sex, 20 de setembro de 2019

Na manhã da última terça feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Saloá, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020.

Na ocasião, que foi etapa do processo, estiveram presentes representantes de diversas instituições de nosso município, entre eles estavam presentes Secretários do Governo Municipal, Imprensa local, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes da Igreja Católica.

O IBGE vai realizar no ano de 2020 o Censo Demográfico, que é uma operação que acontece de dez em dez anos, onde vamos em todos os municípios do país, visitando todos os domicílios para fazer o levantamento da população brasileira. Nós estamos na etapa de planejamento que é onde nós chamamos a sociedade e seus respectivos representantes, para que eles compartilhem conosco este processo, dando transparência ao nosso trabalho. Nós vamos formar um grupo para os trabalhos de campo. Hoje, nós queremos que as pessoas que estão aqui, como conhecedores da cidade, nos auxiliem nos mostrando o crescimento de ruas, da zona rural, pontuou Luciano Alves, Coordenador da Área.

Durante o trabalho de coleta de informações, o IBGE levantará dados como raça, escolaridade e rendimento médio da família. Essa pesquisa populacional é feita por recenseadores através de visitas em todas as residências e os dados produzidos através delas poderão auxiliar nos mais diversos fins como, repasse de verbas federais e mensuração dos contingentes populacionais por idade e sexo.

Ainda durante a reunião, o coordenador do IBGE falou acerca da instalação de um escritório próprio do instituto na cidade. “Nós vamos precisar do apoio da população para quando os recenseadores forem visitar o município. Serão pessoas estranhas que vão bater nas portas, então, estejam preparados e divulguem.

Você poderá conferir os editais do IBGE para as seleções com exclusividade no Blog Saloá News.