qui, 11 de julho de 2019

O novo bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é dom José Ruy Gonçalves Lopes. Natural da Bahia, o religioso substitui dom Bernardino Marchió, que estava no cargo desde 2003. Dom Bernardino renunciou ao cargo em virtude de sua idade, conforme ordena o código de direito canônico. A renúncia foi aceita pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (10), que também foi responsável por nomear dom José Ruy para a vaga. 

De acordo com o código canônico, quando um bispo diocesano chega aos 75 anos, deve renunciar às suas atividades. Em seguida, torna-se bispo emérito – espécie de aposentadoria episcopal. As regras foram decretadas pelo papa João Paulo II no ano de 1983. Dom Bernardino chegou a essa idade em setembro de 2018 e, desde então, tramitava no Vaticano seu pedido de afastamento.

Antes de assumir a vaga em Caruaru, dom José Ruy estava desde 2012 na diocese de Jequié, no centro-sul da Bahia. Nascido em 6 de agosto de 1967, em Feira de Santana, no centro-norte, ele entrou para a vida religiosa aos 17 anos, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Apesar de nomeado, só passa a exercer efetivamente as funções no bispado caruaruense em 21 de setembro. 

Já dom Bernardino é natural da Itália. Foi o responsável pela diocese de Pesqueira, no Agreste, entre 1993 e 2002. Tornou-se bispo de Caruaru em 12 de janeiro de 2003 e, ao longo desse período, assumiu funções na Regional Nordeste 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em notas oficiais, a CNBB agradeceu os serviços de dom Bernardino e saudou a chegada de dom José Ruy.

Fonte: Diário de Pernambuco