ter, 18 de junho de 2019

Com uma redução de 16%, maio de 2019 foi o 18º mês consecutivo de queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais em Pernambuco (CVLIs), quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Essa sequência de declínios, iniciada em dezembro de 2017, só havia sido alcançada uma única vez em toda a série histórica de 12 anos do Pacto pela Vida (foi entre 2009 e 2011).  Último mês incorporado a essa linha do tempo de um ano e seis meses de retração da forma mais grave de crime, maio teve 299 homicídios, contra 356 de maio de 2018. A diferença foi, portanto, de 57 vidas poupadas. Quando se analisa os cinco primeiros meses deste ano com o intervalo de janeiro a maio de 2018, a regressão chega a 22,7% (caiu de 1.948 para 1.505).

“Nos últimos 18 meses de quedas sucessivas, tivemos um total de 6.073 homicídios, contra 7.847 ocorridos no mesmo período antecedente (dezembro de 2016 a maio de 2018). Ou seja, temos um quantitativo significativo de 1.774 mortes a menos ou vidas salvas. Ter resultados compatíveis aos obtidos em uma época de pleno emprego e maior capacidade de investimento por parte do Estado é algo que motiva as forças de segurança e órgãos que integram o Pacto pela Vida. Consolida um planejamento bem executado e um trabalho integrado e dedicado, mas principalmente reduz as perdas do bem mais precioso: a vida. Ainda temos um patamar elevado de mortes e é preciso, dia após dia, reforçar, expandir e reinventar formas de conter e reprimir a criminalidade”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

FEMINICÍDIOS TÊM MAIOR QUEDA DO ANO – Uma das prioridades da gestão estadual no combate à violência, os crimes contra as mulheres apresentaram movimento regressivo no mês maio. Em relação aos feminicídios, por exemplo, no último mês constatou-se a maior redução do ano, atingindo a marca de 50% de queda em relação a maio de 2018. Ao todo, as polícias notificaram três vítimas no mês passado, contra as seis do mesmo período de 2018.

Ainda em maio de 2019, os estupros retrocederam em 16,88%. Ao todo, no período, ocorreram 197 desses crimes em todas as regiões do Estado, contra 239 denúncias que chegaram às autoridades policiais em maio de 2018.  

Já a violência doméstica e familiar contra a mulher, um tipo de crime que ocorre de forma silenciosa, por anos, dentro do ambiente doméstico, também teve o número de queixas reduzidas no mês passado. Foram 3.439 ocorrências, uma queda de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, que somou 3.468 registros. Importante ressaltar que, pela forma e local que ocorrem, só a queixa às polícias têm possibilidade de identificar e punir os autores do crime.

Lista dos 35 Municípios mais Fernando de Noronha que não tiveram nenhum CVLI entre janeiro e maio de 2019:

Alagoinha, Bodocó, Brejão, Brejinho, Cabrobó, Calçado, Cedro, Cumaru, Dormentes, Fernando de Noronha, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Ibubi, Itacuruba, Itapetim, Jupi, Moreilândia, Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Petrolândia, Quixaba, Salgadinho, Saloá, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, Serrita, Teresinha, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Vertente do Lério e Xexéu.

Governo de PE