melhor chance da Coruja no jogo. Aos 39, Assis marcou o tento que validou a classificação alvirrubra. Após escanteio cobrado por Thiago, Assis testou para o fundo da rede.  

Ficha do jogo

Náutico- 2

Bruno, Hereda, Diego Silva, Camutanga e Assis; Josa, Luiz Henrique e Danilo Pires (Rafael Assis); Thiago, Odilávio (Wallace Pernambucano) e Jorge Henrique (Maylson). Técnico: Márcio Goiano 

Afogados da Ingazeira- 0 

Wallef, Jader, Oséas, Márcio e Thalison; Douglas Bomba (Madson), Gustavo, Léo Cotia (Grafite); Candinho, Diego Ceará e Rodrigo (William). Técnico: Pedro Manta 

Local: Estádio dos Aflitos

Gols: Luiz Henrique (42’ 1º T) , Assis (38’ 2º T)

Cartões amarelos: Thalison (A), Wallef (A), Jader (A) 

Cartão vermelho: Márcio (A)

Árbitro: Gilberto Castro Júnior

Árbitros assistentes: Bruno Vieira e Ricardo Nunes

Público: 11.960 Renda: 155.887,00

Com informações do Diário de Pernambuco.