ter, 05 de maio de 2020

Há burburinhos percorrendo os quatro cantos do município de Brejão, que neste pleito eleitoral para Prefeito de 2020, haverá uma grande possibilidade de disputa política ao Palácio José Custódio das Neves (Sede da Prefeitura) entre jovens políticos. 

Os nomes cogitados para concorrer ao embate político para o cargo do executivo municipal são: o da atual Prefeita Beta Cadengue, do vereador Saulo Maruim e do ex-vereador Beto Lima.

Dado por certo é que a atual prefeita, a jovem Beta Cadengue, disputará a reeleição. Jovem na política, mas com um perfil cativante de liderança na governança do município. Soube criar laços e reaproximar muitos ao seu grupo político com o apoio incondicional do seu pai, o ex-prefeito e atual secretário de administração, Sandoval Cadengue. A mesma tem revelado um perfil de líder, se assemelhado ao seu genitor e seu avô paterno, considerados umas das maiores expressões políticas do município ao longo dos anos.

Dado por incerto a disputar ao executivo neste momento, é  a do Vereador Saulo Maruim. Por este ser um dos aliados dos Cadengues de primeira linha. Foi um dos maiores articuladores na última eleição da prefeita e está sempre alinhado ao projeto do seu grupo político. Sua trajetória de vida pública, já conta três (3) mandatos como vereador e quatro (4) como presidente da Câmara municipal. É visto  como um político carismático, atuante e muito acessível, vem se destacando como uma figura de relevância no município, entre os seus pares no poder legislativo municipal.

No campo da oposição, surge o nome do Jovem Beto Lima. Um jovem de traços marcantes, simpatia e de uma trajetória política marcada pelos sonhos e ideais. Sua vida pública se iniciou ainda no período escolar, como presidente do grêmio estudantil na Escola estadual Ismênia Lemos Wanderley, em Brejão. Foi conselheiro tutelar e Vereador do município por mais de um mandato. E hoje é tido como um dos nomes fortes da oposição.

Será que este pleito eleitoral haverá três vias políticas? Ou haverá a consolidação de grupos já formados e o enfraquecimento para o outro. Podemos dizer que no campo da política nada é impossível. No entanto,  ao analisar os perfis dos jovens políticos se minimiza as possibilidades das fragmentações e alianças já estabelecidas. 

Do Blog do Valter Albuquerque (Clique Aqui)

Imagens: Redes Sociais