qua, 23 de setembro de 2020

Os agentes de endemias de Saloá agora têm mais um aliado no combate a arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, sete profissionais desta área receberam smartphones equipados com o aplicativo e-visit@PE, que permite uma maior agilidade no trabalho de monitoramento de dados.

O aplicativo e-visit@PE foi desenvolvido e cedido a Secretaria Estadual de Pernambuco (SES-PE) pela Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul. A tecnologia permite o envio das informações das visitas em tempo real, agilizando e otimizando a consolidação dos dados e a tomada de decisões pelos gestores municipais e estadual.

O prefeito de Saloá, Ricardo Alves, destacou que no ambiente on-line, os agentes têm as informações de toda a sua área de atuação e poderão informar as casas visitadas e quais recusaram a entrada do profissional ou estavam fechadas; os focos do mosquito e se há pessoas com suspeita de alguma das arboviroses, entre outros dados. “A tecnologia é nossa aliada no combate ao mosquito que causa uma série de doenças e que pode provocar a morte”, disse.

O relatório que era feito de forma manual, segundo destacou a secretária de Saúde de Saloá, Manuela Torres, agora será feito em tempo real, com a possibilidade da criação de gráficos e tabelas. “Os agentes também poderão fazer o registro fotográfico dos problemas encontrados. Esse material pode ser acessado em tempo real e vai nos ajudar na tomada de decisões e formulação de ações”, explicou.