terça-feira, 27 de julho de 2021

Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros contra a covid-19 com, pelo menos, a primeira dose do imunizante, o número de casos e de óbitos pela doença caíram cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Os números consideram a média móvel de casos e mortes de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso das mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período. O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

Vacinas

O Brasil ultrapassou a marca de 60% da população vacinada com, pelo menos, uma dose de vacina contra a Covid-19. Nessa situação já são mais de 96,3 milhões de brasileiros, dos 160 milhões com mais de 18 anos. pesar da boa marca de primeira dose, segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de pessoas com ciclo de imunização completo, ou seja, que tomaram duas doses da vacina ou a dose única é de 37,9 milhões de pessoas. Para que as vacinas sejam de fato eficazes, as autoridades de saúde alertam que é necessário que as pessoas tomem as duas doses. “A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da covid-19”, destaca o Ministério.

Ainda segundo balanço da pasta, das 164,4 milhões de doses enviadas para os estados, 81,5 milhões são da AstraZeneca/Oxford, 60,4 milhões são da CoronaVac/Sinovac, 17,8 milhões de Pfizer/BioNTech e 4,7 milhões da Janssen, imunizante de dose única. “Todas as vacinas estão devidamente testadas, são seguras e têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas nos braços dos brasileiros”, destacou o Ministério.

Da Folha PE.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Faleceu na manhã desta segunda-feira (19), Vanderson Roberto da Silva, de 54 anos de idade, filho de João Pereira da Silva e Edileuza Ferreira da Silva. A família comunica a todos, que o velório está sendo realizado na Funerária Suíssa em Garanhuns e o sepultamento acontecerá às 16h no cemitério Parque das Rosas também naquela cidade. Desde já, os familiares agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e irmandade Cristã. Vanderson Roberto é irmão da tesoureira da Prefeitura de Saloá, Ana Paula Santana, e era funcionário efetivo do Município de Saloá.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Pernambuco confirmou a morte de um filipino por coronavírus neste domingo (18). O homem de 50 anos era tripulante do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre, o qual confirmou dois casos pela nova variante delta. O vírus é originário da Índia e tem sido mais letal e contagioso que as outras variantes em circulação pelo País.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), há uma comunicação entre a pasta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a empresa responsável pelo navio para que haja uma cremação segura do corpo do tripulante filipino. O navio veio da Europa em direção ao Porto de Paranaguá, no Paraná, mas por recomendação da Anvisa atracou na Capital Pernambucana.

O homem foi transferido para um leito de terapia intensiva em um hospital particular do Recife desde o último dia 01/07. Além dele, outros dois tripulantes, um de 25 e outro de 48 anos, adoeceram com Covid-19 e precisaram de hospitalização. Após uma análise das amostras no Instituto Aggeu Magalhães ( IAM – Fiocruz PE), houve a confirmação para a variante dela. A do homem que foi a óbito não apresentou as especificações para o sequenciamento. 

Fonte: Folha PE

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Em reunião por videoconferência, nesta quarta-feira (14.07), representantes da TIM Brasil apresentaram ao governador Paulo Câmara o novo plano de ampliação de infraestrutura da rede em Pernambuco, que consiste em implementar e ampliar 183 antenas em 67 localidades, resultando em 23 novos municípios com cobertura 4G. A expectativa é de que, até o final deste ano, 100% das cidades pernambucanas tenham acesso a esse tipo de rede móvel.

“A conectividade faz diferença na vida das pessoas, e a pandemia nos provou isso. Atualmente, trabalho, estudo e várias outras atividades precisam desse acesso, e o fato de todos os municípios terem essa oportunidade nos deixa muito felizes. Essa mudança vai ajudar o Estado a seguir avançando, gerando empregos e, cada vez mais, garantindo serviços de qualidade à população”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, destacou que a chegada da TIM a 100% das cidades pernambucanas é um marco, que representa a universalização da rede móvel 4G, um componente que tem se tornado parte importante na vida das pessoas. “A chegada desse patamar redireciona, inclusive, as políticas públicas do Estado, que passa a contar com mais um instrumento de acesso à informação para as pessoas que não dispunham desse recurso”, disse.

Durante a apresentação, a empresa destacou a campanha “Quero 4G da TIM na Minha Cidade”, que percorreu 33 cidades pernambucanas para ouvir a população sobre os locais prioritários para ativação da rede 4G. A proposta foi dar autonomia e voz aos moradores, para definir o direcionamento da rede, que será colocada em funcionamento de acordo com as características e as demandas de cada local.

“Para quem já tem esse acesso, pode ser algo comum, mas já presenciamos a reação de pessoas que estão recebendo agora essa oportunidade, e é uma coisa gratificante. Realmente impacta vidas, e essa é a nossa intenção”, frisou o CEO da TIM, Pietro Labriola. Atualmente, cinco Estados, além do Distrito Federal, têm a rede 4G da TIM em todos os seus municípios: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Foto: Aluísio Moreira/SEI

Fonte: Blog Fala PE

quarta-feira, 14 de julho de 2021

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou nos últimos dias a recuperação das estradas vicinais que cortam o município.

O trabalho vem sendo executado após diminuição do período chuvoso, sendo realizado o mapeamento das áreas mais críticas que demandam ações emergenciais para o melhor tráfego da população e a escoação da colheita de grãos que já foi iniciada.

O Prefeito Júnior de Rivaldo informa que em breve todas as estradas estarão totalmente recuperadas, pois, devido ao tempo que elas ficaram sem patrolamento e o período chuvoso, o trabalho que está sendo realizado é de muita qualidade, e esta é uma ação bastante positiva que irá melhorar a trafegabilidade dos moradores da zona rural e os produtores rurais.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 13 de julho de 2021

Com o avanço da vacinação e a redução nos números de casos da Covid-19 a Prefeitura Municipal de Saloá publicou um novo decreto flexibilizando o funcionamento de atividades sociais e econômicas que entrou em vigor nesta segunda-feira (12).

Art. 1º – Ficam permitidas a retomadas das atividades econômicas no âmbito do Município de Saloá, a partir de 12 de julho de 2021, obedecendo-se os protocolos específicos, especialmente quanto à limitação da capacidade de ocupação, de estabelecimentos e a prática de atividades econômicas e sociais de forma presencial, e especificamente as seguintes atividades:

I – Serviços de Alimentação 50% da capacidade, nos seguintes horários: Segunda a sexta: das 05 horas até 22 horas, e Sábado e Domingo: das 05 horas até 21 horas

II – Comércio Varejista, de Segunda a sexta das 05 horas até 20 horas, e Sábado e Domingo das 05 horas até 19 horas.

III – Academias de Segunda a sexta: das 05h às 22h, e Sábado e Domingo: das 05h às 21 horas;

IV – Igrejas e Cultos de Segunda a sexta: das 05h às 22h, e Sábado e Domingo das 05h às 21 horas, com 50% da capacidade.

V – Eventos Sociais, com no máximo 50 pessoas ou 30% da capacidade Segunda a Sexta: De 8h as 22horas, e Sábado e Domingo: 08h às 21 horas;

VI – Atividade Esportiva – Liberadas a prática, treinamento e competições das modalidades esportivas coletivas e individuais em centros esportivos, clubes sociais e associações esportivas, nos seguintes horários até 22h de segundas a sexta-feira, e 21h nos sábados e domingos;

VII – Continua Vedada a realização de show, música ao vivo e presença de público inclusive em quadras, campos e academias; Jogos de futebol profissional;

Reforçamos a necessidade do uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social, a retomada gradual das atividades em Saloá necessidade da colaboração de toda a população.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá

quarta-feira, 07 de julho de 2021

A Prefeitura de Saloá recebeu nesta segunda-feira (05.07) o primeiro lote da vacina Janssen, fabricada pela Johnson & Jonhson, que começou a ser aplicada na terça feira (06). O imunizante será o quarto ofertado no município contra a Covid-19 – a Secretaria de Saúde do município já aplica a Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

“Nossa esperança aumenta a cada dia com a chegada de novas doses. Com as vacinas da Janssen, que chegaram nesta segunda, vamos continuar garantindo a proteção da nossa gente com agilidade. Com planejamento e gestão vamos aumentar cada vez mais a nossa cobertura vacinal. Nesta semana chegamos a uma importante marca de mais de 5 mil saloaenses vacinados com a 1ª dose”, destacou o prefeito Júnior de Rivaldo.

Apesar do avanço da vacinação no município, a Secretaria de Saúde de Saúde alerta sobre a necessidade de manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. 

Juntos venceremos o Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 06 de julho de 2021

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Saloá em parceria com diversos segmentos do município realizou o encerramento da Campanha projeto “Fazendo Bonito- Criança protegida, infância feliz”. A proposta é alertar a população para proteger as crianças e adolescentes e para que denunciem casos de abusos e exploração através dos canais de proteção como o Disque 100.

E na última quarta-feira (30) o CREAS realizou a entrega de kit’s de pintura e o certificado de participação das crianças no projeto “Fazendo Bonito- Criança protegida, infância feliz”.

É importante conscientizar a população de que ABUSO SEXUAL é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual e EXPLORAÇÃO SEXUAL é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)

sexta-feira, 02 de julho de 2021

O Prefeito Júnior de Rivaldo, o vice-prefeito, Ronaldinho e o Secretário de Governo, Ricardo Alves estiveram nesta sexta-feira (02.07) em reunião com o Governador, Paulo Câmara e o Deputado Federal Danilo Cabral no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado em Recife.

Em suas redes sociais o Prefeito Júnior de Rivaldo citou que a conversa foi de grande importância e que em breve anunciará as ações que o Governo de Pernambuco liberou para Saloá. “Juntos estamos trabalhando por cada saloaense e Graças a Deus vamos anunciar em alguns dias ações para o nosso município, destacou Júnior de Rivaldo”.

sexta-feira, 02 de julho de 2021

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria de Infraestrutura deu início à construção do Pórtico na entrada da cidade, às margens da BR-423.

O objetivo da construção do Portal é essencial para mostrar a identidade saloaense e ainda deixar a entrada da cidade mais atrativa, elevando assim o potencial turístico do município.

“Além do pórtico na entrada da cidade, temos feito pavimentação em diversas ruas, além de outras obras estruturais”, comemora o Prefeito Júnior de Rivaldo.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 29 de junho de 2021

O criminoso em série Lázaro Barbosa, 32 anos, morreu após ser baleado na manhã desta 2ª feira (28.jun). Segundo boletim policial ao qual o SBT teve acesso, cinco policiais dispararam 125 balas contra ele. Destas, 25 foram de fuzil. Lázaro teria efetuado seis disparos.

Lázaro é acusado por mais de 30 crimes, parte deles no Distrito Federal e em Goiás. Ele estava sendo procurado desde 9 de junho. Entre os crimes cometidos por ele, segundo a polícia, está o assassinato de uma família de quatro pessoas: o empresário Cláudio Vidal, de 48 anos, e dois filhos, Gustavo Vidal, 21, e Carlos Vida, 15. Além da mãe, Cleonice Marques, 43, que foi sequestrada e encontrada morta 3 dias depois. Os corpos foram encontrados com marca de facadas e tiros.

No período de fuga, ele invadiu propriedades, e chegou a atear fogo em uma delas. Também roubou carros e fez reféns. Em um dos casos, chegou a efetuar disparos contra a polícia. Um agente chegou a ser atingido.

Matéria do SBT News

domingo, 27 de junho de 2021

O município de Saloá está avançando na vacinação contra a Covid-19 e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde já foram vacinados com a 1ª dose do imunizante 5.278 saloaenses, totalizando assim 33,27 % da população, já com a 2ª dose foram apenas 1.827 saloaenses que totaliza 11,52 % da população do município.

Acompanhando o Boletim Epidemiológico que diariamente é publicado nas redes sociais da Prefeitura e da própria secretaria notamos uma diminuição nos casos positivos em Saloá, isso é resultado das medidas que o Governo Municipal adotou no mês de abril, maio e junho, mas a colaboração da população também foi fundamental para que houvesse uma diminuição nos casos.

Ainda é importante que tanto a população que está vacinada, quanto aos que ainda não foram imunizados que continuem usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social e se puder: Fique em Casa!

E quem ainda não tomou a 2ª dose, ela lhe espera, não fique sem tomar!

sexta-feira, 25 de junho de 2021

A taxa de ocupação de UTIs em Pernambuco atingiu a marca de 79%, registrando o menor índice desde 24 de novembro do ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no momento, há 368 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes de Covid-19 em todo o Estado, o que significa que não há mais fila de espera por vagas. O Estado tem, atualmente, 1.812 leitos ativos de UTI, sendo a sexta maior rede do país e a maior de todos os Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“A caminhada foi longa até aqui e ainda temos muito o que avançar. Só que é fundamental destacar esse momento porque ele é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo as mãos higienizadas. Precisamos continuar valorizando esses cuidados”, frisou o governador Paulo Câmara (PSB), em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira (24).

A maior capacidade de atendimento dos casos graves de Covid-19 também se reflete em outro índice importante. Pernambuco tem a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Brasil em 2021, ficando atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

VACINAS

Pernambuco recebeu, ontem (24), feriado de São João, 274.820 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 117.800 da Coronavac/Butantan; 62.250 doses da Janssen e 94.770 da Pfizer. Com isso, já são mais de 5 milhões de doses disponibilizadas para proteção dos pernambucanos. Somadas todas as entregas, o Estado soma 5.267.280 doses de vacinas recebidas. Foram 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 432.900 doses da Pfizer/BioNTech e 62.250 da Janssen.

As novas unidades foram encaminhadas para o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que, além da checagem, fica responsável por fazer a divisão por município. O envio para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já começa na madrugada da sexta (25/06), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais.

As vacinas da Pfizer são exclusivamente para uso como primeira dose, enquanto as da Coronavac são para a primeira e segunda, ou seja, é preciso guardar metade do quantitativo recebido para finalização dos esquemas vacinais. As novas unidades recebidas são voltadas para as pessoas com comorbidades e deficiência, guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade, podendo o município dar seguimento da campanha em outros grupos ou por faixa etária de acordo com a organização de cada cidade, já que muitas já iniciaram alguns desses públicos.

As doses da Janssen, que devem ser aplicadas em dose única – seguindo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – serão destinadas – para além da capital pernambucana, Recife – a outras cinco cidades no interior do Estado: Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. Sendo distribuídas da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

quarta-feira, 23 de junho de 2021

O prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, assinou nesta terça-feira (22) a adesão ao Programa Selo Unicef edição 2021-2024. Ele é um dos primeiros Prefeitos do Agreste Meridional a assinar o termo entre os municípios aptos a participar do Selo.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, em municípios do semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

“O UNICEF é uma organização consagrada em nível de Brasil e do mundo, e para nós de Saloá por fazer parte do selo, é levantar a bandeira da Criança e do Adolescente e ter como prioridade, a defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no município. O Prefeito Júnior de Rivaldo assumiu o compromisso em desenvolver ações relacionadas as garantias de direitos e com isso aumentar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no âmbito municipal”, destacou o gestor municipal.

terça-feira, 22 de junho de 2021

A Prefeitura de Saloá publicou um novo decreto que autoriza um novo horário de funcionamento para as Igrejas e Templos Religiosos, Postos de Combustíveis, Escolas e Academias.

As medidas restritivas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, COVID-19, em todo o Território de Saloá, previstas no Decreto nº 032/2021, permanecem em vigor com as seguintes alterações, a partir de 21 de Junho de 2021:

Art. 2º Ficam permitidas as aulas e atividades presenciais nas escolas estaduais e privadas, das 6h às 22h de segunda-feira a sexta-feira e nos finais de semana, respeitando-se os protocolos sanitários específicos, especialmente quanto à limitação da capacidade de ocupação.

Art. 3º. Ficam permitidas as academias e demais estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas:

a) das 5h às 21h de segunda-feira a sexta-feira; e

b) das 5h às 18h nos finais de semana e feriados;

Art. 4º Os Postos de combustíveis poderão funcionar das 05:00h às 22:00h de segunda-feira a sexta-feira e nos finais de semana e feriados.

Art. 5º A realização de celebrações religiosas presenciais, sem aglomeração, em igrejas, templos e demais locais de culto podem ocorrer até 21h de segunda-feira a sexta-feira, e até 20h nos finais de semana e feriados.

Art. 6º As demais restrições previstas no Decreto Nº 032/2021 permanecem em vigor.

Reforçamos a necessidade do uso da máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social.

Juntos Construindo o Futuro!

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Um dos maiores provedores de internet do Agreste chegou a Saloá e já com vaga de emprego e para se candidatar a vaga o interessado deve mandar seu currículo para o e-mail vagas@agrestelink.com.br .

Confira os requisitos para a função de Técnico em Instalação:

6 meses de experiência na área;

Ensino Médio completo;

Trabalho em equipe;

Carteira Nacional de Habilitação- Categoria-B;

Disponibilidade para início imediato;

Morar na Cidade.

Venha fazer parte da família Agreste Link que muito em breve vai disponibilizar de uma internet em Fibra Óptica que é sinônimo de qualidade e velocidade e os planos cabem no seu bolso.

BREVE INAUGURAÇÃO EM SALOÁ!

terça-feira, 01 de junho de 2021

No município de Saloá a vacinação contra a covid-19 avançou e nesta segunda feira (31) a Secretaria Municipal de Saúde de Saloá iniciou a imunização dos profissionais da educação, CRAS, CREAS e guardas municipais que estão em atividade.

A vacinação aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI) seguindo todos os protocolos e com horários agendados para cada grupo. “A vacina é a esperança que chega à população. O avanço na imunização é fundamental para que possamos voltar as nossas atividades normais.”, explica o prefeito Júnior de Rivaldo.

A pasta informa que mesmo após a vacinação, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, uso de máscaras e lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel também segue indispensável.

Vamos juntos combater o Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Com a chegada de mais doses da vacina Pfizer nesta quinta feira (27), a Prefeitura de Saloá, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a vacinação das gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias). A vacinação aconteceu na Academia de Saúde do município, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde segue as orientações do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, onde todas as gestantes e puérperas estão sendo vacinadas com a Pfizer. O município já imunizou aproximadamente 80 mulheres deste grupo.

Por se tratar de uma vacina conservada em baixa temperatura, requer uma estratégia específica e celeridade na aplicação. “Os frascos podem ser guardados por até 14 dias, mas após a retirada do congelador deve ser armazenada apenas por cinco dias. Por isso, a Prefeitura optou por um esquema mais intenso que permite a dispensação de forma ágil e segura, vacinando em apenas um dia após a chegada das doses ao município”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Cabral.

Vamos juntos combater o Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá

quarta-feira, 26 de maio de 2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, nesta terça-feira (25), que o presidente Jair Bolsonaro está em seu “pior momento” e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, está no melhor momento. Pesquisas recentes mostram Bolsonaro perdendo para o líder petista em uma eventual disputa eleitoral em 2022, e o parlamentar afirmou que “pesquisa eleitoral é retrato de momento”.

“Nós estamos numa complicação de vacina, uma ausência que se passou três meses sem o auxílio emergencial, com população mais carente privada. Então, na minha visão, rapidamente, o presidente Bolsonaro está no seu pior momento e o candidato e ex-presidente Lula está no seu melhor momento”, afirmou Lira durante a 22ª edição do CEO Conference Brasil, do BTG Pactual. Ele pontuou que “fazer uma análise de quem vai estar melhor ou pior daqui um ano, é muito relativo”. 
A última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 12 de maio, mostrou que Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno e Bolsonaro tem 23%. A pesquisa mostrou que no caso de um segundo turno entre os dois, Lula teria 55% dos votos contra 32% de Bolsonaro. Outra pesquisa, a PoderData, mostra os dois empatados tecnicamente no primeiro turno. Segundo dados levantados na pesquisa, divulgada também no dia 12, Bolsonaro perderia para Lula e para  apresentador Luciano Huck em um segundo turno.
Lira ainda disse não acreditar em uma terceira via. “Sinceramente não acredito. Não houve desde 1989″, disse, afirmando que sempre houve polarização e que a terceira via chegou mais perto nas eleições de 2014, com Marina Silva. “Na eleição, com a polarização que existe, eu não acredito em terceira via, porque os dois candidatos vão convergir para o centro, e o centro vai escolher qual o melhor dos dois para governar em 2022”, ressaltou.
O presidente da Câmara ainda disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin acertou quando anulou as condenações do ex-presidente Lula proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba relacionadas a quatro ações da Lava-Jato (tríplex do Guarujá, sítio de Atibaia e duas relacionadas ao Instituto Lula). Lira é um crítico à Lava-Jato, e reiterou que houve excessos por parte da operação. Após a decisão de Fachin, o caso foi levado ao plenário e os ministros mantiveram a decisão do magistrado.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Os agricultores e produtores da zona rural de Saloá estão recebendo apoio do governo municipal, através do Programa de Aração de Terras, para o preparo de solo para as plantações.

Com o início do período chuvoso, os agricultores começam a mexer na terra para iniciar a plantação, assim, a aração será fundamental para aumentar a produtividade por área, tornando a safra mais lucrativa.

Dando suporte as famílias do campo, o programa disponibiliza tratores gratuitamente como forma de incentivo a agricultura familiar do Município. Os tratores disponibilizados já atenderam os sítios: Caldeirão, Pindoba, Exú, Santo Antônio, Meladinho, Santa Tereza, Camaratuba, Maciel, Boa Vista, Manoel Ferreira, Morros e várias outras comunidades do município.

Os agricultores ao verem suas terras em processo de aração não hesitaram a alegria, satisfação e gratidão ao governo municipal pelo apoio e suporte a eles disponibilizados.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)

terça-feira, 25 de maio de 2021

As incertezas trazidas pela pandemia têm conduzido pacientes com diagnóstico positivo para a Covid-19 a tomarem decisões que nem sempre são as mais adequadas para o tratamento da doença. Abusos no uso de medicamentos considerados ineficazes ou sem comprovação atestada por autoridades de saúde, além da preocupação em fazer exames de forma precoce são algumas das iniciativas que, ao invés de funcionarem como aliadas na recuperação do paciente, podem agir como agravantes do novo coronavírus no organismo. 

“A ansiedade que vem associada ao diagnóstico faz com que bata um certo desespero. Não tem quem não fique angustiado e isso tem levado as pessoas a tomarem medicamentos de forma desnecessária ou no momento errado da doença, assim como a fazerem exames desnecessários”. É o que atesta o pneumologista João Queiroga, integrante do Instituto de Pneumologia do Recife (Impar), que funciona no Real Hospital Português, no bairro de Paissandú, área central da capital pernambucana. Para ele, além do momento de calamidade de saúde, existem três pontos no período pós-diagnóstico da doença que ainda não são bem compreendidos pelos pacientes. 

O uso de antibióticos é um deles. Segundo o pneumologista, a falta de conhecimento sobre o vírus contribui para o uso desnecessário dos medicamentos.  “Geralmente a virose dá febre por dois, três dias só. Covid é um dos poucos vírus que dão febre prolongada e isso incentiva ainda mais o uso inadequado de antibióticos. Mas tem que lembrar que trata-se de uma infecção viral e quem usa antibióticos como Azitromicina, Zinnat e Levofloxacino, tem que saber que eles não têm ação contra o vírus. Muitas vezes o paciente, em questão de uma semana de Covid, toma três antibióticos achando que vai resolver, e passa a ter efeitos colaterais”, explica. 

Para ele, tal comportamento se tornou cultural no período pandêmico. “Começa uma dor de garganta e o paciente já quer tomar antibiótico. A gente vê esse uso sempre sendo extrapolado. O uso inadequado de antibióticos acabou se exacerbando durante a pandemia”, pontua. 
O segundo problema identificado é o uso precoce de corticoides. Os medicamentos, que têm ação antiinflamatória, interferem na imunidade do paciente. De acordo com Queiroga, existem benefícios do uso deles nos pacientes graves, que estão com necessidade de oxigênio ou com febre prolongada, por exemplo. 

“O erro é que as pessoas estão iniciando o uso do corticóide de forma precoce, às vezes no terceiro dia de sintomas. Como o corticóide tem uma ação que reprime a imunidade, o paciente pode estar ajudando o vírus”. Essa ajuda, segundo o pneumologista, pode se materializar no prolongamento do tempo de circulação do vírus no organismo, levando, consequentemente, o paciente a um quadro mais grave da doença. 

“Corticóide usado na primeira semana de doença é um erro que tem sido cometido comumente. Não é para todos os pacientes, só para aqueles que entram na fase mais inflamatória da doença, principalmente para os que estão precisando de oxigênio. É usado para baixar a inflamação quando ela está alta. Ele não vai prevenir que a inflamação progrida”. 

Exagero de tomografias pode expor demais à radiação

Os erros cometidos por muitas pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 não se resumem apenas ao uso – e abuso – de medicamentos que podem até agravar o quadro. De acordo com o pneumologista João Queiroga, também houve um aumento exponencial, muitas vezes desnecessário, da realização de tomografias, o que chama atenção para outro contratempo no combate à Covid-19.

 “A gente tem visto as pessoas fazerem muitas tomografias no primeiro, segundo, terceiro dia. Ou vai dar normal ou vai dar com um acometimento muito leve. Lá na frente, se o paciente precisar de uma tomografia de verdade, já vai ter feito exame demais e sabemos da quantidade de radiação. Então, é importante que a tomografia seja feita por paciente com febre mais prolongada, falta de ar, dor no peito, os pacientes que estão mais graves”, alertou. “Eu tenho um paciente que está internado e a esposa dele está ótima, no décimo dia, sem sintomas, mas vai fazer uma tomografia. Disse que iria fazer para ficar tranquila”, exemplificou. 

Cada caso de Covid-19 exige ser avaliado de forma particular, mas, de acordo com o pneumologista, os exageros, que acontecem ainda em decorrência também da desinformação, devem ser combatidos. “Isso ocorre muito por conta da incerteza que existe em relação à doença e o medo. Cada pessoa evolui de uma forma, e ainda não conseguimos prever o paciente que vai evoluir mal ou aquele que vai ter um quadro leve. As pessoas ficam muito ansiosas e procurando respostas, dados a mais. Existe uma emoção muito forte e isso acaba levando a exageros”.  

Do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (24), novas medidas restritivas para diferentes regiões em decorrência do avanço de casos de Covid-19 no estado.

De acordo com o governador Paulo Câmara, na Macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana. Mudanças, contudo, não foram implementadas durante a semana, permanecendo o esquema atual, com fechamento às 20h.

Diferente dos municípios que fazem parte do Agreste do estado. Segundo o gestor, da próxima quarta-feira (26) até o dia 6 de junho, os 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V, que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns, além de mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.

De acordo com Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela Covid-19 no Agreste do estado resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas. “A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva”, disse.

O governador disse, ainda, que outras medidas serão tomadas para barrar o avanço do novo coronavírus no estado. O gestor completou dizendo que solicitou ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno, concentradores de oxigênio e uma investigação sobre as novas variantes da Covid-19 nas amostras coletadas no Agreste.

Nas cidades do Sertão pernambucano (Macrorregiões 3 e 4), o governo informou que permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana. 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O esposo, Antônio de França Leite, os filhos, José de França Leite (Barba), Vilma de Souza Leite (em memória), Maria Aparecida de Souza Leite, Antônio de França Leite Filho, Dilma de Souza Leite, Luiz França Neto e Luiza de França Leite, os Netos e Sobrinhos cumprem o doloroso dever de noticias o falecimento de Alzira de Souza Leite (Alzira de Emídio Ramos) ocorrido às 8h desta segunda feira (24) em sua residência no Sítio Paquevira, onde o corpo está sendo velado.

A Família comunica que o sepultamento será hoje (24) às 16h no Cemitério do Povoado Gigante, a família agradece desde já a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

A Prefeitura de Saloá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou na última quarta feira (19) a Blitz Educativa em alusão ao Dia Nacional de Enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Blitz foi realizada na Praça São Vicente e contou com a presença da Coordenadoria da Mulher, Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Conselho Tutelar.

Através de adesivação de carros e motos, entrega de folders e outros materiais informativos sobre a campanha e instruções socioeducativas de como denunciar casos de abuso ou exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá

sexta-feira, 21 de maio de 2021

O governador Paulo Câmara deu um importante passo para fortalecer a Frente Popular de Pernambuco, com o ingresso de dois partidos importantes no seu Governo. O Republicanos, que é liderado pelo deputado federal Silvio Costa Filho, assume a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o advogado Tomé Franca. E o Avante, comandado pelo deputado federal Sebastião Oliveira, passa a chefiar a EPTI, com Antônio Júnior.

Esse movimento cristaliza o poder de atração da Frente Popular de Pernambuco e do próprio governador Paulo Câmara, que coordenará a sua sucessão, no próximo ano. Tanto Republicanos quanto o Avante já participaram da Frente Popular do Recife, na disputa eleitoral vencida por João Campos. Os dois partidos já ocupavam espaços nas secretarias de Saneamento e de Meio Ambiente, respectivamente.

Isso mostra que o candidato que será escolhido por esse conjunto se forças chegará ao pleito com força e capacidade muito elevada de vitória.

Confira o comunicado do Governo de Pernambuco:

Secretaria de Desenvolvimento Urbano tem novo comando

Advogado Tomé Franca assume a pasta. Marcelo Bruto vai para secretaria executiva da Seplag

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (20.05), mudança no comando da secretaria de Desenvolvimento Urbano. O advogado Tomé Barros Monteiro da Franca assume a pasta, substituindo o administrador e advogado Marcelo Bruto. Atualmente, Tomé Franca ocupa o cargo de secretário executivo de Saneamento da Prefeitura do Recife.

O novo secretário será empossado nesta sexta-feira (21 de maio), às 10h, pelo governador Paulo Câmara. Já Marcelo Bruto vai assumir uma secretaria executiva da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). 

EPTI – Outra mudança anunciada é na presidência da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Antônio Júnior, que foi secretário executivo de Meio Ambiente do Recife, assume o cargo. A antiga gestora, Marília Bezerra, passa a integrar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Uma nova remessa da vacina Coronavac/Butantan, com quatro volumes, totalizando 42,4 mil vacinas contra a Covid-19, chegou na manhã sexta-feira (14) a Pernambuco. O novo quantitativo ficará armazenado no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e será destinado aos municípios que oficializarem a necessidade de segundas doses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as doses serão destinadas para complementação do esquema vacinal nos pernambucanos que já receberam a primeira aplicação.

“Vamos reservar essa nova remessa para assegurar que os pernambucanos recebam a segunda dose. Apesar de estarmos progredindo na vacinação no Estado, ainda há instabilidade por parte do governo federal na distribuição dos imunizantes. Por isso, temos buscado eficientizar ao máximo as doses que recebemos”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

De acordo com a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, o quantitativo de vacinas recebido na noite de ontem (13) já está sendo distribuído às Gerências Regionais de Saúde, fechando as pautas oficiais das segundas doses. E com a remessa de hoje, o Estado garante uma reserva técnica.

“Contudo, caso alguma cidade tenha utilizado mais vacinas como primeira dose, é preciso oficializar a informação, que será analisada pelo PNI-PE e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Com essas informações, faremos a divisão entre os municípios, de forma a não prejudicar a população, que precisa finalizar o esquema vacinal para ficar protegida contra a Covid-19”, explicou a superintendente.

Já somadas as doses que chegaram às 7h41 da manhã desta sexta, em um voo da Azul Linhas Aéreas, Pernambuco totaliza 3.451.830 vacinas contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.959.160 da Coronavac/Butantan, 1.428.320 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech.

Do Diário de Pernambuco!

segunda-feira, 22 de março de 2021

Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (21) a suspensão da exigência de que as autoridades locais reservem metade de suas vacinas contra o coronavírus para a segunda dose, em busca de acelerar a atrasada campanha de imunização brasileira e conter um aumento mortal da Covid-19.

O ministro Eduardo Pazuello, que está prestes a sair do cargo, indicou que o objetivo da mudança é aplicar pelo menos uma dose da vacina no máximo de pessoas o mais rápido possível.

O Brasil, que tem o segundo maior número de mortes na pandemia, está usando a vacina da Oxford-AstraZeneca e a chinesa CoronaVac, ambas as quais exigem duas doses.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas”, afirmou Pazuello em um comunicado.
O ministério disse que recebeu de fornecedores garantias de que chegariam vacinas suficientes para assegurar que todos recebessem sua segunda dose dentro do prazo.

Tem havido um debate internacional entre especialistas em saúde pública e autoridades sobre essa escolha: se é melhor administrar o máximo de primeiras doses possível ou reservar metade do estoque para as segundas doses.

Países como o Reino Unido mostraram resultados promissores ao adotar a primeira estratégia.

Cerca de 5,5% da população brasileira recebeu pelo menos uma dose até agora, um ritmo muito lento para que seja cumprida a meta do Ministério da Saúde de vacinar toda a população adulta até o final do ano.
Em um impulso ao processo de imunização, o Brasil recebeu neste domingo sua primeira remessa de vacinas garantidas por meio do programa Covax das Nações Unidas, destinado a países de baixa e média renda.
Pouco mais de um milhão de doses da vacina da AstraZeneca foram enviadas para São Paulo, segundo as autoridades. O Ministério da Saúde disse que mais 1,9 milhão de doses são esperadas até o final do mês sob o programa.

Em um retrocesso, porém, a Fiocruz, que está fazendo parceria com a AstraZeneca para distribuir e eventualmente produzir a vacina no país, confirmou que oito milhões de doses que esperava da Índia foram adiadas.
O presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma pressão crescente para acelerar a vacinação e controlar a pandemia, que já deixou 293 mil mortos no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.

Do Diário de Pernambuco

domingo, 21 de março de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá receberá nesta segunda feira (22) mais uma remessa de 355 vacinas contra a Covid-19, entregues pelo Governo de Pernambuco, que vai imunizar profissionais da saúde, idosos e quilombolas.

A divisão das vacinas será a seguinte: 10 doses da CoronaVac aos profissionais da saúde; 340 doses da CoronaVac para concluir os idosos de 75 à 79 anos e já iniciar a vacinação na faixa etária de 70 à 75 anos de forma decrescente; e 5 doses da AstraZeneca aos quilombolas. Para evitar aglomerações, a vacinação será realizada de casa em casa pela equipe de imunização do município.

A vacina é uma importante ferramenta contra a covid-19, mas mesmo após ser vacinados, é tarefa fundamental manter os demais cuidados referentes à prevenção sempre em dia.

Assessoria de Comunicação de Saloá

domingo, 21 de março de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá recebeu uma câmara de conservação que foi doada ao município pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que será destinada ao armazenamento e a conservação das vacinas contra a covid-19.

O equipamento é de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml. O refrigerador científico tem temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, possui sensores e um sistema de alarme remoto, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.

quinta-feira, 18 de março de 2021

A Prefeitura Municipal de Saloá estabelece novas medidas restritivas em relação a atividades sociais e econômicas, no período de 18 a 28 de março de 2021, para combater a disseminação do novo Coronavírus.

O Decreto Nº 015/2021 foi publicado nesta quinta-feira (18) e veta o funcionamento de estabelecimentos e a prática de atividades econômicas e sócias de forma presencial ou delivery das 18h às 05h nas Praças São Vicente e Agamenon Magalhães, exceto farmácias e venda de produtos médico-hospitalares.

As medidas visam combater o pico do novo coronavírus que vem aumentando diariamente, e os estabelecimentos que não cumprirem as determinações responderam legalmente.

Vamos juntos combater o novo Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá

quarta-feira, 17 de março de 2021

A Paróquia de São Vicente de Paulo informa a todos que a Via Sacra que aconteceria na próxima sexta (19) foi antecipada para hoje, quarta feira (17) devido ao Decreto do Governo de Pernambuco.

A Via Sacra sairá de frente a Igreja Matriz às 18h e segue para o Loteamento de Pedro Gago, onde encerra com a Santa Missa celebrada pelo Padre Rodrigo Lima.

Participe!

Uso de máscara é obrigatório e manter o distanciamento social.

terça-feira, 16 de março de 2021

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (16),  60 óbitos por Covid-19 e 2.482 casos de infecções confirmadas. Os registros foram os maiores deste ano num período de 24 horas no Estado.

Entre os casos confirmados, 177 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.305 (93%) são leves.

Os óbitos aconteceram entre os dias 27 de dezembro de 2020 e essa segunda-feira (15).

Agora Pernambuco totaliza 11.471 mortes pela Covid-19 e 320.931 casos confirmados da doença, sendo 33.804 graves e 287.127, leves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Da Folha PE

segunda-feira, 15 de março de 2021

Atenção, pernambucanas e pernambucanos: após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco decretou quarentena em todo o território do estado a partir desta quinta (18) até o domingo da outra semana (28). Durante este período, serão permitidas apenas as atividades essenciais.

A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, atualmente com taxa de ocupação de UTI acima dos 95%.Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

Permanecerão ativos os serviços essenciais, a exemplo de: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; hospitais veterinários; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Pernambuco inteiro aguarda para esta segunda-feira (15) o anúncio que será feito pelo governador, Paulo Câmara, de mais um lockdown no estado. Ontem, em pleno domingo, o gestor reuniu sua equipe no Palácio do Campo das Princesas para tratar o assunto. No final de semana, Paulo deu todos os indicativos de que já tomou decisão, que, caso confirmada, será mais um acerto do socialista na condução do governo nesta pandemia. As informações de bastidores, publicadas com exclusividade pela Coluna Fala PE, nesse sábado, dão conta que o fechamento deve acontecer a partir da próxima quarta-feira (17).

Antes, contudo, Paulo já foi preparando o terreno junto ao empresariado (os grandes e os pequenos), categoria que mais vai sofrer com um novo lockdown. No sábado, ele anunciou a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do Simples Nacional. A ideia é beneficiar todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário.

Ontem, mais sinais. Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Câmara anunciou a criação de uma nova linha de crédito emergencial específica para micro e pequenas empresas, que tiveram suas atividades prejudicadas pelos efeitos da pandemia. De acordo com o governador, serão liberados empréstimos de até R$ 50 mil por empresa, parcelados em até 30 meses, com prazo máximo de seis meses de carência para começar a pagar. O investimento do Estado nessa linha de crédito será da ordem de R$ 10 milhões.

O plano, como ficou claro, é minimizar as perdas na economia porque do ponto de vista da saúde a avaliação é unânime. A situação está séria em todo o estado. Municípios do interior estão com seus sistemas de saúde falidos, como é o caso de Petrolina, Araripina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada, só para citar alguns. A preocupação do governador com os empresários, contudo, é muito válida. Por isso, o planejamento sempre foi decretar o lockdown, mas amenizar as perdas. Pernambuco, vale ressaltar, é um dos estados que melhor lida com a pandemia em todo país.

Do Fala PE

terça-feira, 09 de março de 2021

O Prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, formalizou nesta sexta-feira, 05, o interesse em aderir à iniciativa de formar um consórcio público para aquisição de vacinas contra a Covid-19, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O consórcio dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional por vacinas. Segundo a FNP, a previsão é de constituir e instalar o consórcio até 22 de março. A adesão à iniciativa não tem custos para o município de Saloá.

A Lei nº 11.107/2005 é a que fundamenta a constituição do consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos. Segundo o PNI, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do governo federal.

Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, por meio de aporte de recursos federais e por eventuais doações nacionais e internacionais. Segundo a FNP, a intenção do consórcio público não é competir com o Ministério da Saúde na compra de vacinas, mas de somar esforços frente à extrema urgência de vacinar toda a população.

O último boletim de coronavírus de Saloá mostrou que o município tem 2947 casos confirmados, sendo: 21 contaminados; 260 recuperados e 13 óbitos.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá

segunda-feira, 08 de março de 2021

A distribuição dos Kits de Gênero Alimentício e Pedagógico está sendo feita aos pais ou responsáveis dos estudantes da rede municipal, devido à suspensão das aulas presenciais, pela pandemia do Coronavírus.

O kit de gênero alimentício visa complementar a alimentação domiciliar no período em que as aulas presenciais estarão suspensas e as escolas também fizeram a organização junto aos professores para elaboração das atividades, entrega dos kits pedagógicos, bem como o apoio para sanar as possíveis dúvidas de pais e responsáveis quanto ao andamento das ações escolares.

A Secretaria de Educação (SEDUC) já concluiu a entrega dos kits em todas as escolas da Zona Rural e na sede do município às escolas: Centro de Educação Infantil, Vicentinho e Creche Dagmar Tenório Alves. Durante esse semana as entregas serão realizadas nas escolas: São Vicente, Manoel Vicente e Manoel Tiago Mendes, no Distrito de Iatecá.

Mesmo de longe, garantir a educação e bem estar dos alunos é o nosso compromisso. Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá (Texto e Fotos: Igor Fellipe Gomes)

sábado, 06 de março de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá recebeu mais 40 doses da Vacina CoronaVac destinadas a 6% dos trabalhadores da saúde e 90 doses da CoronaVac para 20% dos idosos com faixa etária de 80 a 84 anos contra o novo coronavírus.

A imunização com essas doses começou nesta sexta feira (05) contemplando o Plano de Vacinação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Mas o momento ainda é de muita atenção e cuidado, por isso é importante que a população continue seguindo as orientações dos órgãos de saúde, uso de máscara, higienização e distanciamento social continuam sendo a maior forma de prevenção contra a Covid-19.

Todos Contra o Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá

domingo, 28 de fevereiro de 2021

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária iniciou neste sábado (27) uma ação de conscientização no comércio do município para que seja cumprido o Decreto 50.322 do Governo de Pernambuco que determina a proibição de serviços não essenciais das 22h às 5h.

Segundo a coordenação da Vigilância Sanitária as ações de fiscalização serão realizadas diariamente, observando se os estabelecimentos de Saloá cumprirão as determinações que pedem o decreto. A Secretaria também fará a distribuição de materiais educativos para ajudar na conscientização do combate a Covid-19.

Veja o que pode funcionar após o horário de restrição: Clínicas, Hospitais, Farmácias, Padarias e Supermercados.
O uso de máscara, higienização e distanciamento social continuam obrigatórios e cabe a população se conscientizar, porque essas medidas estão sendo adotas para preservar VIDAS.

Todos contra o Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

A Prefeitura Municipal de Saloá, em um trabalho com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos iniciou nos últimos dias a recuperação das estradas vicinais que cortam o município.

O Prefeito Júnior de Rivaldo informa que em breve todas as estradas estarão totalmente recuperadas e o trabalho que está sendo realizado é de muita qualidade, e esta é uma ação bastante positiva que irá melhorar o trafego dos moradores da zona rural e os produtores rurais.


Juntos Construindo o Futuro!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Profissionais da saúde começaram a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta quarta feira (10). O reforço segue o planejamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Aos poucos, Saloá tem recebido lotes com doses da Coronavac e AstraZeneca, que foram distribuídas entre os municípios pelo Governo de Pernambuco. As doses já recebidas pelo município estão sendo administradas em profissionais da saúde e idosos com mais de 85 anos.

“Nós, sendo imunizados, nos protegemos e protegemos o próximo também. Para mim, é uma satisfação, é a grande esperança para a população de Saloá”, disse uma das profissionais vacinadas.

Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 09 de fevereiro de 2021

Nesta segunda feira (08) o Prefeito Júnior de Rivaldo, o Secretário de Governo, Ricardo Alves e o Deputado Federal, Danilo Cabral estiveram com a secretária de Infraestrutura do estado, Fernandha Batista em Recife para tratar sobre a malha viária do município.

Conversamos sobre a recuperação do acesso da BR-423 à sede, da ligação entre a cidade e Bom Conselho e também sobre o acesso da sede ao Distrito de Iatecá. São obras importantes para Saloá e estamos trabalhando para que elas saiam do papel.

quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021

A Prefeitura de Saloá está realizando um trabalho intensivo de recuperação das estradas rurais, contribuindo para o desenvolvimento do município.

Nos últimos dias os trabalhos se concentraram na estrada do Sítio Santa Luz, uma das principais estradas que liga o município a diversas comunidades rurais e hoje (04) os trabalhos se concentram na recuperação de vias urbanas, o trabalho de patrolamento vem sendo realizado na estrada que dá acesso a Cohab Nova.

De acordo com o prefeito Júnior de Rivaldo as máquinas do município está sempre trabalhando. “Estamos trabalhando para deixar as estradas sempre em boas condições de tráfego para todos os tipos de veículos. Temos as máquinas nas estradas para trabalhar e estamos trabalhando.”

terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

Prestes a receber um lote de 5,4 mil litros da matéria-prima necessária para produzir a vacina CoronaVac no Brasil, o Instituto Butantan confirmou, ontem, que o governo da China liberou a exportação de mais 5,6 litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que deve chegar ao país até 10 de fevereiro. Com um total de 11 mil litros de insumos, o instituto paulista terá condições de produzir 17,3 milhões de doses da CoronaVac, que começarão a ser entregues a partir do dia 25. Com isso, a expectativa é a liberação de 600 mil doses por dia.


“Recebi a informação de que o governo da China acaba de liberar a exportação de mais 5,6 mil litros dos insumos da vacina do Butantan. Portanto, com isso, teremos mais 8,7 milhões de vacinas em São Paulo com a chegada prevista até o dia 10”, informou o governador João Doria.
Antes da chegada dos 5,6 mil litros do IFA, o instituto paulista recebe, na noite de amanhã, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o primeiro lote de insumos (5,4 mil litros) para continuar a produção da vacina no Brasil. O diretor do Butantan, Dimas Covas, explicou que com essa matéria-prima o instituto será capaz de produzir 8,6 milhões de doses. “(Essas doses) começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir de 25 de fevereiro”, indicou.


Já com os outros 5,6 mil litros do IFA, que chegam até o dia 10, o Butantan poderá produzir mais 8,7 milhões de doses da vacina. Covas disse, ainda, que negocia outro lote de 8 mil litros do princípio ativo. “É importante mencionar que já temos um outro pedido em andamento. A produção com esse quantitativo de matéria-prima prosseguirá muito rapidamente até a integralização dos 46 milhões. E, na sequência, vamos tratar dos 54 milhões, que devemos ter um cronograma nesta semana assim que consigamos assinar o contrato com o Ministério da Saúde”, anunciou.


Na última sexta-feira, Covas explicou que o ministério assinaria, hoje, o novo contrato. O governo federal, que confirmou a opção de compra das doses adicionais, já adquiriu 46 milhões e recebeu outros 8,7 milhões de vacinas do instituto paulista. Ontem, Covas disse que a pasta solicitou informações para a elaboração do contrato e que os detalhes foram encaminhados.

Do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Saloá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e seguindo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, deu início à vacinação de idosos com idade a partir de 85 anos, na manhã desta quinta-feira (28).  A imunização faz parte da vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de atender simultaneamente esse grupo de risco.

O prefeito, Júnior de Rivaldo, esteve presente e considerou a ação realizada hoje um sucesso, tendo em vista o anseio de todos para imunizar os idosos e sentir mais segurança. “O trabalho que a prefeitura de Saloá está realizando, em conformidade com a Secretaria de Saúde, é um passo para alcançarmos a meta de imunizar todas as pessoas. Precisamos entender que cada fase do processo é importante e que existe todo um estudo e análise para que na fase final todos possam estar imunizados. Estamos cumprindo todas as normas que o estado define para imunização de cada grupo e em cada fase”, disse o Prefeito.

Dona Josina Ferreira Barbosa, 101 anos, foi a primeira a ser vacinada pela equipe da Atenção Básica do município em sua residência e recebeu a primeira dose da vacina de Oxford. “Eu estava muito ansiosa por essa vacina, não estou saindo de casa para mais nada. Tudo o que eu fazia era sair de casa para o médico. Essa vacina é um sonho que virou realidade hoje”, declarou emocionada.

A vacina Oxford/Azastrena chegou ao município para imunizar os idosos a partir de 85 anos e a Prefeitura segue planejando a melhor forma de distribuição. É importante, porém,  ressaltar que as regras de distanciamento social e higienização precisam ser mantidas na prática diária de cada munícipe.

Assessoria de Comunicação de Saloá

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Nesta quarta-feira (27), Saloá recebeu 180 doses das vacinas contra o novo coronavírus, sendo 150 doses da Oxford-AstraZeneca/Fiocruz e 30 doses da Coronavac produzida pelo Instituto Butantan no Brasil.

“Aos poucos vamos vacinar toda a população de Saloá. Conforme os lotes forem chegando, iremos imunizar todos os profissionais da saúde, pessoas que desde o início da pandemia estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, idosos com mais de 85 anos, e consequentemente todos os munícipes. Enquanto isso, é importante que todos se cuidem com o uso de máscaras, higienização das mãos e evitando aglomerações”, reforçou o prefeito Júnior de Rivaldo.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em Saloá é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que as doses são viabilizadas, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas.

Com informações da Assessoria de Comunicação de Saloá

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Saloá iniciou uma importante ação na luta contra a Covid-19 nesta quarta-feira (19), a vacinação. A primeira dose do imunizante, que protege contra o novo coronavírus, foi aplicada na Técnica em Enfermagem, Maria das Graças Neves, de 62 anos. A Secretaria Municipal de Saúde realizou abertura da vacinação no Centro de Convivência de Idosos (CCI).

O primeiro lote da vacina CoronaVac chegou à cidade na manhã de desta terça-feira. A primeira cidadã receber a vacina da Covid-19 comemorou e ressaltou a importância da vacinação na luta contra ao novo coronavírus.

“Era um sonho de todos nós profissionais de saúde. Não existe tratamento, só existe tratamento paliativo. Peço que a população contribua porque muitas vidas já foram embora. É hora da população se unir a nós profissionais da saúde”, disse Dona Maria das Graças.

O prefeito Júnior de Rivaldo destacou que o início da vacinação é um momento histórico para Saloá. “Uma data importantíssima e histórica. Reconhecemos que a ciência brasileira lutou bravamente para conseguir chegar nessa vacina e reconhecemos a importância do SUS. Iniciamos a vacinação de acordo com a política nacional, até pela quantidade ainda que não temos para atender a todos. Mas se Deus quiser, em um futuro breve, teremos a oportunidade de imunizar toda nossa população”, enfatizou o prefeito.

Primeira fase

Nessa primeira fase da vacinação, Saloá recebeu 170 doses da vacina contra a Covid-19 que foram enviadas pelo governo federal e distribuídas pelo governo de Pernambuco. As doses do lote inicial são destinadas, principalmente, a vacinação de profissionais de saúde.

Além de Maria das Graças mais 84 profissionais receberam a 1ª dose da vacina, e a segunda dose receberão no dia 03 de fevereiro de 2021.

Veja quem foi os profissionais da saúde que tomaram a vacina:

ADRIANA DOS SANTOS LEONARDO– SERV. GERAIS/ COVID

ALEXSANDRO ALVES DA SILVA– VIGILANTE/COVID/HMJG

ALEXSANDRO ALVES POVOAS– CONDUTOR/ HMJG

ALUCIANO ANTONIO DA SILVA– CONDUTOR/HMJG

ANA MARIA SOBRAL DA SILVA– DENTISTA/ ATENÇÃO BÁSICA

ANDRE AMARAL HERCULANO- VIGILÂNCIA SANITÁRIA

ANNY KARINI DE MELO– TÉC. ENFERMAGEM/ ATENÇÃO BÁSICA

ANSELMO DE MEDEIRO SOARES– MÉDICO/ ATENÇÃO BÁSICA

ANTONIO JOSE JUNIOR– CONDUTOR/ SAMU

ARTHUR BEZERRA DE BARROS ROCHA– DENTISTA/ ATENÇÃO BÁSICA

CAMILA DE JESUS SILVA– TÉC. ENFERMAGEM/ SAMU

CAMYLLA MYRELE FERREIRA DE LIMA QUEIROZ– ENFERMEIRA/ COVID

CARLOS ALFREDO CALADO– VIGILÂNCIA EM SAÚDE

DIMAS ALVES DE OLIVEIRA– CONDUTOR/ HMJG

DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA- CONDUTOR/HMJG

EDILANE PEREIRA DA SILVA- TÉC ENFERMAGEM/ ATENÇÃO BÁSICA

EDIVANDIR CORREIA PAZ-CONDUTOR/HMJG

EDJALMIR BARROS DA SILVA– CONDUTOR/HMJG

EDVALDO COSTA DA SILVA– CONDUTOR/HMJG

EDVANIA SANTOS ALBUQUERQUE– TÉC. ENFERMAGEM/ ATENÇÃO BÁSICA

ELAINE CRISTINA FERREIRA BARROS SILVA– TÉC. ENFERMAGEM/ SAMU

ELEUZINA BEZERRA CAVALCANTE- TÉC. ENFERMAGEM/ LABORATÓRIO

ERIKA MARIA ALVES DE LIMA SANTOS– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

FLORIVAL PEREIRA DA SILVA– CONDUTOR/HMJG

FRANCISCO DE ASSIS BARROS DANTAS– DENTISTA/ ATENÇÃO BÁSICA

GENICLAUDIA LIMA GOMES– ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

GLEDSON LUIZ AREIAS ALVES– CONDUTOR/ SAMU

GLEISON AREIAS ALVES– CONDUTOR/ SAMU

HERWELLYN RAYSSA GONÇALVES DE OLIVEIRA– RADIOLOGISTA/ HMJG

HILDSON LEANDRO DE MENEZES– MÉDICO/ ATENÇÃO BÁSICA

HORTENSIA CAMILA DE ARAUJO MORAIS– ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

IRLA CAROLINA CARVALHO RODAO GUIMARAES– DENTISTA/ ATENÇÃO BÁSICA

ISRAEL GOMES DE OLIVEIRA– CONDUTOR/ HMJG

IZANEIDE ZACARIAS DIAS– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

JANAINA PEREIRA ALBUQUERQUE– TÉC. ENFERMAGEM/ ATENÇÃO BÁSICA

JAQUELINE GONCALVES COSTA– RADIOLOGISTA/HMJG

JOAO ANTONIO ALMEIDA PORFIRIO- CONDUTOR/ SAMU

JOSANE PEREIRA DA SILVA- TÉC. ENFERMAGEM/ LABORATÓRIO

JOSE AILTON PEREIRA DE OLIVEIRA– CONDUTOR/ HMJG

JOSE CICERO DA SILVA SIQUEIRA– VIGILANTE/ COVID/ HMJG

JOSE LUCAS CONSTANTINO SALES– RECEPÇÃO/ LABORATÓRIO (COVID)

JOSE PETRUCIO DE SOUZA– CONDUTOR/ HMJG

JOSE ROMERIO VILELA ALVES- CONDUTOR/ HMJG

JOSELITO FELIX DA SILVA– TÉC. ENFERMAGEM/ SAMU

JULIANA DA SILVA MACHADO– ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

JULIANA GOMES DA SILVA- ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

JULIANA OLIVEIRA TORRES BENJOINO– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

KAROLINE VIEIRA ARAUJO RIBEIRO- DENTISTA/ CEO

LADAHA PEQUENO MENNA BARRETO LINHARES- DENTISTA/ CEO

LIVYA RAFAELLY DE MELO BARROS– MÉDICO/ ATENÇÃO BÁSICA

LUIZ GALINDO GOMES– CONDUTOR/ VIGILÂNCIA

LUIZA CORREIA DA SILVA– TÉC. ENFERMAGEM/ HMJG

MAIRE JOSELI SOUZA DE MORAIS– TÉC. ENFERMAGEM/ SAMU

MARIA APARECIDA DE LIRA– SERV. GERAIS/ COVID

MARIA APARECIDA PAIXAO DE LIRA– RECEPÇÃO- TRIAGEM COVID/ HMJG

MARIA DAS GRAÇAS NEVES– TÉC. ENFERMAGEM/ HMJG

MARIA DE FATIMA LIRA DOS SANTOS SILVA– LAVANDERIA/COVID/HMJG

MARIA DO SOCORRO LEITE TAVARES– TÉC. ENFERMAGEM/COVID

MARIA GORETTE CORREIA DANTAS– ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

MARIA ISABEL DA SILVA SOARES– TÉC. DE LABORATÓRIO/ LABORATÓRIO

MARIA JAILMA PAZ DE MELO– TÉC. ENFERMAGEM/ ATENÇÃO BÁSICA

MARIA NEMEZIA CUNHA DA SILVA– LAVANDERIA/ COVID/ HMJG

MARIA SILVIA ALVES MARTINS– TÉC. ENFERMAGEM/ COVID

MEYRIANNE WÊDJA DA SILVA PINHEIRO– DENTISTA/ATENÇÃO BÁSICA

MONA LISA MARIA SILVESTRE FRANÇA– DENTISTA/ ATENÇÃO BÁSICA

NUBIA IVO DA SILVA– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

PATRICIA CECILIA DIAS PRUTCHANSKY– MÉDICO/ ATENÇÃO BÁSICA

PAULO DE SOUZA SANTOS– DIRETOR/ HMJG (SETOR COVID)

PAULO SERGIO SOARES DE LIRA– VIGILÂNCIA/ ENDEMIAS

POLIANA DA SILVA MELO– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

POLLYANA SILVESTRE ALVES– ASB/ CEO

PRISCILA CLEMENTE DA ROCHA MELO– ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

RAQUEL DA ROCHA PEREIRA– ASB/ ATENÇÃO BÁSICA

RENNATA QUITERIA BARROS FERRO– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

RITA DE CASSIA SILVESTRE SOARES– ENFERMEIRA/COVID

ROBERTO TEIXEIRA SALES– CONDUTOR/ HMJG

ROSANA CALADO ALVES– ENFERMEIRA/ ATENÇÃO BÁSICA

ROSANGELA MELO SILVA– ASB/CEO

ROSELANNE DE SOUZA LUCENA– ENFERMEIRA/ COVID

SAULO BEZERRA DE ALMEIDA-MÉDICO/ ATENÇÃO BÁSICA

SEBASTIAO FERREIRA DA SILVA– CONDUTOR/ HMJG

SILVANA LEITE FERREIRA– SERV. GERAIS/ COVID

SILVANO FERREIRA DA SILVA– VIGILANTE/ COVID/ HMJG

SILVIO ROMERO ARRAIS DE MENDONÇA– MÉDICO/ ATENÇÃO BÁSICA

SIMONE MARIA BASILIO SILVA– TÉC. ENFERMAGEM/ ATENÇÃO BÁSICA

Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O Município de Saloá iniciará, na manhã dessa quarta-feira (20), a vacinação contra à COVID-19. A ação faz parte do plano de vacinação elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste primeiro momento da campanha, serão imunizados os trabalhadores de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para definir públicos prioritários. 

Nessa etapa o Ministério da Saúde repassou 30% do quantitativo de trabalhadores dos serviços de saúde do Município, o que equivale a imunização de 85 profissionais.

De acordo com o prefeito, Júnior de Rivaldo, “Saloá está pronto para iniciar a vacinação, estamos com toda a equipe preparada e insumos necessários para imunizar nossa população”, disse.

O gestor pediu para que a população continue se cuidando, mantendo isolamento social, lavando bem as mãos e usando máscara.

A vacina – A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Assessoria de Comunicação de Saloá

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A Prefeitura Municipal de Saloá irá disponibilizar o transporte para alunos que irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nos dias 17 e 24 de janeiro.

O ônibus saíra às 9h00, da Praça São Vicente, em frente a Prefeitura Municipal, que conduzirá os alunos até os locais de provas, em Garanhuns e Bom Conselho.

O horário de abertura dos portões de acesso aos locais de provas será às 11h30 e fechados às 13h (horário de Brasília). A medida é uma das regras específicas implementadas para reduzir aglomerações. O Inep ressalta que é proibida a entrada de participantes no local de prova após o fechamento dos portões.

O Inep garante ainda que todos os locais de provas foram adequados sob critérios de biossegurança, incluindo disponibilização de produtos de higienização, realização de procedimentos controlados e orientados para acesso ao local de prova, além disso, a identificação de participantes e distanciamento entre as carteiras.Assessoria de Comunicação de Saloá

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O Prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo anunciou mais três diretores que farão parte da administração municipal. Na última semana, ela havia anunciado os nomes dos secretários municipais.

Paulo de Souza Santos- Diretoria do Hospital Municipal Josina Godoy, Libânia Miranda de Araújo-Diretoria do INSS Digital e Lúcio Mário de Oliveira a Diretoria de Obras do município.

Júnior de Rivaldo parabenizou a todos os nomeados, e destacou quê: “assumem por sua competência, e com certeza, vão dar conta do recado. Espero que, ao final, sejam reconhecidos pela eficiência, nos proporcionando um atendimento digno do povo de Saloá e região”, concluiu ele.

Assessoria de Comunicação de Saloá (Texto e Fotos: Igor Fellipe Gomes)

sábado, 09 de janeiro de 2021

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Tevano, recebeu na última quarta-feira (06) parte da diretoria executiva do Sete de Setembro Esporte Clube. A equipe alviverde conquistou acesso à primeira divisão do Campeonato Pernambucano 2021 e vai representar Garanhuns na elite do futebol estadual. Estiveram na reunião o Presidente do Executivo, Juscelino Soares, o Diretor de Futebol, César Brasil, e o Supervisor de Futebol, Raul Barbosa.

De acordo com Tevano, a reunião deve render frutos de uma parceria promissora entre o Governo Municipal e o clube garanhuense. “Estamos trabalhando nessa parceria, para que a Prefeitura possa estar apoiando o clube. Foi um compromisso do nosso prefeito Sivaldo Albino que se tornou um compromisso da nossa secretaria. Tivemos uma conversa muito promissora com a diretoria do Sete e vamos trabalhar para avançar”, disse Tevano.

O Sete de Setembro deve estrear na primeira divisão do Campeonato Pernambucano no dia 28 de fevereiro. A tabela de jogos ainda não foi divulgada pela Federação Pernambucana de Futebol, responsável pela competição.

Texto: André Vinicius/Foto: Divulgação

sexta-feira, 08 de janeiro de 2021

A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem taxa de eficácia mínima de 78%. O anúncio foi feito hoje (7) pelo governo de São Paulo, em entrevista coletiva.

Esse percentual, segundo o governo, se refere aos estudos feitos no Brasil, que foram realizados com profissionais da área da saúde, mais expostos ao vírus.

De acordo com o governo, a vacina é de que ela garantiu proteção total contra casos graves e mortes provocadas pela doença. “Isso significa que ela tem elevado grau de eficiência e de eficácia para proteger contra a covid-19 [doença provocada pelo novo coronavírus ]”, disse hoje (7) o governador de São Paulo João Doria. “As pessoas que forem imunizadas com a vacina do Butantan terão entre 78% e 100% menos possibilidade de desenvolverem a covid-19 do que uma pessoa que não receber o imunizante”.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, também não houve internações hospitalares entre os voluntários que receberam a vacina. “Com relação a atendimento ambulatorial, ou seja, de sintomas que necessitam de assistência médica, entre os vacinados, 78% não precisaram procurar recurso médico. Os casos leves foram prevenidos em 78%. [Com a vacina] estamos evitando casos graves, moderados e internações hospitalares e diminuindo a necessidade de atendimento ambulatorial. Estamos reduzindo, de forma significativa, as manifestações mais leves. É uma excelente vacina para o momento. Precisamos agora que ela chegue aos braços das pessoas”, disse Covas. Isso significa, segundo ele, que vacina se mostrou 100% eficaz contra casos graves e 78% eficaz em relação a casos leves.

Os dados de eficácia foram revisados por um comitê internacional. O anúncio do governo paulista acontece após dois adiamentos: inicialmente, o governo paulista pretendia fazer esse anúncio no dia 15 de dezembro. Depois, ficou para o dia 23 de dezembro, mas uma divergência entre os números obtidos por São Paulo e outros países que participavam dos testes de eficácia fez adiar novamente a data para divulgação.

Esses dados de eficácia estão sendo apresentados hoje (7) em uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que será o responsável pela aprovação da vacina para uso no país. A taxa mínima de eficácia recomendada pela própria Anvisa é de 50% como parâmetro de proteção.

Segundo Dimas Covas, o governo paulista ainda não vai encaminhar o pedido de registro da vacina à Anvisa, já que isso teria que ser feito em conjunto com a Sinovac. O que será feito neste momento, disse ele, será apenas o pedido de uso emergencial da vacina.

Conforme o governador, o objetivo é iniciar a vacinação em São Paulo no dia 25 de janeiro.

Os testes de eficácia

Os testes de eficácia já vêm sendo desenvolvidos no Brasil desde julho deste ano e numa etapa preliminar era necessário que um mínimo de 61 participantes voluntários do teste fosse contaminado pelo novo coronavírus. Isso porque metade dos voluntários recebe placebo e, a outra metade, a vacina. Para saber se a vacina é eficaz, espera-se que a maior parte dos infectados pelo vírus estejam entre as pessoas que receberam o placebo.

Esse número mínimo de voluntários contaminados nos testes foi atingido em novembro e permitiu o início da análise da eficácia da vacina pelo comitê internacional. Mas, como a doença voltou a crescer em todo o estado nos últimos meses, o número de voluntários infectados cresceu, atingindo o patamar considerado ideal para a finalização do estudo. O estudo de eficácia, segundo Dimas Covas, continua a ser realizado. Até este momento, 12.476 profissionais da saúde participaram dos estudos.

O governo paulista não forneceu mais detalhes sobre a vacina tais como o número dos voluntários que receberam a vacina e o número que receberam o placebo, intervalo de confiança da eficácia da vacina ou dados referentes a subgrupos, como eficácia da vacina por faixa etária. 

O Plano Estadual de Imunização prevê início da campanha em 25 de janeiro, após autorização da Anvisa.

A vacina

O governo paulista, por meio do Instituto Butantan, tem uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para a vacina CoronaVac. Por meio desse acordo, o estado já vem recebendo doses da vacina. O acordo também prevê transferência de tecnologia para o Butantan, o que significa que a vacina passará a ser produzida aqui no Brasil, na fábrica do Butantan.

Para uma vacina poder ser utilizada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e a sua eficácia. Estudos de fases 1 e 2 da vacina, realizados na China, já haviam demonstrado que ela é segura, ou seja, que ela não provoca efeitos colaterais graves. Também estudo feito com voluntários no Brasil comprovou que a vacina é segura.

Produção

O governo de São Paulo já recebeu, da Sinovac, 10,8 milhões de doses da vacina. Pelo termo de compromisso assinado no final de setembro com a Sinovac, o Butantan vai receber um total de 46 milhões de doses da CoronaVac, sendo que 6 milhões dessas doses já chegarão prontas. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas.

Do NE 10

quinta-feira, 07 de janeiro de 2021

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva, que os eventos que ainda estão liberados para acontecer no estado, como casamentos, aniversários e formaturas, terão capacidade de público reduzida de 300 para 150 participantes. Ele também comunicou que shows e festas continuarão proibidos pelo menos até o fim de janeiro, seja em restaurantes, bares, hotéis ou ao ar livre, com ou sem cobrança de ingressos.


A decisão foi tomada visando reduzir a curva de contágio e internações por Covid-19 em Pernambuco. O secretário também destacou que praias poderão voltar a ter acesso proibido caso não haja sucesso na intensificação das medidas de fiscalização que foram acertadas entre o governo do estado e as prefeituras do litoral, em encontro realizado nesta quarta-feira, que reuniu o governador Paulo Câmara e os prefeitos. 

“Aglomerações cobrarão seu preço em caso e óbitos. Muitas pesoas abandonaram as máscaras e há aglomerações nas praias. Teremos férias e muita atividade na faixa de areia. Os municípios terão que adotar maior fiscalização sobre o cumprimento das normas e protocolos”, disse Longo. 

Ele informou que os casos de síndrome respiratória aguda grave ficaram estáveis na última semana epidemiológica, com 663 registros, em relaçao à semana anterior (683), mas caíram 20% em comparação com duas semanas antes. O secretário ponderou que pode haver registros represados por causa dos feriados em sequência e da troca de equipes na área técnica responsável.

Em relação às solicitaçoes por leito na UTI, houve estabilidade entre as semanas 53 e 52, com 1% a de queda. As solicitações por vags em enfemarias aumentaram 12%. “Ainda precisamos de atenção redobrada com a doença”, frisou Longo. “Preocupa-nos o fato de termos, neste momento, quase mil pacientes com suspeita de Covid internados em UTIs públicas e privadas no estado. A cada três pessoas com casos graves, uma morre. O vírus pode ser silencioso e inofensivo para você, mas para alguém próximo pode ser fatal. Não vamos deixar que um verão de descuido interrompa a vida de algúem que mamaos e traga de volta os piores dias da pandemia”, ressaltou.

Do Diário de Pernambuco

quarta-feira, 06 de janeiro de 2021

E em seus primeiros dias de trabalho o Prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo já vem realizando algumas atividades! Na segunda feira (04) ele fez o anúncio dos secretários municipais, e nesta terça (05) já iniciou visitas as obras que estão em execução no município.

O novo gestor visitou as obras da Escola Municipal São Vicente que foram iniciadas pelo Ex-prefeito Ricardo Alves e que será uma unidade de ensino modelo em todo o Agreste Meridional.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o Júnior de Rivaldo destacou a importância da obra para o município e que contribuirá ainda mais com a educação em Saloá, que já é 1º lugar no Agreste Meridional.

quarta-feira, 06 de janeiro de 2021

Governadores se reuniram com o governo federal nesta terça-feira (5) para discutir o Plano de Vacinação contra a Covid-19, mas saíram frustrados, sem uma definição sobre o calendário. No encontro, os chefes de executivos estaduais foram informados, pelo Ministério da Saúde, apenas sobre a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia.

O governador do Amapá, Waldez Goes (PDT), que estava no encontro, publicou em sua página no Twitter que lamenta ainda não ter, por parte do governo federal, uma data para início da vacinação. A reunião foi com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, por videoconferência.

“É preocupante que o governo federal não venha cumprindo os prazos nem garantindo os quantitativos necessários para a vacinação da nossa população. Lamento que a data para o início da vacinação ainda não tenha sido informada, mas apresentei a proposta para que seja instalada uma central de distribuição e imunização para concentrar as operações de acordo com cada região”, escreveu Goes.

Ao Correio, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ao ser questionado sobre como foi a reunião, resumiu dizendo apenas que foi “incerto”, sem que uma data fosse apresentada aos governadores.

Além de Barbalho e Goes, participaram da reunião os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena a estratégia para a vacina contra a covid-19 no Fórum Nacional de Governadores e é presidente do Consórcio Nordeste, que reúne nove governadores.

Formação de comitê

A fim de avançar na discussão, na próxima semana, a Frente Nacional dos Governadores tem um encontro marcado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do qual participarão também lideranças do Congresso, membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan. O objetivo é formar um comitê nacional capaz de organizar o início da imunização.

A ideia do encontro foi do governador Wellington Dias, diante da falta de um cronograma de vacinação. Ele discutiu o assunto nesta terça-feira com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O objetivo, segundo ele, é que no encontro possam, “juntos com a Anvisa, ter uma solução”. “O Brasil está muito, muito atrasado em relação ao processo de vacinação. A consequência disso é que nós temos um risco maior que outros países”, disse.

Salvação

O petista afirmou que hoje já há no país 10,8 milhões de doses de vacinas da CoronaVac, em parceria com o Instituto Butantan, e até hoje não há um cronograma. O Comitê de Cientistas do Nordeste, coordenado pelo médico Miguel Nicolelis, alertou o Brasil para um grave risco, segundo o governador.

Pelo Twitter, o médico escreveu na última segunda-feira: “O Brasil precisa criar uma Comissão de Salvação Nacional p/ ontem. Passamos de todos limites aceitáveis de estupidez. Estamos correndo o risco de entrar em colapso sanitário, social e econômico em 2021. O Brasil está na UTI e o diagnóstico é falência terminal de múltiplos órgãos”, pontuou.

Ele também disse que o Brasil precisa promover um fechamento total de serviços não essenciais, com restrições de circulação, de forma urgente. “Acabou. A equação brasileira é a seguinte: Ou o pais entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021”, ressaltou. O governador do Piauí disse não ser viável realizar o relaxamento das medidas de isolamento social no momento.

Do Diário de Pernmabuco

terça-feira, 05 de janeiro de 2021

A empresa saloaense, MirandaPhone liderada pelo jovem empresário, Lodonhons Miranda surpreende e recebe 4 prêmios das 5 categorias que disputava, concorrendo com todas as cidades do agreste a empresa ganhou nas seguintes categorias:

  • Maior vendedor de celular;
  • Acessórios de celular e Informática;
  • Melhor Assistência Técnica
  • Empresário do Ano de 2020 e
  • 2º lugar em Empreendimento do Ano.

A MirandaPhone se destaca bastante, já que só no Estado de Pernambuco atende mais de 50 cidades com vendas de aparelhos e mais de 20 cidades com Assistência Técnica. Não é a primeira vez que a empresa se Destaca em premiações, em pouco mais de um ano de funcionamento já somam 8 premiações.

Conversamos com o jovem empresário e questionado pelo sucesso da empresa ele nos contou que todo os resultados conquistados pela MirandaPhone ele atribui a Deus  e o sucesso das vendas agradece aos seus clientes pela confiança em sua empresa. Mais ainda há muito a melhorar para que possa oferecer os melhores resultados a todos aqueles que buscam os serviços da mesma.

E você que não conhece a MirandaPhone, a loja física está localizada na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do Mercado de Chico de Colór e no Instagram @mirandaphone ou você também pode ligar ou chamar no Whatsapp (87) 98101-0774.

terça-feira, 05 de janeiro de 2021

Estudantes brasilienses concluem simulado do Enem Colégio Setor Oeste, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 7/7/2016 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje (5) o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do qual os inscritos podem consultar o local onde devem fazer a prova.


O cartão está disponível desde o início da manhã, segundo o Inep. No documento, constam também informações como número de inscrição e o registro da hora e data do Enem. Consta, ainda no cartão, a confirmação de que o participante que pediu atendimento especializado será atendido. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social.

O inscrito pode consultar o cartão na Página do Participante e também pelo aplicativo oficial do Enem. O Inep aconselha quem vai fazer as provas que imprima o documento e leve no dia de realização do exame, junto com o documento oficial com foto.

Segundo o Inep, o sistema tem funcionado sem problemas e algumas reclamações em redes sociais sobre dificuldade de acesso podem ter sido causadas por tentativas de acesso durante a madrugada, quando o cartão de confirmação ainda não estava disponível.

Datas

A atual edição impressa do Enem será nos dias 17 e 24 de janeiro. Num projeto piloto, o exame será realizado também numa versão digital para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados.

Em alguns casos específicos, como quando houver problemas estruturais no local das provas, o exame poderá ser reaplicado. As datas para isso são 24 e 25 de fevereiro. Nessas datas, as provas serão aplicadas também para as pessoas que estiverem privadas de liberdade. Em todas as situações, o resultado do Enem está marcado para ser divulgado em 29 de março.

As datas da atual edição do Enem foram divulgadas em junho, após o Ministério da Educação anunciar o adiamento do exame, que seria realizado em novembro, em razão da pandemia de Covid-19. À época, estudantes fizeram campanha para que o governo ou o Congresso adiassem as provas.

Reaplicação por doença

Também poderá pedir para participar da reaplicação da prova em fevereiro quem estiver diagnosticado com Covid-19, nas primeiras datas de realização das provas. A solicitação poderá ser feita na Página do Participante do Enem.

O mesmo serve para outras doenças infectocontagiosas. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.

O Inep orienta o participante que seja acometido por sintomas de qualquer dessas doenças no dia ou na véspera da realização do Enem a entrar em contato também pela Central de Atendimento, no número 0800-616161, de modo a agilizar a análise do caso.

Do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 04 de janeiro de 2021

O prefeito de Saloá/PE, Júnior de Rivaldo (MDB), divulgou na manhã desta segunda-feira (4/1), na sede do executivo municipal, os nomes dos secretários que vão compor o primeiro escalão de seu governo, que iniciou em 1º de janeiro de 2021. O prefeito pediu empenho à equipe, humildade, cordialidade e atenção à população.

O prefeito de Saloá/PE, Júnior de Rivaldo (MDB), divulgou na manhã desta segunda-feira (4/1), na sede do executivo municipal, os nomes dos secretários que vão compor o primeiro escalão de seu governo, que iniciou em 1º de janeiro de 2021. O prefeito pediu empenho à equipe, humildade, cordialidade e atenção à população.

Os nomes foram escolhidos após criteriosa análise, chegando a pessoas experientes, com vasta formação e capacidade. O objetivo foi formar uma equipe com aprovação da sociedade e dos setores envolvidos. Abaixo a relação dos secretários nomeados através da portaria n.º 001/2021:

Secretário de Governo – Manoel Ricardo de Andrade Lima Alves

Secretário de Administração – Marcos Aurélio Florentino de Barros

Secretário de Educação – Álvaro Deangelles Pereira Florentino

Secretário de Saúde – Paulo Cabral Silva Júnior

Secretário de Finanças – Osvaldo Ronaldo Alves Cavalcante

Secretário de Assistência Social – Carlos Roberto de Melo Ouro Preto

Tesoureira – Ana Paula Ferreira de Santana

domingo, 03 de janeiro de 2021

Na última sexta feira (01) Rivaldo Alves de Souza Júnior, popularmente conhecido como Júnior de Rivaldo foi empossado Prefeito do município de Saloá, junto com o Vice-prefeito, Ronaldinho e 11 vereadores.

O evento aconteceu na Quadra Lídia Félix e seguiu todos os protocolos contra a Covid-19 e a população do município pode acompanhar pelas redes sociais. Júnior de Rivaldo tem a missão de dar continuidade a um excelente trabalho que foi realizado pelo ex-prefeito Ricardo Alves em seus 8 anos de mandato.

Em conversa com o nosso portal de notícias, Júnior de Rivaldo contou que está confiante e que vai dar o seu melhor para honrar pela confiança dos 5.106 saloaenses no dia 15 de novembro lhe confiaram um voto. Júnior também frisou que será o prefeito de todos os munícipes e estará a disposição de cada cidadão.

Desejamos boa sorte ao novo gestor!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Artistas de Saloá começaram a receber nesta terça-feira (29), o pagamento do auxílio emergencial, previsto pela Lei Aldir Blanc.

Alguns artistas foram recebidos pelo prefeito Ricardo Alves em seu gabinete onde na oportunidade conversou com os mesmos.

“É com o sentimento de gratidão e dever cumprido que realizamos todos os processos até aqui que designa a Lei Aldir Blanc de auxílio emergencial ao setor Cultural em nosso município. Sabemos da urgente necessidade de ajudar este setor que também foi extremamente afetado pelo contexto social atual, assumimos a responsabilidade, mesmo sabendo que seria algo completamente novo e desafiador. Buscamos respeitar todos os processos que a Lei exige, tentando nos adaptar as constantes mudanças e orientações que surgiram ao longo do processo.. A todos os artistas aprovados e premiados, nossos parabéns, com especial carinho aqueles que compreenderam e tiveram sensibilidade frente aos desafios que foi conduzir algo tão novo para nós” destacou o Gestor Municipal.

A Lei Aldir Blanc foi criada com o intuito de promover ações para garantir um auxílio emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19.

Assessoria de Comunicação de Saloá (Texto e Fotos: Igor Fellipe Gomes)

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

A member of the medical staff (L) receives a dose of the Pfizer-BioNTech Covid-19 vaccineat the AHEPA hospital in Thessaloniki on December 29, 2020, as the country starts its national vaccination campaign to fight against the spread of the novel coronavirus. (Photo by STRINGER / AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na noite de ontem (28) ter feito a certificação de Boas Práticas de Fabricação da empresa Pfizer, uma das envolvidas na produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Biontech.

O processo foi concluído no sábado (26), após a Anvisa ter recebido todas as informações necessárias ao longo dos últimos meses. Das quatro empresas que participam na produção de insumos para a vacina ou em sua formulação, três já receberam a certificação. Uma ainda não enviou as informações requeridas.
A certificação de boas práticas é um dos pré-requisitos para que seja autorizado o uso da vacina no Brasil. A verificação é feita de duas formas: por meio de inspeções da Anvisa ou de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira que integrem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).
No caso das vacinas desenvolvidas pela Astrazeneca/Oxford e Sinovac, por exemplo, técnicos da Anvisa foram à China inspecionar as instalações de fábricas envolvidas na fabricação dos imunizantes. Isso foi necessário porque o país asiático não integra o PIC/S.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A Prefeitura de Saloá finalizou um pacote de obras no município. O prefeito Ricardo Alves afirmou, nesta segunda-feira (21.12), que não fará cerimônia de inauguração em respeito as recomendações de isolamento social impostas pelas autoridades de saúde.

“O nosso objetivo principal é levar bem estar a nossa gente. Foi dado um choque de gestão em todo o município com diversas obras e ações ao longo dos 8 anos de gestão, e nesta terça feira vamos entregar a nossa população mais obras que ficarão marcadas na história do nosso município, destacou o prefeito.

A Prefeitura de Saloá vai entregar nesta terça feira (22.12) aos moradores de Saloá: Ruas Pavimentadas em paralelepípedos, o Terminal de Passageiros e a UBS Antônio Barros na Cohab nova, ações como essas que vão beneficiar e muito a vida dos moradores de Saloá.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Com o relaxamento das medidas restritivas e a alta de casos pelo novo coronavírus nas últimas semanas, o Brasil voltou a atingir nesta terça-feira (15) o patamar de 960 mortes pela covid-19. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, mais 964 pessoas morreram em decorrência da doença. O país não atingia essa marca de atualização diária desde 30 de setembro, quando registrou 1.031 óbitos. Além disso, a pasta confirmou mais 42.889 novas infecções pelo novo coronavírus.

Com os acréscimos, o país já soma 182.799 vítimas da covid-19 e 6.970.034 casos positivos desde o início da pandemia, que atingiu o Brasil em fevereiro. Após observar uma queda da curva de casos e mortes, o país viu a média diária de infecções aumentar desde o início de novembro e agora verifica um aumento no número de óbitos.

De acordo com análise do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), por dia, morrem, em média, 663 pessoas. Em relação ao número de casos, há um acréscimo diário de 42.148 registros. A média é alta e se aproxima da maior já registrada pelo Conass, que foi de 46.536 em 29 de julho, considerado o mês no qual o Brasil atingiu o pico da curva da covid-19.

A atualização feita pelo Ministério da Saúde coloca o país próximo da marca de sete milhões de diagnósticos positivos. À frente do Brasil estão os Estados Unidos, que já somam mais de 16 milhões de casos; e a Índia, com aproximadamente 10 milhões de testes positivos.

O Brasil deve ultrapassar a barreira de sete milhões de casos na próxima quarta-feira (16), segundo o Portal Covid-19 Brasil, iniciativa formada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP).

Contágio

Outro indicador que ajuda a entender o contágio do novo coronavírus continua em alta no Brasil. De acordo com o novo levantamento do Imperial College de Londres, a taxa de transmissão (Rt) está em 1,13, ou seja, um grupo de 100 doentes é capaz de infectar outras 113 pessoas saudáveis. Após voltar aos níveis de descontrole, o índice tem oscilado nas últimas semanas. Com o fechamento da semana 49, a Rt foi de 1,14. Na semana anterior estava em 1,02.

Com o novo repique de casos e mortes registrados desde novembro, o Brasil volta a ter a situação considerada como de crescimento pela análise do Imperial College. No mapa dos 72 países verificados pela instituição, o Brasil enfrenta a 20ª situação mais grave. Dos países latino-americanos, somente Guatemala, Panamá e Venezuela têm taxas mais altas do que a brasileira, com Rt em 1,57; 1,21; e 1,21, respectivamente.

A taxa de transmissão é um dos indicadores que ajuda no controle da epidemia. Mas, para se manter baixa, precisa estar alinhada com outros elementos, como números de novos casos e óbitos, taxa de ocupação de leitos, e dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

As altas taxas de contágio acompanham o crescimento de novos casos e mortes por covid-19 que foram registrados no fechamento da semana 50. Houve um aumento de mais de 5,6 % nas infecções em relação à semana epidemiológica 46, passando de 286.905 novos registros semanais para 302.950.

O incremento das fatalidades foi de 10,5%, quando o acúmulo de mortes em sete dias variou de 4.067 para 4.495. Na última semana de outubro, quando o ritmo era de queda, os acúmulos semanais giravam em torno de 155 mil novos casos e 3 mil mortes, o que escancara o novo ritmo de incrementos.

Do Diário de Pernambuco

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Saloá e toda região agora contam com os serviços da Don Soares Barbearia, amplo espaço, profissional capacitado, produtos de alta qualidade e um dos melhores atendimentos já visto.

Então, está precisando dá uma tapa no visual com um dos melhores atendimentos e um serviço de qualidade? A Don Soares Barbearia fica está localizada na Rua José Cândido Vilela, ao lado de Ely Noronha Designer, passe agora mesmo e confira o que estamos escrevendo.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que poderá avaliar e conceder autorização emergencial de vacinas contra a covid-19 em até 10 dias para empresas que cumpram os requisitos fixados. Esta modalidade de permissão foi estabelecida pelo órgão para permitir uma análise mais rápida em condições especiais de imunização diante do cenário de pandemia.

No início do mês, a Anvisa divulgou o guia de critérios e procedimentos para a aprovação de autorizações emergenciais para vacinas em caráter experimental contra a covid-19.

A permissão especial poderá ser fornecida para vacinas que estejam em estudo no Brasil na chamada Fase 3, em que a eficácia e a segurança são analisadas. Nesse caso, as vacinas serão destinadas a programas de governo, não podendo ser comercializadas pelas empresas que obtiveram a permissão.

Apenas as empresas que estão desenvolvendo as vacinas poderão solicitar a autorização na Anvisa. Deve ser comprovada a capacidade de fabricar ou de importar a substância. As companhias interessadas em tal alternativa deverão fazer antes uma reunião com a equipe da Anvisa, que é chamada de “pré-submissão”. Será preciso também já ter aprovado na Anvisa um dossiê de desenvolvimento clínico.

Autorização por outros países

Em comunicado sobre o novo prazo de até 10 dias, a Anvisa abordou também o procedimento de autorização emergencial a partir da aprovação do uso do imunizante por órgãos reguladores de outros países. O mecanismo está previsto em lei.

O texto menciona a permissão da agência de saúde dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) à vacina da Pfizer, argumentando que mesmo o processo sendo parecido com o realizado aqui, ainda seria necessário ter uma avaliação própria da agência brasileira.

“Ainda assim, parte dos dados, bem como compromissos e planos de monitoramento que precisam compor o pedido de uso emergencial [em outro país a outro órgão regulador], referem-se exclusivamente a realidades nacionais e, por isso, a importância da análise da vacina a ser usada no Brasil ser realizada pela Anvisa”, diz a nota.

Entre os aspectos a serem avaliados pela agência estão:

» Se a vacina que será disponibilizada para a população brasileira é a mesma avaliada nos estudos clínicos;

» Se a população-alvo a ser vacinada no Brasil é a mesma que será imunizada no país da autorização original;

» Quais as estratégias de monitoramento da aplicação das vacinas e de eventuais efeitos adversos nos indivíduos.

São esses aspectos que deverão ser considerados na avaliação que a agência espera ser realizada em até 10 dias.

O comunicado da Anvisa pondera a replicação da autorização pela autoridade reguladora chinesa da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan.

A nota afirma que os critérios empregados no país para a autorização “não são transparentes” e não há ”informações disponíveis” sobre eles. “Caso venha a ser autorizada a replicação automática da autorização de uso emergencial estrangeira no Brasil, sem a devida submissão de dados à Anvisa, são esperados o enfraquecimento e a retardação na condução do estudo clínico no Brasil, além de se expor a população brasileira a riscos que não serão monitorados pela empresa desenvolvedora da vacina”, informa o documento.

A nota da Anvisa pode ser lida na íntegra no site da agência.

sábado, 12 de dezembro de 2020

O município de Saloá recebeu, nesta sexta-feira (11), do Governo Federal, um veículo 0 km que visa fortalecer o Programa de aquisição de Alimentos – PAA. A entrega aconteceu na fundação Joaquim Nabuco, que também contou com a presença do Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Para o secretário de Assistência Social, Carlos Ouro Preto, o veículo é de suma importância para o desenvolvimento do PAA no município, como também ajudará muito no desenvolvimento da economia local, através da agricultura familiar.

“Esse programa dá condições de sobrevivência para o pequeno agricultor manter sua família e mais de 12 milhões de pessoas de todo o país serão alimentadas com a produção desses agricultores com alimentos de qualidade. O governo do presidente Jair Bolsonaro destinou recursos inéditos para o programa, porque sabe que é uma ponte do bem, uma ponte de solidariedade”, disse Lorenzoni na cerimônia de entrega na capital pernambucana.

Para o prefeito Ricardo Alves essa é uma ótima notícia em um momento tão difícil para as pessoas. “A gente fica muito feliz em receber do Governo Federal esse veículo nesse momento de pandemia, onde as coisas estão mais difíceis para todos. A Agricultura Familiar da nossa cidade e centenas de famílias são as mais beneficiadas”, Disse Ricardo Alves.

Aqui o trabalho não Para!

Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 08 de dezembro de 2020

“Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida”

O trecho do poema de Ruth Rocha, “O Direito das Crianças” se encaixa perfeitamente na missão. E pela primeira vez, a cidade é reconhecida por cuidar e proteger meninos e meninas, desta vez recebendo assim o Selo Unicef Município Aprovado, edição 2017-2020, sendo esta premiação inédita para o município.

O reconhecimento é pela gestão e o conjunto de ações desenvolvidas ao longo dos 4 anos de mandato de Ricardo Alves (2017-2020). Para conquistar o Selo, o gestor deveria aderir à iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta. Os municípios vencedores pontuaram em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Saloá mereceu destaque pelas ações integradas entre as secretarias, nas áreas da saúde, assistência social e educação.

Para participar desta avaliação e conquistar o Selo, a Prefeitura de Saloá se inscreveu e se submeteu as avaliações dos indicativos exigidos pela Unicef. Foi formada a Comissão Intersetorial para o Trabalho dos Indicadores do Selo e com isso, mapeado as áreas mais frágeis e as mais fortes dentro do que o programa exigia.


Assessoria de Comunicação de Saloá

domingo, 06 de dezembro de 2020

Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Saloá organizou a entrega de kits com gêneros alimentícios. As escolas do município iniciaram a entrega na última quinta-feira (03).

O kit é entregue ao responsável do aluno matriculado na escola municipal, mediante apresentação de documento de identidade. Os protocolos de distanciamento e higienização estão sendo seguidos e o Conselho de Alimentação Escolar está acompanhando a realização das entregas.

Conforme o Prefeito, Ricardo Alves, a alimentação é parte essencial da aprendizagem e, mesmo à distância, a SEDUC segue desenvolvendo essas atividades. “Nós continuamos prestando esse serviço qualificado e tão importante para os alunos e suas famílias, fazendo com que Saloá continue referência em educação na região”, diz. 

Aqui o trabalho não Para!

Assessoria de Comunicação de Saloá (Texto: Igor Fellipe Gomes)

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Citröen é uma das fabricantes de carros mais antigas na Europa, e foi uma das marcas mais influentes na história do automotivo no século XX no Brasil e no mundo. Em 1920, a Citroen chegou no Brasil, e se estabeleceu no Rio de Janeiro. E nesses anos de história aqui, a marca conquistou o mercado e consumidores fiéis com os modelos destacados abaixo:

C4 Lounge

O C4 Lounge foi projetado com intenção de superar expectativas. Possuindo itens de segurança e tecnologias apenas nos modelos sedans com categorias superiores, o Citroen C4 é um carro completo e atrativo, com atributos que garantem confortabilidade aos passageiros. Vale ressaltar que todas as versões apresentadas são equipadas com um motor THP flex com potência de 173cvs. E câmbio de 6 velocidades com o máximo economia, o Lounge traz com ele seis airbags para a proteção externa.

AirCross

O Aircross chegou ao mercado brasileiro e conquistou um grande número de consumidores. Com um design moderno e marcante, o SUV possui inovações tecnológicas que foram projetadas para oferecer mais tranquilidade e segurança aos passageiros. Com a parte interior totalmente projetada para ser ampla, o Aircross possui uma central multimídia tecnológica e outros itens modernos e úteis. Em sua de trás, os faróis de luz tanto alta quanto baixa estão no mesmo bloco oval junto ao  conjunto de lâmpadas LED com dupla função, funcionando tanto no período noturno  como de luz diurna. Misturando formas circulares e quadradas, o Aircross cria um design prático e com uma funcionalidade que permite a sensação de estilo e de confortabilidade. Por esse motivo, o modelo leva consigo o lema da Citroën no qual quer que o seu condutor e os passageiros sentam-se bem ao estar dentro dele.

C3

O Citroen C3 é o campeão de vendas da Citroen. Com uma personalidade jovial e com design ousado, o veículo dispõe de muita segurança devido aos seus freios e o airbag duplo de série. Além disso, dispõe de motor é potente, o que lhe garante melhor desempenho na entrada. As luzes diurnas são de LED as quais garantem o estilo e trazem maior contentamento na direção e para complementar tudo isso tem a personalização própria. Com o teto com inúmeros tons, que basta você escolher a cor que quiser dentre as opções sugeridas. Vale ressaltar que, o Citroën Urban Trail, apresenta rodas em alumínio de 16”. Outras versões do C3 são ainda mais destacáveis e apresentam uma qualidade superior às demais.

C4 Cactus

O C4 Cactus chegou no país e já foi eleito oficialmente como o melhor dos SUV’s. Projetado e produzido no Brasil, o veículo reflete o que a Citroën busca abordar o falar de inovação, confortabilidade, tecnologia própria e design ousado. A primeira impressão ao visualizar o veículo, é possível se apaixonar pelo estilo e das diferenças dele em relação aos modelos anteriores. Além disso, as linhas e frente alta do veículo se destacam, valorizando a identidade, já o design equilibrado, robusto e ousado traz uma tendência que refaz os tradicionais SUV’s já disponíveis. Os módulos de LED 3D e aerofólio na parte dianteira comprovam a tecnologia que a marca gostaria de demonstrar.

DS3

O DS3 é um verdadeiro exemplo moderno dos chamados hot hatches. Vendido nas concessionárias do Brasil até o ano de 2017, o pequeno veículo de duas portas tinha um robusto motor 1.6 turbo de 165 cvs de potência e 24,5 mkgf de torque e câmbio manual de 6 marchas, há ainda opções de 82, 100 no diesel, 110, 120 no diesel e até 130 cvs, além do modelo DS3 Performance com 208 cvs e câmbio manual, configuração de teto conversível. Oferecendo o que há de melhor ao condutor e  uma das melhores opções referente ao “custo por cavalo” do mercado automotivo.

Clio V6

Lançado como um conceito em 1998 e reformulado na versão top de linha do modelo no ano de  2001, o Clio V6 vinha equipado com o motor do saudoso sedã Laguna. Na versão compacta, o motor que se localizava no lugar dos bancos traseiros chegava a 230 cvs de potência e a capacidade de levar o veículo de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e à velocidade máxima de 245 km/h. Mas claro, que também há os devidos méritos à preparação robusta do Clio. Em 2001, com a mudança no design, o motor passou a entregar 255 cvs. O resultado? Levou o veículo de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, tornando-o mais potente e flexível.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Após vencer uma das disputas eleitorais mais acirradas dos últimos tempos no Recife, tendo 56,27% dos votos, João Campos (PSB) fez seu primeiro pronunciamento como prefeito eleito da capital pernambucana no Salão Limoeiro do Recife Praia Hotel, no Pina, Zona Sul da cidade. Após acompanhar a apuração com familiares e assessores em um mezanino do hotel, o candidato da Frente Popular do Recife agradeceu pelos 447 mil votos, pelo apoio das lideranças partidárias e afirmou: “Fomos eleitos para governar para todos os recifenses. Independente de qual candidato votou, qual é o seu credo, raça e onde mora, nós governaremos para todos os recifenses da nossa cidade”.

“Não tem como celebrar essa vitória sem lembrar daquele que é a referência da minha vida na política, como pessoa e como cidadão, que é o meu pai, Eduardo Campos”, disse João, dando continuidade aos agradecimentos. “Ele dizia assim: ‘Sempre que puder ajudar alguém, ajude e não queria nada em troca. Sempre que fizer algo na vida, faça bem feito’. Nós vamos fazer o que Eduardo Campos nos ensinou.”

João Campos apareceu no Salão Limoeiro acompanhado pela vice Isabella de Roldão (PDT), a companheira Tábata Amaral e o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio. O governador Paulo Câmara; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Eriberto Leão; os deputados federais Silvio Costa Filho e Felipe Carreras, além de Renata Campos, mãe do prefeito eleito, também estavam presentes no evento. Quando passou das 18h30, com aproximadamente 90% das urnas apuradas, fogos de artifício tomaram conta da área próxima ao hotel, realizando mais de 15 minutos de explosões. A comemoração também se deu entre militantes do partido, que também foram até o prédio para assistir o discurso oficial do vencedor.

“Eu acreditava que o político tinha de saber ouvir, tinha de saber dialogar, unir, falar de futuro e construir o futuro”, continuou o eleito. “Agora chegou a hora: Nós vamos mostrar que faz política se unindo, se olhando e construindo o futuro. Se faz política enfrentando cada desafio da cidade. A razão verdadeira pela qual disputei essa eleição é saber que podemos fazer muito pela cidade do Recife. Que viveremos um tempo desafiador, com uma crise sanitária que ainda não acessou, uma crise econômica e social. Mas nós vamos vencer no dia a dia porque vamos governar juntos do povo.”

Apesar das diversas ações judiciais que marcaram as campanhas que chegaram até o segundo turno, Campos disse que “nós mostramos como fazer uma campanha sempre de cabeça erguida, respeitando as pessoas e falando daquilo que pode despertar a esperança no coração de cada um”. Ele finalizou afirmando que conhece o tamanho da responsabilidade do cargo e que vai dedicar todo o seu trabalho ao Recife.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, concedeu uma breve entrevista no salão. “João Campos fez uma campanha bonita, propositiva e olhando para o futuro. Eu tive e honra de governar o estado em parceria com Geraldo Julio na capital, agora será uma honra com João”. Questionado se a vitória de Campos fortalece o PSB para as eleições de 2002, o socialista evitou projeções e afirmou que “Temos que trabalhar muito e podemos conversar sobre 2022 mais para frente”. Ele concordou que o PSB sai das eleições municipais mais fortalecido nacionalmente. “É um partido que quer ver um país melhor, diferente do que temos hoje”, disse.

Sobre como ficará a relação do PSB com o PT em Pernambuco, Paulo Câmara admitiu que o tema será discutido. “Estamos sempre discutindo, muitas pessoas do PT conversaram conosco. É um processo a ser avaliado, pois evidentemente tivemos uma disputa eleitoral muito dura e isso cabe reflexões que iremos fazer no âmbito interno, com a Frente Popular, da forma que a gente sempre fez”, afirmou.

Festa

Depois de acompanhar a apuração e fazer pronunciamento no hotel do Pina, João Campos, outras lideranças políticas e militantes seguiram em carreata para o comitê na Rua Amaro Falayette, no Parnamirim, Zona Norte do Recife, passando pelas avenidas Boa Viagem, Antônio de Góes, Agamenon Magalhães e Rosa e Silva.

“Miguel Arraes está presente nessa vitória de João. Nessa vitória de hoje, quem está aqui com a gente é Eduardo Campos”, disse Geraldo Julio, durante discurso para a militância no comitê. “Ele fez uma campanha olhando para o futuro, trazendo os ensinamentos de Miguel Arraes e o aprendizado com Eduardo Campos. Em algum momento alguém achava que a mensagem de João não pudesse ser entendida, mas a Frente Popular tem um lado, que é o lado do povo”. O atual prefeito da capital chegou a afirmar que “nunca viu, em nenhuma eleição, um candidato tão bom quando João Campos.”

Em seguida, foi a vez da vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão, discursar no comitê. “Quem foi que disse que na prefeitura não ia ter mulher? Aqui tem mulher sim. Votamos juntas e juntos na construção de uma cidade mais respeitosa, onde o nosso sexo não nos define. Sou mulher, sou mãe, voto em João”, afirmou.

Do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A Pfizer iniciou, nesta quarta-feira (25/11), os primeiros movimentos a fim de conseguir o registro da vacina BNT162b2, contra a Covid-19, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A farmacêutica aderiu à submissão contínua, processo incorporado pela agência no âmbito da pandemia para agilizar as análises e as incorporações de vacinas contra o novo coronavírus.

envolvimento da vacina, que será encaminhado à agência em etapas, e inclui o índice de eficácia de 95%, sete dias após a administração da segunda dose, demonstrado no estudo clínico de fase 3″.
A Anvisa confirmou a abertura do procedimento, mas reforçou que, por enquanto, não houve envio de nenhum dado de pesquisa, seja pré-clínico ou clínico. “Dessa forma, nenhum dado de estudo ou qualquer outra informação necessária para a avaliação da Anvisa foi submetido formalmente e, portanto, não é possível estabelecer prazos para análises. Tais prazos poderão ser discutidos assim que houver a formalização do pedido com os referidos dados”.
Após a divulgação dos resultados, ainda não publicados em revistas científicas, a Pfizer e a parceira BioNTech, submeteram os dados a várias agências regulatórias ao redor do mundo, incluindo FDA (EUA), EMA (União Europeia) e MHRA (Reino Unido).
O estudo clínico de fase 3 com a BNT162b2 foi iniciado em 27 de julho e admitiu 43.661 participantes até o momento, sendo que 41.135 deles receberam uma segunda dose da vacina experimental até o dia 13 de novembro de 2020. Ao todo, foram 150 locais de estudo clínico nos EUA, Alemanha, Turquia, África do Sul, Brasil e Argentina. No Brasil, participaram 2.900 voluntários e os trabalhos foram conduzidos pelo Centro Paulista de Investigação Clínica (Cepic), em São Paulo, e pelas Obras Assistenciais Irmã Dulce, em Salvador.Compra da vacinaApesar de fazer parte dos estudos de fase 3 da vacina, o imunizante ainda está fora do radar do Ministério da Saúde já que o país ainda não tem um acordo direto para a compra do mesmo.
Na última semana, o Ministério da Saúde se reuniu com executivos da Pfizer, como objetivo de conhecer os resultados dos testes da vacina produzida pela farmacêutica e as condições de compra, logística e armazenamento para uma possível inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Até o momento, o governo federal tem acordo assinado para compra da vacina produzida pela laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, no Reino Unido e também integra o Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição de imunizantes licenciados. No entanto, a vacina da Pfizer não faz parte do portfólio de imunizantes do Covax Facility.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O cantor e compositor pernambucano, Louro Santos, faleceu após um mês internado lutando contra a covid-19. Ele é pai do também cantor Victor Santos. 

Louro Santos era também instrumentista e teve passagens pelas bandas Aveloz e Forró da Malagueta. Junto com o filho, o cantor fez muito sucesso e realizou vários shows na Paraíba, onde arrastou uma multidão de fãs. 

Entre os sucessos do artista estão “Te encontrei”, “Virou minha cabeça” e ” Retrato” que interpretou junto com seu filho Victor Santos. Vários artistas gravaram suas composições como Joelma e a banda Calcinha Preta.

Não haverá velório devido à causa do falecimento e o enterro acontece em Pernambuco.

A morte foi comunicada no Facebook e no instagram da agenda do artista. Nas redes sociais, muitos fãs lamentaram a morte. 

domingo, 22 de novembro de 2020

Natercio Roldão foi indicado pelo Secretário de Educação do município de Paranatama Ednaldo Fabiano para assumir a pasta da diretoria de esportes na gestão que terá início em 2021.
Natercio é formado pela faculdade católica de Alagoas no curso de Educação Física o que deve contribuir muito para o desenvolvimento do esporte municipal, também é proprietário do Centro de Treinamento Físico NR que fica localizado aqui na cidade de Saloá.


Parabenizamos Natercio pela indicação e desejamos sucesso nessa nova jornada.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que são falsas mensagens que circulam em redes sociais e afirmam que as eleições do último domingo (15/11) foram anuladas em algumas cidades por suspeita de fraude na urna eletrônica.

Nunca houve, desde o início do uso das urnas eletrônicas, em 1996, constatação de fraude em resultados com a utilização do equipamento.

O TSE informa ainda que:


– A urna não tem conexão à internet ou via bluetooth, o que já elimina possibilidade de ataque por hackers;
– A urna possui mais de 30 camadas de segurança encadeadas para dificultar a fraude;
– Há lacres de segurança que mostram qualquer tentativa de violação;
– Antes das eleições, as urnas são expostas a hackers e especialistas que queiram testar sua segurança;
– Ao final da votação, o resultado de cada urna é impresso em cinco vias – uma delas fixada na própria seção eleitoral – e qualquer cidadão pode ter acesso por meio do BU divulgado no site do TSE ou mediante pedido ao juiz eleitoral.
– O resultado divulgado pode ser comparado com os boletins impressos.

Do TSE

quinta-feira, 05 de novembro de 2020

Os eleitores de Saloá devem ficar atentos às mudanças anunciadas pelo Cartório Eleitoral de Saloá para as eleições deste ano.

A Justiça Eleitoral avisa aos eleitores e mesários que, na Eleição do dia 15.11.2020, as seções dos locais de votação do Colégio São Vicente funcionarão no EREM na Cohab Nova, Saloá/PE.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O jovem José Cleison, de apenas 27 anos, residente na Rua Santa Quitéria na cidade de Saloá, faleceu na madrugada desta quinta-feira (29), vítima de um acidente envolvendo dois veículos na BR 423 nas proximidades da cidade de Paranatama. Pelas informações repassadas ao Blog, o sepultamento do rapaz acontecerá às 9 horas da manhã desta sexta-feira (20), no cemitério Santa Quitéria em Saloá.

José Cleison é filho de Heleno e Claudenice, sendo os irmãos Klebson, Cláudia, Guilherme, João, John Lenon e Heleninha. Os mesmos agradecem a todos que comparecerem ao velório e sepultamento.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Inclusa no roteiro de inaugurações a comunidade do Sítio Santa Tereza, teve a oportunidade de participar da entrega da mais nova escola daquela localidade. A Escola Municipal Santa Tereza com mais de 130 alunos já matriculados, deixa ser um sonho e passa a se tornar realidade para todos os moradores daquela região.

Seguindo o padrão FNDE, a Escola Municipal Santa Tereza conta com cinco salas, além de toda estrutura de secretaria, cozinha, depósitos e banheiros. A escola contará, ainda, com uma sala para atendimento psicológico dos estudantes, como também, dos profissionais que lá trabalharão, além de um belo parquinho para as crianças desfrutarem em seus intervalos.

Na oportunidade o prefeito Ricardo Alves falou da enorme satisfação em entregar mais aquela grande obra a comunidade local. Falou, ainda, da emoção em atender, também, os moradores dos sítios vizinhos, a exemplo da Camaratuba, Jacinto, Lagoa do Vicente e Maciel. O prefeito fez questão, ainda, de enaltecer que a Escola Municipal Santa Tereza torna-se um modelo no qual ele pretende estender a todas as escolas do município: o ensino integral. Possibilitando, segundo ele, um avanço gigantesco para a educação de Saloá.

A escola, chegou a funcionar no início do ano de 2020. Tendo suas atividades paralisadas, bem como a própria inauguração cancelada logo no início do ano em virtude da pandemia do COVID-19.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira, as diretrizes para a solicitação para a realização de eventos com mais de 300 pessoas no estado. As propostas, que já estão sendo recebidas, serão analisadas individualmente para a autorização de cada evento ou não. A liberação para a realização, no entanto, começa a valer a partir do dia 1º de dezembro, dentro do plano de flexibilização das atividades econômicas. Neste primeiro momento, serão avaliadas as propostas para eventos em lugares privados, já que eventos públicos não serão realizados.

De acordo com o documento com o conjunto de diretrizes e orientação para a submissão de pedidos de eventos para mais de 300 pessoas, o proponente deve ser de personalidade jurídica privada, podendo ser o promotor ou o estabelecimento. No documento, deve constar o formato do evento para que o proponente demonstre que conseguirá garantir o cumprimento dos protocolos em relação ao distanciamento social, higiene e limpeza e comunicação de monitoramento.

Além disso, o proponente vai precisar esclarecer alguns pontos específicos, ilustrando, quando necessário, com plantas, croquis, fotos e mapas, por exemplo. O primeiro deles é sobre qual tipo de evento pretende ser realizado, se social, cultural ou corporativo. Outra questão diz respeito à programação do evento, se será uma apresentação musical, festa social, esportivo, religioso, entre outro. O tamanho do público também deverá ser informado, assim como a capacidade máxima do local onde acontecerá. As características do espaço devem ser detalhadas, como tipo de ventilação e se o local é coberto ou descoberto.

Outra informação necessária é sobre o formato do evento, sobre se o público ficará sentado, em pé ou misto, além da estrutura, como camarotes ou áreas isoladas, e como o distanciamento será garantido. O proponente deverá apresentar o controle de acesso ao público, em relação à entrada e saída e quantidade de acessos. A quantidade de banheiros, acesso a eles e controle de filas também devem constar no documento. Por fim, deverão ser informados o tempo de duração do evento e o horário e a data da realização.

Do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Ainda num dia histórico para o município, no sábado (17), o prefeito Ricardo Alves e o Deputado Federal Danilo Cabral, entregaram a comunidade do Sítio Várzea da Serra, a NOVA Escola Municipal Antônio Alves de Souza, a qual tem a honra de receber o nome do seu Avó.

Uma grande estrutura com o padrão FNDE, é composta por cinco sala de aulas, além de toda estrutura de secretaria, sala de professores, sala de leitura, cozinha, depósito, banheiros e uma grande área de recreação para os mais de 80 alunos daquela localidade, como também dos Sítios Pau Santo, Morros e Cuema. Na ocasião, o Prefeito Ricardo enalteceu a importância de proporcionar, além de um ensino de ótima qualidade aos estudantes de todo município, a questão de estrutura e conforto, tanto aos alunos, como todo corpo docente daquela escola, não poderia ser deixada de lado.

A emoção também não poderia ficar de fora de tão grandioso momento. Era notório ver a gratidão dos pais presentes ao evento. Saber que seus filhos estarão em um ambiente confortável, sem dúvida, não tem preço.

Ainda na ocasião, o Prefeito Ricardo junto ao Deputado Danilo, assinaram ordem de serviço para construção de uma Quadra naquela comunidade. O prefeito lamentou o fato de que não terá tempo de inaugurar tão importante obra. No entanto, salientou , mais uma vez, a importância do esporte e lazer, também para a comunidade local e falou que deixa tal obra em andamento pretendendo visitar o início dos trabalhos ainda em 2020.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

O desempenho segue aquém do esperado, porém a partida diante do Oeste serviu para que o Náutico retomasse o caminho das vitórias. Diante do lanterna da Série B, o Timbu ultrapassou a barreira dos 500 minutos sem gols e precisou que o artilheiro Kieza, que havia marcado o último gol diante da Chapecoense, voltasse a ser decisivo para que o time pernambucano batesse o Rubrão, fora de casa, por 1 a 0. 

Com o resultado, o Náutico respira um pouco na tabela. O Timbu chega aos 18 pontos ganhos em 16 jogos disputados e segue na 15ª posição. A próxima partida do Alvirrubro é diante do Cruzeiro, no estádio dos Aflitos, no próximo domingo, às 16h. 

O jogo 

Um jogo paupérrimo. Foi isto que se viu na Arena Barueri na primeira etapa do confronto entre Oeste e Náutico. Para enfrentar o lanterna da competição, o técnico Gilson Kleina promoveu a estreia do atacante Vinícius, que se mostrou bastante participativo, sendo a principal válvula de escape, sempre pela esquerda, durante o primeiro tempo. 

Apesar de tomar a iniciativa da partida, o Timbu não conseguiu chegar com perigo ao gol defendido por Caíque França. Sem conseguir vazar as redes do time paulista na primeira etapa, o Alvirrubro ultrapassou a barreira dos 500 minutos sem marcar na Série B.  

Segundo tempo

A configuração do jogo pouco mudou após a volta dos times para a segunda etapa. Ambos os times seguiam em meio a um marasmo ofensivo com muitos erros de passes e decisões erradas de lado a lado. 

O lance que mudou a cara do jogo aconteceu aos 20 minutos. Em um lampejo, Jorge Henrique acionou Jhonnatan, que cruzou para Kieza. O atacante bateu a defesa do Oeste na velocidade e completou para o gol, o primeiro do Náutico após 528 minutos em branco. 

Com o gol, o Timbu se animou no jogo e passou a tentar ampliar o placar de maneira mais agressiva. Já o Oeste tentava esboçar uma reação, mas sem ter muita efetividade, deixando claro a fragilidade do elenco. Assim, o alvirrubro suportou a pressão nos minutos finais para voltar a vencer. 

Ficha do jogo

Oeste 0

Caíque França; Matheus Rocha (De Paula), Matheus Dantas (Diogo), Caetano e Salomão; Lídio, Éder Sciola, Caio Vinícius (Fabrício Oya) e Mazinho; Madson (Marlon) e Kauã Jesus (Ramon). Técnico: Sérgio Alex.

Náutico 1

Jefferson; Hereda, Carlão, Camutanga e Wilian Simões (Kevyn); Rhaldney, Jhonnatan (Djavan), Jorge Henrique (Dudu) e Jean Carlos (Erick); Vinícius e Kieza. Técnico: Gilson Kleina. 

Do Diário de Pernambuco

domingo, 18 de outubro de 2020

“Apoiar o esporte e oferecer mais opções de lazer para a comunidade”. Com esse objetivo o prefeito Ricardo Alves, entregou uma quadra poliesportiva. A manhã de sábado, 17 de outubro, foi festiva para os moradores de Saloá Em cerimônia que seguindo todos os protocolos contra o coronavírus contou com a presença de secretários municipais, amigos, desportistas e convidados, todos se emocionaram ao descerrar à placa de homenagem a saudosa Lídia Felix, Dona Bina.

O Deputado Federal, Danilo Cabral também participou do evento e falou de sua satisfação em ver um governo que tanto fez pela educação do município, uma cidade que só vem avançando a cada dia em todas as áreas e se destaca em âmbito estadual no quesito educação.

“Percebemos ainda no meu primeiro mandato a necessidade de quadra nessa região da cidade. Trabalhamos incansavelmente até a construção desta unidade tão importante para o esporte do município. Temos a grata satisfação de entregar mais esta obra, um espaço coberto e iluminado que irá contribuir positivamente na prática de atividade física ofertada neste ambiente”, enfatizou o prefeito.

A Quadra Manoel Vicente da Silva, padrão FNDE vem para beneficiar e muito os moradores de nosso município, e de grande importância no incentivo ao esporte no município garantindo assim uma maior qualidade.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A Prefeitura de Saloá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) kits de trabalho contendo: balança pediátrica digital, material de expediente e protetores solar (corporal e facial).  A entrega ocorreu na Casa das Juventudes e contou com a presença do prefeito do município, Ricardo Alves, da secretária de saúde, Manuela Torres, e da coordenadora da Atenção Básica, Joanny Cavalcante.

O prefeito, Ricardo Alves, aproveitou a ocasião para parabenizar todos os presentes pelo dia nacional do ACS, que é comemorado em 4 de outubro. Falou da importância do trabalho destes profissionais no acesso à saúde da população, uma vez que eles representam um elo de articulação entre a comunidade e os serviços de saúde no âmbito da atenção básica.

Na solenidade a secretária de saúde, Manuela Torres, salientou a importância da balança pediátrica como uma ferramenta de trabalho indispensável para o dia a dia do ACS. Destacou a qualidade das balanças adquiridas pelo município, que além de serem digitais, elas são portáteis e de fácil manuseio, o que facilita e qualifica o trabalho do profissional.

quinta-feira, 08 de outubro de 2020

A TV Saloá News acompanhou de perto o início das obras de pavimentação em paralelepípedo que contemplará 25 ruas, sendo 24 na sede e 1 no povoado Serrinha da Prata.

Confira a reportagem completa;

https://www.facebook.com/watch/?v=2004664872997608
terça-feira, 06 de outubro de 2020

O ensino público de Pernambuco retoma as atividades, apenas para estudantes do terceiro ano do ensino médio, nesta terça-feira (6). A volta às aulas é optativa e estudantes relatam que a alternativa das aulas presenciais está sendo bem aceita devido a dificuldade de aprendizagem com o ensino remoto. Mesmo com os estudantes na Escola Técnica Estadual Miguel Batista estando presentes para a retomada, a reportagem do Diario não encontrou professores na escola visitada.

A ausência dos professores pode ser explicada pela decisão do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Augusto Angelim, que determinou, ainda na manhã desta terça-feira, a suspensão do retorno também na rede estadual de Pernambuco. A liminar deferindo a ação civil pública Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) também é desta terça-feira. Na liminar, o juiz ressalta que a  decisão vale “até que se adotem as medidas necessárias para garantir o direito à saúde dos profissionais de educação, inclusive com a criação de uma Comissão Setorial”. O magistrado enfatiza ainda que o Sintepe, enquanto órgão de representação da categoria, não foi ouvido e sequer informado da reabertura.

Com isso, estudantes que compareceram a escola foram apresentados aos protocolos estabelecidos pelo estado para que a retomada seja realizada com poucos riscos de contaminação. Com a prioridade voltada para os estudantes do terceiro ano do ensino médio, o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amancio, afirma que a volta é gradativa e que, por serem mais velhos, os alunos do último ano compreendem melhor as regras de convivência. “Ensino fundamental e educação infantil  continuam com as aulas suspensas. Estamos tratando só com ensino médio que são estudantes mais velhos e entendemos que eles têm mais condições dos cumprimentos dos protocolos”, destacou. 

Questionado sobre a suspensão das aulas da rede particular de ensino, o secretário conta que a decisão é tomada pelas autoridades de saúde do Pernambuco e repassada, destacando que as aulas presenciais são opcionais para o estudante da rede pública.  “A decisão da retomada não cabe a secretaria da educação, cabe às nossas autoridades de saúde. Elas vêm ao longo dos últimos meses acompanhando como está a situação da Covid-19 no nosso estado”, finalizou. 

A estudante do último ano do ensino médio Iris Araújo, de 16 anos, conta que prefere as aulas presenciais para compreender assuntos de maior  dificuldade. Ela fala ainda que está apreensiva para o Enem por estar tendo muita dificuldade para estudar de maneira remota. “É muito difícil compreender as aulas virtualmente, principalmente matemática, física e química… são assuntos muito complexos. Então, presencialmente é muito melhor, não tem nem comparação.”, relatou a estudante. 

Do Diário de Pernambuco.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

A cidade de Saloá está um verdadeiro canteiro de obras. Diversas obras estão sendo executadas no município, e no último sábado (26) começou a requalificação da Praça do Distrito de Iatecá.

O projeto pretende revitalizar o espaço com o intuito de melhorar seu uso social, permitindo que a população desfrute de um ambiente agradável e bem estruturado, que incluirá a instalação de área de lazer e saúde. E será mais um estímulo para que a população ocupe cada vez mais os espaços públicos e possam desfrutar de um lugar bonito e agradável para confraternizar e se divertir. O Prefeito tem feito inspeções constantes em todas as obras que estão sendo realizadas.

“Nós também queremos que seja feito um trabalho de qualidade, para oferecer não somente o embelezamento, mas também durabilidade. Assim a população vai ter espaço de lazer, seguro e bem estruturado por mais tempo”, disse o prefeito Ricardo Alves em entrevista ao nosso blog.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Não é a primeira vez que publicamos aqui um resultado de excelência da educação do município de Saloá. Dessa vez trata-se do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que é organizado pelo Ministério da Educação como um dos indicadores que serve para avaliar a situação da educação municipal, estadual e até de escolas particulares. Essa avaliação ocorre a cada dois anos nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Os resultados do IDEB do município vêm em uma crescente constante desde 2013 conforme o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), saindo da nota 3,8 em 2013 atingindo 5,9 na última edição em 2019, se tornando assim a maior média dos anos iniciais do Agreste Meridional. A nota prevista para 2019 era de apenas 4,8, nota que já havia sido superada na edição de 2017.

Para os anos finais a meta esperada para 2019 era de 4,5, no entanto o município conseguiu a nota 4,7. Assim além de superar a meta para 2019 atingiu a nota que estava projetada para 2021. Importante mencionar que também vem de uma crescente constante desde 2013. Esses dados podem ser consultados no site do INEP.

Esses resultados significam que nossos estudantes estão lendo melhor a cada ano e também conseguem resolver cálculos matemáticos mais complexos, ou seja, nossos estudantes saem da escola com aprendizado mais significativo.

Tudo isso é fruto de um bom trabalho desempenhado pela Secretaria de Educação e por todas as escolas do município. Quando fala-se em escolas, trata-se de todos que fazem a escola: auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativo, professoras, professores, estudantes, coordenadoras, coordenadores, gestoras e gestores. O resultado de um bom trabalho com a educação é visto apenas em longo prazo e aqui observamos que cada ação realizada hoje nas escolas é que possibilita em um bom desempenho futuramente.

Conforme Rubem Alves: “a vida não pode ser economizada para amanhã. Ela acontece sempre no presente”. Nesse caso, o passado e o futuro são feitos hoje. O resultado que se quer alcançar amanhã deve começar hoje e quando chega-se ao resultado final, olha-se para o passado e vêse que todo trabalho desempenhado trouxe resultados positivos.

Desde 2017 a secretaria de educação iniciou o processo de reorganização do ciclo com o objetivo de cada prédio escolar recebesse estudantes de idades específicas e não como era antes, onde havia escola com crianças de 6 anos junto a adolescente de 14, 15 anos. Em 2020 esse processo foi concluído, assim as escolas da sede recebem alunos conforme a sua faixa etária oportunizando espaço adequado para cada faixa etária, garantindo uma aprendizagem mais significativa tornando os estudantes mais críticos, participativos socialmente e com a consciência de seus direitos e deveres. Como disse Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

sábado, 19 de setembro de 2020

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizaram a convenção partidária em Saloá, na última quarta feira (16), e juntos lançaram 26 candidatos ao Legislativo, dos quais nove são mulheres.

E Júnior de Rivaldo foi o nome indicado e aprovado pelo MDB para disputar o executivo, e Ronaldinho Birunda (PSB) para vice-prefeito. O evento aconteceu na Casa da Juventude e contou com a presença apenas dos convencionais, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. A população pode acompanhar ao vivo pelas redes sociais.

Júnior de Rivaldo é o candidato a prefeito indicado pelo atual gestor do município, Ricardo Alves que vêm desempenhando uma gestão jamais vista na cidade, que devido tantas ações é considerada um “canteiro de obras”.

Confira a lista de candidatos a vereador pelo MDB:

Eduardo de Antônio Dentista

Jamelão

Reinaldo Martins

Beto da Saúde

Lucineide de João Martins

Léo de Siqueira

Cida da Saúde

Edivaldo de João de Regina

Pim da Prata

Paulo da Saúde

Libânia Miranda

Confira a lista de candidatos a vereador pelo PSB:

Ivan do Côema

Tisley Vicente

Vilma da Prata

Izabel Alves

Juca

Zé do Padre

Vieirinha

Professor Deangelles

Júcelio Agente de Saúde

Ronaldo da Camaratuba

Noberto de Berto

Jean França

Zenilda Brandão

Ana Alves

Kaline Birunda

sábado, 12 de setembro de 2020

Um dos Judocas mais novos da região e já tem na bagagem grandes vitórias, e neste sábado (12) José Maria Neto, participou e foi campeão em sua categoria do primeiro Open Pernambucano Virtual de Judô 2020.

Neto é membro da Associação Carlos Tevano de Judô que também participou e ficou em primeiro lugar em todas as categorias na competição que aconteceu por transmissão no youtube, devido a Pandemia do novo Coronavírus.

Neto que já soma diversas vitórias, e tem força de vontade em participar das competições e sempre conta com o apoio do Prefeito Ricardo Alves que apoia e incentiva o esporte no município. Sua Mãe, Eliane Rocha também a principal incentivadora do garoto no esporte e também incentiva outras crianças a praticarem o mesmo.

sábado, 12 de setembro de 2020

O Prefeito Ricardo Alves anunciou na noite desta sexta feira (11) em uma live realizada em seu facebook o nome do seu pré-candidato a Prefeito de Saloá nas próximas eleições que acontecerão dia 15 de novembro.

Júnior de Rivaldo foi entitulado pré-candidato a Prefeito e Ronaldinho Birunda indicado a vice. O lançamento da chapa foi uma das mais esperadas no município e gerou uma grande expectativa na cidade.

E a convenção acontecerá já na próxima quarta feira (16) e também será transmitida pelas redes sociais oficiais da campanha, que serão divulgadas em breve.

terça-feira, 08 de setembro de 2020

O Prefeito de Saloá, Ricardo Alves (MDB) , que já é considerado nos quatro cantos do município como um dos melhores prefeitos que Saloá já teve, irá anunciar na próxima sexta-feira (11) às 19hs, o nome do seu candidato à sucessão municipal.

Será durante uma Transmissão pelo seu facebook oficial (www.facebook.com/oficialricardoalves). O evento seguirá os protocolos de segurança contra a disseminação do novo Coronavírus.

terça-feira, 08 de setembro de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá confirmou na noite desta segunda feira (07/09) mais dois casos da Covid-19 no município, são pacientes com sintomas leves, o município chegou a 100 contaminados pelo coronavírus, sendo 60 recuperados; 31 em recuperação e 09 óbitos.

Confira a nota oficial da secretaria:

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá, informa que nesta segunda-feira (07) foram confirmados mais dois caso da COVID- 19 no Município.

Os casos confirmados hoje tratam-se de munícipes com sintomas leves, que tiveram a confirmação através de teste rápido na rede municipal. Os mesmos e seus familiares estão sendo monitorados em Isolamento Domiciliar pela Vigilância em Saúde e Atenção Primária.

Reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, cumprindo todas as orientações das autoridades competentes.

domingo, 06 de setembro de 2020

O protocolo para a realização de eventos realizados por órgãos públicos e empresas em Pernambuco foi publicado no Diário Oficial deste sábado (5), pela Secretaria Estadual de Saúde. Entre as regras, estão o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes, utilização de máscara por todos e disponibilização de álcool 70%.

A partir de segunda-feira (7), podem ser realizados palestras, seminários, capacitações, congressos e eventos similares em todas as regiões do estado que estejam ou tiverem ultrapassado a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.

Segundo o protocolo, os serviços de eventos corporativos podem acontecer com até 100 pessoas e 30% da capacidade do ambiente, a depender do tamanho do ambiente. Caso seja fornecida alimentação, devem ser seguidas as normas e orientações da área específica.Confira outras regras:

  • Em caso de ter alvará sonoro para música ambiente, é preciso respeitar a limitação de 60 decibéis;
  • Facilitar a entrada e saída dos participantes ampliando, se possível, o número de acessos. Se o estabelecimento tiver mais de uma porta, considerar instituir portas exclusivas para entrada e portas exclusivas para saída dos participantes;
  • Escalonar a saída do evento por fileira de assentos, para evitar aglomerações. A saída deverá iniciar pelas fileiras mais próximas à saída;
  • Orientar a utilização preferencial de escadas para acesso ou no caso de uso de elevador ser necessário, respeitar a limitação de distanciamento;
  • Manter o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas dentro do espaço de eventos, inclusive em filas e cadeiras;
  • Evitar atividades de endomarketing que possam causar aglomeração;
  • Em caso de haver mesas, deve-se respeitar um limite máximo de 10 pessoas por mesa;
  • Durante a montagem, a realização e desmontagem dos eventos, manter o distanciamento entre as pessoas 1,5 metro, sempre que possível;
  • Trabalho que requer proximidade pessoal entre trabalhadores deve ser minimizado;
  • É recomendado aos guichês de atendimento ao público nos pontos de coleta ter anteparos de vidro ou acrílico;
  • Todos os funcionários, participantes e prestadores de serviço deverão fazer uso obrigatório da máscara durante todo o evento;
  • Se o evento oferecer alimentação aos participantes, os mesmos devem retirar as máscaras apenas na hora de se alimentarem;
  • Reforçar a limpeza e a desinfecção das superfícies mais tocadas e dos banheiros;
  • Disponibilizar para funcionários e participantes, em todos os pontos de entrada e de atendimento, álcool gel 70%;
  • Como produtor do evento, o contratante deve assumir as responsabilidades cabíveis em caso de descumprimento das determinações;
  • Colocar, em local visível, sinalização indicativa de número máximo de pessoas permitido;
  • O protocolo deve incluir o acompanhamento diário da sintomatologia dos trabalhadores;
  • Instituir mecanismos e procedimentos para que os funcionários, participantes e prestadores possam reportar se estiverem com sintomas de gripe ou similares ao da Covid-19, ou se teve contato com pessoa diagnosticada;

Do G1 Pernambuco!

quarta-feira, 02 de setembro de 2020

A nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começa a circular hoje (2). Segundo o Banco Central (BC), será a sétima cédula da família de notas do Real. Serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades. Ainda não foi divulgada a imagem da nova cédula.

A cerimônia de lançamento das novas cédulas será às 13h30 de hoje e será transmitida pelo canal do BC no YouTube.

O lobo-guará foi escolhido em pesquisa realizada pelo BC em 2001 para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país.

De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.

Do Diário de Pernmabuco

terça-feira, 25 de agosto de 2020

E essa terça feira (25) é um dia de comemoração no município de Saloá, pois hoje foram retomadas as atividades do Banco do Brasil em seu novo prédio que foi reconstruído devido a um assalto no ano de 2018.

Após uma longa construção, foi entregue a população em prédio novo, amplo, tecnológico que garantirá um melhor atendimento a toda população e clientes do Banco que é modelo. O Banco também segue todas as orientações no combate ao Coronavírus. Informamos também que a Agência ainda não está realizando pagamentos e saques.

Relembre o caso:

Uma agência do Banco do Brasil foi alvo de explosão na madrugada desta quarta-feira (3) em Saloá, no Agreste de Pernambuco. Segundo informações do 9° Batalhão da Polícia Militar, dez suspeitos chegaram ao estabelecimento, localizado na Praça Agamenon Magalhães, no Centro, por volta das 3h, e praticaram a ação.

Os homens utilizaram explosivos para ter acesso ao banco e explodiram a parte interna do local, onde se encontra os caixas eletrônicos. Durante a ação, policiais chegaram ao local e se depararam com os suspeitos, iniciando uma troca de tiros.

Ninguém ficou ferido. Os suspeitos conseguiram fugir em dois veículos pela PE-223, em direção ao município de Terezinha, também no Agreste. A Polícia Militar continua realizando diligências pela região, mas, até o momento, ninguém foi preso.

A área foi isolada e ainda não se sabe a quantia em dinheiro levada pelos suspeitos. Moradores de Saloá relatam que, além da madrugada de terror, estruturas de casas vizinhas foram danificadas pela explosão. O Instituto de Criminalística (IC) foi chamado e a Polícia Civil irá investigar o caso.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Cientistas em Hong Kong anunciaram, nesta segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus. O comunicado divulgado informa que o paciente teve um segundo diagnóstico após quatro meses e meio do primeiro episódio.

Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e afirmaram ter encontrado sequências virais diferentes na primeira e segunda infecção, o que os convenceu de que o paciente, um homem de 33 anos, foi contaminado duas vezes. 

Na primeira, ele teve apenas sintomas leves; na segunda, nenhum sintoma.

OMS classifica como ‘é possível’
De acordo com Maria van Kerkhove, líder técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), “é possível” que este seja o primeiro caso confirmado de reinfecção no mundo.

“O que entendemos é que pode ser um caso de reinfecção. É possível”, afirmou.

Segundo van Kerkhove, os cientistas descobriram 24 partes do código genético na segunda amostra que eram diferentes do primeiro vírus.

Do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Foram 106 edições de espera. Na última década, duas chances perdidas calaram um grito que, por muito tempo, pareceu distante. Para muitos impossível. Inalcansável. Até esta quarta-feira, quando ele, enfim, ecoou em alto e bom som um grito: é campeão! Que encarna a resistência de um povo – e de um time – que não desiste. O sertanejo é antes de tudo, um forte. E Salgueiro, é mais do que nunca, campeão. O primeiro clube a conquistar o título pernambucano. Um feito para a história. 

E como não poderia deixar de ser, a conquista veio de forma sofrida na noite desta quarta-feira. Contra o Santa Cruz, o Carcará venceu nos pênaltis por 4 a 3 (após empate sem gols no tempo normal) e alçou seu maior voo. Uma nova página da vasta história do estadual. Agora pintada de vermelho, branco e verde. Uma página sertaneja. 

O jogo 

O início da decisão do Pernambucano teve dois lances polêmicos. Ambos pelo lado do Santa Cruz – amplamente melhor no primeiro tempo. Aos 13 e aos 16 minutos, um gol coral anulado por impedimento e uma falta na entrada da pequena área que o juiz não interpretou como pênalti.   

Mesmo compacto na defesa e dono das maiores investidas do jogo, faltava ao Santa Cruz criatividade no ataque para furar o bloqueio do Carcará. Sem muito sucesso, o Salgueiro acordou no jogo. E, em uma oportunidade, levou bastante perigo à meta tricolor. Ciel cruzou, a bola passou por toda a defesa e sobrou para Arthur finalizar, mas o zagueiro furou o lance. Resumo de um primeiro tempo sem maiores emoções.  

Segundo tempo

O Salgueiro voltou mais atento à marcação na etapa complementar, inibindo com eficiência o Santa Cruz, que não chegou com tanta frequência na defesa sertaneja como no primeiro tempo. Apenas aos 20 minutos que o tricolor assustou. Em cruzamento, Danny Morais ganhou de cabeça, a bola apareceu para Wiliam Alves que, cara a cara com César Tanaka, finalizou fraco e o goleiro do Carcará defendeu. 

Em seguida, veio a melhor chance do Santa Cruz. Em uma investida no ataque, Victor Rangel mandou a bola para área do Salgueiro. Paulinho, no rebote, pegou mal, a bola sobrou para Didira que, de frente para o gol, chutou, mas parou em Tanaka. Sem alteração no placar, o jogo foi para os pênaltis. E aí brilhou a estrela de Ciel, Muller, Adenílson e Alisson. Um dos tantos protagonistas de uma vitória heróica, única. Para sempre.  

Ficha do jogo 

Santa Cruz 0 (3)

Salgueiro 0 (4)

Do Diário de Pernambuco.

quarta-feira, 05 de agosto de 2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (4), 432 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 59 (13,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 373 (86,3%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, Pernambuco totaliza 98.833 casos já confirmados, sendo 23.871 graves e 74.962 leves.


Além disso, o boletim registra 75.769 pacientes recuperados da doença, o que representa 76,6% do total de infectados pela Covid-19 em Pernambuco. Destes, 13.038 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 62.731 eram casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 182 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes de outros estados e países.

Em coletiva de imprensa nesta terça, o secretário estadual de saúde, André Longo, ressaltou a importância do comportamento da população em relação às medidas de prevenção e isolamento social, além da contínua abertura de leitos para acolher e tratar os pacientes. “Gostaria de ressaltar que do número de recuperados em nosso estado mais de 13 mil pacientes graves demandaram leitos na rede pública de saúde. Os novos leitos abertos pelo governo do estado e pela Prefeitura da Cidade do Recife, além de outras prefeituras, foram fundamentais para sua recuperação e manutenção da vida”, afirmou.

“Temos um longo caminho pela frente porque o vírus continua circulando entre nós e contaminando pessoas. E, quando anunciamos nosso plano de convivência com a Covid-19, sempre deixamos claro que o comportamento da sociedade seria determinante para a ativação de cada novo passo. Assim como também sempre ressaltamos que, se fosse necessário para salvar vidas, daríamos passos para trás”, completou André Longo.

No boletim de hoje, também foram confirmados laboratorialmente 48 óbitos, sendo 27 pacientes do sexo masculino e 21 do sexo feminino. Com isso, o estado totaliza 6.717 mortes pela doença. As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 24 de maio e 3 de agosto. Do total de mortes do informe, 17 (35,4%) ocorreram nos últimos três dias, sendo duas mortes registradas ontem, quatro mortes no domingo e 11 no sábado. Os outros 31 óbitos (64,6%) ocorrem entre os dias 24 de maio e 31 de julho. Os pacientes tinham idades entre 31 e 102 anos.

Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Arcoverde (2), Bezerros (1), Bonito (2), Cabo de Santo Agostinho (2), Cachoeirinha (1), Caruaru (3), Escada (1), Ilha de Itamaracá (1), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (7), Olinda (6), Paulista (3), Pedra (2), Recife (9), Ribeirão (1), Salgueiro (2), Santa Cruz do Capibaribe (1), Toritama (1), Trindade (1) e Vitória de Santo Antão (1).

Dos 48 pacientes que vieram a óbito, 35 apresentavam comorbidades confirmadas, como diabetes (19), hipertensão (16), doença cardiovascular (14), doença renal (8), obesidade (5), doença

respiratória (5), doença de Alzheimer (2), histórico de AVC/AVE (2), imunossupressão (2), doença neurológica (1), histórico de tabagismo (1) e etilismo (1). A SES-PE esclarece que um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Seis não tinham doença pré-existente, e os demais casos ainda estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 19.277 casos foram confirmados e 26.608 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública – estadual e municipal -ou privada.

Do Diário de Pernambuco.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

O Grupo Monte Horebe anunciou em suas redes sociais que nos próximos dias realizará a live “Louvor e Adoração” que contará com a presença de várias personalidades do meio gospel.

O empresário Zelandyo Monte Horebe se limitou a informar ao nosso blog que dentro de alguns dias a data e os nomes que participarão do evento, e que o público não perde por esperar. Aguardem!

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Imagem ilustrativa/ google imagens

Um tremor de terra foi registrado em Lajedo Jurema, no Agreste de Pernambuco, e Quipapá, na Mata Sul, no sábado (25).

De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor teve uma magnitude de 2.4 na Escala Richter.

Do G1 Caruaru e Região

domingo, 26 de julho de 2020

Em função do avanço do Agreste no Plano de Convivência com a Covid-19, possibilitando a reabertura do comércio em Saloá, a Prefeitura Municipal de Saloá informa que as linhas do Transporte Alternativo Municipal voltaram a funcionar desde o dia 13 de julho. Seguindo orientações da Vigilância em Saúde do município.

Para garantir a proteção dos motoristas e dos passageiros, a Secretaria Municipal de Saúde montou um guia de boas práticas para tornar o transporte alternativo seguro. Os motoristas foram orientados a seguir todas as recomendações, entre elas: Limitar o Número de Passageiros em 50% da capacidade do veículo, realizando marcações no assento para manter um distanciamento social aceitável; O uso de máscara é obrigatório dentro do veículo; Disponibilizar álcool em gel a 70% para a hora do embarque e desembarque; e Realizar desinfecção interna do ambiente durante todo o dia, conforme a legislação vigente.

Além dessas orientações necessárias, a secretária municipal de saúde capacitou os fiscais dos carros para verificar a temperatura corporal de todos os passageiros antes do embarque. Com essas medidas conseguiremos tornar o serviço seguro, sem colocar em risco a população.

Reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, cumprindo todas as orientações das autoridades competentes.

Assessoria de Comunicação de Saloá

sexta-feira, 24 de julho de 2020

O maior estudo brasileiro sobre o uso da hidrocloroquina para tratamento da covid-19 mostrou que o medicamento não faz efeito contra a doença. O estudo é mais um que atesta a ineficência da droga no tratamento da covid.

Publicada nesta quinta-feira (23/7), na revista New England Journal of Medicine, a pesquisa analisou se a hidroxicloroquina associada ou não à azitromicina, teria benefícios no tratamento de pacientes com formas leves e moderadas da covid-19. Foram analisados 667 pacientes em 55 hospitais brasileiros. Os pacientes foram divididos em três grupos: um que recebeu cloroquina, outro cloroquina e azitromicina e outro só o suporte de ventilação. O resultado é que não houve diferença entre os três grupos.

Os pacientes que receberam o tratamento com a cloroquina ainda tiveram alterações nos exames de eletrocardiograma e aumento das enzimas TGO/TGP, o que pode significar lesão hepática.

Para fazer o estudo foi feita uma aliança chamada Coalização covid-19 Brasil, formada por Hospital Israelita Albert Einstein,HCor, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP– A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

O estudo sai na mesma semana que um outro, publicado revista Nature, que mostrou que a cloroquina tem efeitos nas células dos macacos, mas não serve para evitar a ação do vírus no pulmão humano.

O remédio usado em tratamentos de malária e lupus é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de tratamento para a covid-19. Em uma live, o presidente chegou a dizer que não há comprovação que o remédio funcione, mas também não há de que não funcione.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 20 de julho de 2020

A Barra Nova Perfumaria & Acessórios está completando um ano no comércio do nosso município, com os melhores preços, o melhor atendimento e produtos de alta qualidade é que faz da Barra Nova Acessórios uma loja modelo em Saloá.

Além de todos os produtos, só lá você também pode realizar pagamentos de boletos, recargas telefônicas e saques referentes ao Banco do Brasil tudo com a maior comodidade e segurança.

E nesse aniversário quem ganha é você cliente com promoções imperdíveis e sorteios para você que a um ano faz da Barra Nova Acessórios a sua loja em Saloá.

Passe lá ainda hoje e confira o que separamos para vocês!

domingo, 19 de julho de 2020

No último dia 10 de julho de 2020 a redação do Blog Saloá News entrou em contato com a VIVO para buscar informações sobre as falhas no sinal da operadora em nosso município, enviamos um e-mail detalhando o problema.

Na última quarta feira (15) a Operadora nos enviou uma resposta sobre o problema, confira na íntegra o e-mail encaminhando para o Blog Saloá News.

Olá, Fellipe.

Sou Lucas Amorim, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail 10/07/2020, referente a linha 879814*-****.

Em atenção ao seu e-mail informo que, existem áreas de sombras (como prédios e edifícios ou locais arborizados) que dificultam a propagação e a abrangência do sinal assim como as variações climáticas que influenciam na emissão do mesmo, estamos trabalhando para que nossos serviços disponibilizados no uso de telefonia móvel e internet tenham maior abrangência. Ou seja, pode ser por um desses motivos a dificuldade de sinal na localidade informada. No entanto, foram efetuadas algumas atualizações na linha e caso não resolva a dificuldade, por gentileza, nos retorne via e-mail ou pelo * 8486 para que possamos melhor analisar.

Estou à disposição se precisar de esclarecimentos.

O protocolo de atendimento é 20206609059815?, o mesmo será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas.

Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo e recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse www.vivo.com.br/meuvivo e confira.

Atenciosamente,

Lucas Amorim

Esperamos assim que dentro de alguns dias o sinal da operadora volte ao normal em nosso município, já que é a única operadora que oferta o serviço em Saloá.

domingo, 19 de julho de 2020

Faleceu na noite deste sábado, 18 de julho, o bispo da Diocese de Palmares (PE), dom Henrique Soares da Costa, 57 anos, em decorrência da Covid-19. Dom Henrique estava desde o último dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Memorial São José, no Recife (PE). No último dia 16, ele apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado.

Desde a segunda-feira, 13 de julho, a diocese de Palmares promove a “Semana de Oração pela recuperação de dom Henrique”. A cada dia uma forania ficou responsável por conduzir momentos de intercessão pela saúde do bispo, das 8h às 12h, com transmissão pela internet.

De acordo com a Pastoral da Comunicação (Pascom) de Palmares, o bispo estava consciente e seu estado de saúde foi considerado estável. “Ele está sereno e enfrentando este momento com muita espiritualidade. Seguimos pedindo ao Sagrado Coração de Jesus [padroeiro da Diocese de Palmares] que derrame sobre nosso bispo a cura e que ele retorne a seu pastoreio”, afirmou o coordenador diocesano da Pascom, padre Ivanildo Oliveira.

No site da diocese, em seu último artigo publicado dia 30 de junho de 2020, o bispo escreveu sobre “Pedro e a Igreja e Pedro na Igreja”, no qual aprofundou o papel de Pedro e Paulo, apóstolos, na edificação da Igreja de Cristo. “Os dois eram como um só! E ainda, para terminar o mais importante: o amor manifestado na total coerência de vida, na entrega de toda a existência doada a Cristo Senhor, o Messias, o Filho do Deus vivo: ‘Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos’. Sem isto, nenhum ministério pastoral na Igreja é legítimo ou digno do Cristo, Bom e único Pastor do rebanho!”, escreveu.

Trajetória

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no Seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” (“Apascentar em Cristo”).

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.

Também foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, coordenador da Comissão de Educação Política, articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano O Semeador, em Maceió.

Ele foi bispo Titular de Acúfida e auxiliar e vigário geral de Aracaju desde 2009. Apresentou o programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe, foi bispo referencial para os Religiosos do Regional Nordeste III da CNBB, vice-presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de julho de 2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta quarta-feira (15), que 91,8% dos profissionais de saúde infectados com a Covid-19 no estado estão curados da doença. Ao todo, 17.476 casos foram confirmados entre profissionais de saúde e 22.879 descartados. Até essa terça-feira (14), do total que contraiu a doença, 17.343 já estão curados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública – estadual e municipal – ou privada.

A SES-PE confirmou, no novo boletim epidemiológico, 1.384 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados ontem (15.07), 1.221 (88%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 163 (12%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, Pernambuco totaliza 74.960 casos já confirmados, sendo 21.484 graves e 53.476 leves.

O boletim de ontem também registra um total de 53.355 pessoas recuperadas da doença. Desses, 10.946 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 42.409 casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 181 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

Foram confirmados laboratorialmente 57 óbitos, sendo 31 pacientes do sexo feminino e 26 do sexo masculino. Com isso, o estado totaliza 5.772 mortes pela doença. As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 22 de abril e 14 de julho. Do total de mortes do informe de hoje, 35 (61%) ocorreram de 22 de abril a 11 de julho. As outras 22 (39%) ocorreram nos últimos três dias. Os pacientes tinham idades entre 27 e 96 anos. As faixas etárias são: 29 a 29 (1), 30 a 39 (3), 40 a 49 (3), 50 a 59 (4), 60 a 69 (17), 70 a 79 (14), 80 anos ou mais (15).

Do Diário de Pernambuco.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

A Prefeitura de Saloá distribuiu kits com máscaras, álcool gel a 70%, borrifador e óculos de proteção para os mototaxistas do município. A equipe da Secretaria de Saúde visitou todos os pontos da cidade, distribuindo os itens de proteção contra a covid-19.

Saloá já iniciou ações de flexibilização com abertura de alguns estabelecimentos e liberação de serviços. A medida de distribuição dos itens foi realizada para proteger trabalhadores e população usuária do serviço. “Reforçamos que apesar da flexibilização ainda vivenciamos uma pandemia e o isolamento social é a arma mais poderosa para enfrentar o coronavírus. Pedimos que a população só saia de casa quando necessário e que ao sair não esqueça de usar máscaras, álcool e lavar bem as mãos”, orientou a secretaria de Saúde, Manuela Torres.

Os mototaxistas aprovaram a ação e destacaram que é muito importante ter acesso a máscaras e ao álcool gel. Afirmaram que a medida vai proteger eles, as suas famílias e os clientes.

Para o Prefeito Ricardo Alves, a iniciativa, além de trazer maior proteção aos trabalhadores e clientes, vai criar novos hábitos e incentivar a prevenção. “Aqui no município estamos desenvolvendo uma série de ações de combate ao coronavírus e a flexibilização de serviços e atividades econômicas vem sendo realizada com muito cuidado e segurança. Estamos vigilantes e acompanhando todos os passos da reabertura e retomada da economia”, destacou o gestor.

#TodosContraoCoronavírus

Assessoria de Comunicação de Saloá (Texto: Igor Fellipe Gomes)

terça-feira, 14 de julho de 2020

Atenção a todos de Saloá e Região!

Agora você têm um serviço de qualidade em viagens diariamente para Recife. Viaje com a “Ruberlon Tour” e tenha conforto, comodidade e segurança. Temos veículos particulares para viagens de Garanhuns à Recife diariamente, com saída de Garanhuns pela manhã e saída do Recife à Garanhuns na parte da tarde. Também levamos e trazemos encomendas.

Quanto aos passageiros, não precisam se preocupar, pois, buscamos e deixamos em seus endereços. Fazemos também translados para aeroportos, festas e cidades vizinhas. Entre em contato hoje mesmo com a “Ruberlon Tur” que tem motorista natural de Saloá/PE. Agende já sua viagem pelos telefones: 81 9.8273 -7915 vivo ou 81 9.7909-4775 zap. “Ruberlon Tour”, Aqui você viaja tranquilo.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, após avaliação dos dados de saúde, liberou a realização, sem público, de jogos de futebol em todo o estado a partir do dia 19 deste mês. No dia 20, ficará liberado o funcionamento de serviços de alimentação, com horário reduzido, permanecendo fechados das 20h às 06h, e academias de ginástica, com novos protocolos, na Macrorregião de Saúde I. A medida alcança os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Matas Norte e Sul.

Em acordo firmado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou definido que as duas partidas finais do Campeonato Estadual serão realizadas na Arena de Pernambuco. 

A partir da próxima segunda-feira (13), a Macrorregião de Saúde II, que engloba os municípios do Agreste, que estavam na Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, avançam para a Etapa 4. O que permitirá o funcionamento das lojas de varejo de rua, os salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial. 

As cidades das Macrorregiões III e IV, que compreendem o Sertão pernambucano, permanecem ainda nesta mesma fase. Os dados de saúde desses municípios, no momento, não permitem o avanço dessa região no Plano. 

A avaliação feita pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco é contínua e leva em consideração indicadores de saúde, como o número de casos registrados, de óbitos, pressão sobre a rede hospitalar, entre outros fatores que contribuem para o planejamento de combate à pandemia. Essa análise permitirá, caso necessário, a implantação de medidas restritivas específicas e a possibilidade de recuo das regiões na retomada das atividades econômicas.

quarta-feira, 01 de julho de 2020

O economista Carlos Decotteli deixou, nesta terça-feira (30), o comando do Ministério da Educação antes da própria posse. Desde a sua nomeação, ocorreram revelações que apontaram inconsistências no currículo de Decotelli – falsos títulos de doutorado na Argentina e pós-doutorado na Alemanha, além da denúncia de plágio na tese de mestrado. O estopim da polêmica foi quando a Fundação Getúlio Vargas negou que ele teria feito parte do quadro de professores efetivos da instituição – citado por ele 18 vezes no currículo Lattes.

Decotelli foi nomeado para o Ministério da Educação na última quinta-feira (25). Um dia após o anúncio de que assumiria o MEC, feito pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais, a sua formação acadêmica começou a ser contestada pelas instituições citadas em seu currículo Lattes. 

Primeiro, o reitor da Universidade Nacional do Rosário, na Argentina, respondeu à publicação de Bolsonaro no Twitter, afirmando que o recém-nomeado ministro da Educação não teria o título de doutorado naquela instituição. Decotelli cumpriu os créditos, mas foi reprovado ao defender sua tese. Em seguida, a Universidade de Wuppertal, na Alemanha, informou que Decotelli conduziu pesquisas na universidade por três meses, em 2016, mas que não concluiu nenhum programa de pós-doutorado. 

Na noite dessa segunda-feira (29), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) emitiu nota desmentindo a informação de que Decotelli teria sido professor efetivo da instituição, entre os anos de 2001 e 2018. O comunicado esclarece que ele atuou apenas nos cursos de educação continuada, nos programas de formação de executivos e não como professor de qualquer das escolas da Fundação.

O agora ex-ministro foi indicado ao cargo pela ala militar do governo, mas acabou perdendo o apoio do núcleo após as contestações à sua formação ao longo da semana, em especial à da FGV. Em um ano e meio, o Ministério da Educação caminha para o quarto ministro.

Do Diário de Pernambuco

sábado, 27 de junho de 2020

E quem disse que em Saloá não teria o tradicional São João da União?

Foi anunciado pelas redes sociais do Prefeito Ricardo Alves que na próxima segunda feira (29) dia de São Pedro a partir das 18h será realizada a Live – São João da União em Casa que terá mais de 3 horas de muita alegria, diversão e o principal só música boa.

As atrações são compostas por artistas da Terra e traz os nomes de: Wyldem Silva, Banda Sem Nome (Andrezão, Alvinho, Jhone e Lande Dantas) e Kauan Mix que já prometerão fazer um grande show para a população de Saloá e toda região.

A Transmissão ao vivo acontecerá seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, e será pelo Facebook oficial do Prefeito Ricardo Alves (www.facebook.com/oficialricardoalves) e no canal da Info TV Web no YouTube (www.youtube.com/webinfotv).

Assista, compartilhe e marque para juntos dançarmos aquele forró cada um na sua casa com a Live São João da União em Casa.

sábado, 27 de junho de 2020

A Secretaria de Saúde de Saloá acabou de atualizar o boletim epidemiológico deste sábado e com alterações, a pasta confirmou mais dois (2) casos do novo Coronavírus no município que agora totaliza 25 casos, sendo: 17 recuperados, 04 em recuperação e 04 óbitos.

Confira a nota da Prefeitura:

NOTA INFORMATIVA

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá, informa que neste sábado (27) foram confirmados mais dois casos da COVID- 19 no Município.

O Vigésimo quarto caso trata-se de um paciente com sintomas leves e teve a confirmação através de Sorologia na rede privada. O mesmo e seus familiares estão sendo monitorados em isolamento domiciliar.

O Vigésimo quinto caso trata-se de um paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), internado no Hospital Regional Dom Moura (HRDM). A confirmação foi realizada através do teste molecular (PCR-SWAB).

Reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, cumprindo todas as orientações das autoridades competentes.

Saloá, 27 de junho de 2020

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Saloá agora conta com o Mercadinho Estrela que conta com ampla variedades em gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene e com uma grande novidade, só lá você encontra queijo de coalho e manteiga fresquinhos e um belíssimo hortifruti e o melhor tudo com o menor preço de Saloá e Região.

O Mercadinho Estrela está localizado na 1ª Travessa Eurico Pereira Marçal e está de portas abertas para lhe atender, aceitando todos os cartões de crédito e débito e lembra a todos os clientes que o uso de máscara é obrigatório.

Venha conferir!

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Inicialmente concentrada nas capitais, a pandemia de Covid-19 tem avançado com maior força nas últimas semanas para o interior, que já concentra 59% dos casos registrados no país.

Para comparação, até o início da segunda quinzena, 65% dos casos eram em capitais e apenas 35% estavam em cidades do interior.

Pouco mais de um mês depois, no fim de maio, esse percentual se equiparou, e o avanço segue desde então. Atualmente, 19 estados já têm maior proporção de casos no interior do que nas capitais.

Quando observado o total de mortes, esse parâmetro também se aproxima: 48% dos registros estão no interior e 52% nas principais cidades de cada estado.

Os dados são do mais recente boletim epidemiológico semanal do Ministério da Saúde, que voltou a ser publicado na quinta-feira (18), após duas semanas sem ser divulgado.

A retomada das publicações ocorre em meio a críticas de especialistas e entidades de saúde sobre mudanças na divulgação de dados da epidemia da Covid-19 no país.

Nas últimas semanas, o ministério atrasou publicações e chegou a retirar de suas plataformas o total de casos e mortes pela doença. Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), recuou e voltou a divulgar os dados -análises detalhadas em documento, porém, não eram divulgadas desde o final de maio.

No balanço, além de apontar a evolução da interiorização, o ministério faz uma análise da distribuição dos casos conforme o porte populacional dos municípios.

Até o fim da última semana, quando os dados foram contabilizados, 4.590 cidades -o equivalente a oito em cada dez municípios do país- já tinham ao menos um caso registrado da Covid-19.

Dos 980 municípios sem nenhum registro de caso, 969 eram cidades com até 25 mil habitantes.

Das cidades entre 25 mil e 49 mil habitantes, só dez não tinham registros até o fim da última semana. Eram elas: Ipixuna (AM), Iraquara (BA), Santana (BA), Capelinha (MG), Itamarandiba (MG), Jaíba (MG), São João da Ponte (MG), Astorga (PR), Jaguarão (RS) e Três Coroas (RS).

Acima de 50 mil, só uma: Prudentópolis (PR). A situação, porém, mudou nos primeiros dias da última semana. Na segunda-feira (15), a prefeitura divulgou o primeiro caso confirmado.

Quatro dias depois, o total já chegava a seis confirmações. Também havia ao menos 23 à espera de resultado de exames.

Para o Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os casos crescem no interior, o país já dá os primeiros sinais de uma estabilização na curva geral de casos -ou seja, quando o aumento ocorre em ritmo mais lento ou semelhante a semanas anteriores.

A pasta, porém, frisa que ainda é preciso confirmar essa análise nas próximas semanas.

“Faz-se necessário acompanhar durante a semana se a tendência de estabilização no número de casos se mantém, ou se é um reflexo de uma possível redução no número de testes causados pelo feriado prolongado em algumas cidades brasileiras”, aponta documento da pasta.

A possível estabilização também ocorre em um momento em que o país registra números altos de novos casos e mortes, e o total de óbitos ainda em investigação ainda supera cerca de 3.500 casos a cada dia.

O Brasil já superou a marca de 1 milhão de casos da Covid-19, com mais de 50 mil mortes, segundo dados compilados por meio de consórcio de veículos de imprensa, do qual a Folha faz parte.

Análise em boletim epidemiológico aponta ainda uma possível tendência de desaceleração da curva nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Já as regiões Sul e Centro-Oeste ainda estariam em uma fase anterior da epidemia, “porém já mostrando incrementos importantes nas últimas semanas”.

Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará são ainda aqueles com maior número de novos casos.

A maioria dos estados, porém, “apresenta tendência de redução ou estabilização, embora seja muito prematuro afirmar que essa tendência permanecerá ao longo das próximas semanas”, diz a pasta no documento, citando ainda duas exceções nesse cenário: Paraíba e Espírito Santo, estados que apresentam tendência de aumento em casos e mortes.

O documento da pasta mostra ainda que, no Nordeste, a região litorânea ainda têm alta concentração de casos, embora seja possível ver um processo de interiorização.

No Sudeste, o maior volume ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No sul, dados apontam maior impacto da epidemia em municípios da Serra Gaúcha, oeste catarinense e norte do Paraná.

A pasta aponta ainda o que chama de “cenário particularmente preocupante” no Centro-Oeste, com “padrão de espraiamento” pelo território em mais cidades -enquanto inicialmente havia uma concentração mais expressiva em Brasília.

Do Diário de Pernambuco.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Lazer, bem-estar e convivência estarão ainda mais presentes no cotidiano dos moradores da Praça Agamenon Magalhães. Nesta quarta-feira (17) foram iniciadas as obras de reforma e requalificação da Praça Agamenon Magalhães.

O local passará por uma completa reforma na infraestrutura como: jardinagem, iluminação, substituição do calçamento, ganhará uma pista de cooper, uma área de lazer para as crianças (parquinho), um pátio de eventos que também abrigará a feira livre do município. E comprometida com o meio ambiente a Prefeitura também fará o plantio de mais árvores no local.

A entrega de mais um equipamento de lazer e convivência deverá acontecer em  poucos meses e reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Saloá com a qualidade de vida dos saloaenses. “Essa praça é importante por se tratar de um espaço grande em que os moradores terão diversas opções de lazer. Vamos valorizar o bairro e toda a cidade. Era um sonho antigo dos moradores e agora estamos dando início a este projeto que só trará melhorias nas vidas de todos”, reforça o Prefeito Ricardo Alves.

Para os moradores da praça, o início das obras foi motivo de comemoração. “A gente espera por esse momento há muito tempo. Foram várias gestões que trataram nossa demanda com descaso e, finalmente, temos um gestor que tratou com sensibilidade o que nós estávamos pedindo, afirmou um morador da Praça Agamenon Magalhães.

Assessoria de Comunicação de Saloá

quinta-feira, 18 de junho de 2020

E no início da noite desta quinta feira (18) a Secretaria Municipal de Saúde de Saloá confirmou mais dois casos do novo Coronavírus no município. Agora o município totaliza 21 casos confirmados sendo: 11 recuperados, 07 em recuperação e 03 óbitos.

Confira a nota da Prefeitura:

NOTA INFORMATIVA

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá, informa que nesta quinta feira (18) foram confirmados mais dois casos da COVID- 19 no Município.

O Vigésimo caso trata-se de um paciente com sintomas leves, que está sendo monitorado em Isolamento Domiciliar. A confirmação foi realizada através de Teste Rápido na Rede Municipal.

O Vigésimo Primeiro trata-se de um paciente assintomático, que está sendo monitorado em isolamento domiciliar. A confirmação foi realizada através de sorologia na rede privada.

Reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, cumprindo todas as orientações das autoridades competentes.

Saloá, 18 de junho de 2020

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Será sem o abraço e apertos de mão entre fiéis que as igrejas, templos, terreiros e demais espaços de cultos religiosos retomarão o funcionamento a partir da próxima segunda-feira em Pernambuco. A quarta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, elaborado pelo governo do estado foi divulgado ontem e será estendido por todo território, exceto para aquelas 85 cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns, que não avançaram para esta etapa. O retorno após o três meses, entretanto, só poderá ser realizado seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária para os espaços religiosos e regras de distanciamento para os frequentadores.

Entre as orientações, só será permitida a ocupação de 30% do espaço físico e os assentos devem preservar a distância mínima de 1,5 metro entre os fiéis. De preferência, devem ser disponibilizadas cadeiras e bancos individuais. Para locais com bancos coletivos, estes devem ser reorganizados e demarcados para garantir o afastamento exigido. Há limite de 50 pessoas nos templos com capacidade até mil lugares e 300 pessoas, nos locais com capacidade acima de mil lugares.

Haverá controle no fluxo de entrada e saída e restrição para idosos e crianças menores de 10 anos, que não devem comparecer às missas e cultos. O protocolo pede, ainda, ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e demais formas de contato físico. De acordo com o governador Paulo Câmara, as atividades religiosas têm um papel fundamental para a sociedade e asseguram o conforto espiritual. “As práticas religiosas são muito importantes, sobretudo em um momento tão difícil como o que estamos atravessando. Mas precisam ocorrer com consciência e a colaboração de todos. A pandemia não acabou e precisamos continuar com os cuidados necessários”, ressalta.

A Arquidiocese de Olinda e Recife, que corresponde a 143 paróquias em 19 municípios, retomará as celebrações presenciais apenas no dia 27 de junho, quando será realizada a vigília da solenidade de São Pedro e São Paulo. A data foi escolhida também pensando no período de adaptação para a nova forma de receber os fiéis. “A população está precisando se reencontrar para celebrar e receber a eucaristia. Vamos reiniciar com muito amor e respeito, tomando todos os cuidados possíveis para evitar qualquer tipo de contaminação”, afirma o arcebispo dom Fernando Saburido.


Para o arcebispo, o retorno foi oportuno. “Acho que foi bom, os dados já mostram uma diminuição de casos e nós não podemos parar por conta da pandemia, precisamos nos adaptar a viver esse novo normal”, pontua. Apesar da possibilidade do retorno, as dificuldades estarão presentes. “Será muito diferente, os fiéis estavam acostumados a assistir as missas quando podiam e agora estarão sujeitos a limite de ho- O decreto do governo estadual restringe a ida de idosos e crianças menores de 10 anos a cultos e missas rário, não poderão ter contato uns com os outros”, destaca.

A orientação da arquidiocese para os sacerdotes é multiplicar as celebrações e encurtar o tempo das missas, evitando aglomerações. Também é preciso fiscalizar as medidas de distanciamento, uso de máscaras e a entrada de fiéis. Quem não puder estar presente, poderá assistir às missas on-line. No período em que esteve fechada, a Igreja passou a explorar as possibilidades digitais e transmitir cerimônias ao vivo.

Igrejas evangélicas com número reduzido de cultos

O retorno também é bastante esperado para os frequentadores da Igreja Batista. As atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira nas nove instituições ligadas à Igreja Batista de Jardim São Paulo – Igreja da Família (IBJSP), distribuídas em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife. “Poderíamos manter a programação exclusivamente online, mas sentimos a necessidade do encontro. Só o fato das pessoas poderem irem ao local, assistir ao culto, elas já voltam esperançosas para casa. Sabemos que não vai ser da mesma forma, mas temos que estabelecer um novo normal daqui pra frente”, afirma o bispo Paulo Ortêncio Filho.

De acordo com o líder religioso da IBJSP, a retomada será feita com muita cautela. “Entendemos que é um momento crítico e por isso vamos seguir todos os protocolos e normas recomendadas pelo governo estadual. Vamos ter muita cautela e retomar, a princípio, com menos da capacidade permitida”, destaca. Uma empresa de sanitização foi contratada especialmente para o retorno e será responsável pela higienização do salão antes e depois de cada culto. A Igreja também adquiriu EPIs e termômetros digitais. Os horários dos cultos também foram ajustados. “Tínhamos cultos mais longos, de 1h30, agora será de 40 a 60 minutos”, detalha o bispo.

“A igreja é também um hospital religioso que trata da alma, é tão essencial quanto qualquer outro estabelecimento. Nós, líderes evangélicos, estávamos a lmeja ndo essa volta e pedíamos ao governo que liberasse os cultos. A pandemia tem causado pânico nas pessoas e a procura têm sido muito grande. A retomada é essencial para a sociedade, nós acreditamos no poder da oração”, afirma o vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, pastor Robenildo Lins, responsável por nove igrejas evangélicas na Região Metropolitana do Recife. Elas retomarão as atividades na próxima segunda, seguindo as recomendações do decreto estadual.

Espíritas sem data para retomar encontros


Apesar da permissão, os centros espírita não têm data para retomar as celebrações, reuniões, palestras e atendimentos presenciais. “A princípio não vamos voltar, são muitas restrições e muitos de nossos centros têm capacidades muito pequenas para receber o público, de uma forma que seria difícil manter todos as pessoas em segurança e evitar o contágio com o novo coronavírus. São medidas que precisamos para colocar em prática para fazer o retorno de forma prudente”, explica a presidente da Federação Espírita Pernambucana (FEP), Cristina Pires. A FEP é responsável por 220 centros espíritas, dos 430 em atividade em Pernambuco.

A presidente ressalta, contudo, que a federação não é soberana e a decisão de retorno cabe ao líder de cada instituição. “Nós compartilhamos decisões, sugerimos o que pode ser feito para o movimento espírita, mas deixamos que cada diretoria avalie as condições de cumprir o protocolo”, conta. De toda forma, segundo Cristina, nenhum centro sinalizou a reabertura. Durante os três meses que estiveram fechados, os centros realizaram suas atividades de forma remota.

“Nos adaptamos, seguimos realizando atendimentos fraternos e espirituais por telefone. As palestras doutrinárias, reuniões mediúnicas e vibrações estão sendo realizadas por vídeo. Também continuamos com assistência social e entrega de material e suprimentos para idosos e gestantes”, destaca. Mas, segundo ela, “as pessoas estão sofrendo muito com o isolamento, percebemos no atendimentos e tratamentos que fazemos de forma on-line, mas não podemos colocar em risco a vida de cada um deles”.

Fiéis divididos


O anúncio da reabertura dos templos animou a autônoma Maria do Socorro Cavalcanti. Sem ir aos cultos presenciais desde março, ele comemorou a decisão do governo estadual. “Oh, glória! Jesus é lindo! Obrigado por poder voltar à minha igreja”, escreveu em seu perfil nas redes sociais. Ela integra a Assembleia de Deus, na cidade de São Lourenço da Mata. Apesar da retomada dos serviços presenciais, Maria do Socorro diz que “a liberação foi feita, mas o coronavírus não passou”. E ressalta: “Vigiar vamos de máscara”.

Católica e frequentadora das igrejas da Praça de Casa Forte e da Rua Harmonia, no Recife, Patrícia Fátima prefere ficar em casa mesmo com a reabertura. “Não acho viável ou seguro ir à igreja na atualidade”, disse ao comentar a postagem do protocolo divulgado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Ela disse que continuará assistindo as missas pelo YouTube, pois mora com a mãe, de 80 anos. No geral, entretanto, os católicos aprovaram a reabertura gradual. A reabertura vinha sendo discutida entre o governo do estado e denominações religiosas.

Na Câmara de Vereadores do Recife, a Bancada Evangélica chegou a aprovar um requerimento pedindo ao Executivo a retomado dos serviços nos templos. Isso no dia 9 deste mês, quando liderança da Convenção Batista Nacional, que reúne mais de 800 igrejas, apresentou um protocolo para a retomada dos templos ao governador Paulo Câmara.

Integrante da Bancada Evangélica, Luiz Eustáquio (PSB) disse que a articulação para a reabertura dos templos sempre se fundamentou no respeito às regras de distanciamento social e de higiene e da orientação para pessoas com comorbidades não irem aos cultos. “Vemos que a vida não pode ser como antes e que o governo está entendendo a importância desse setor para o lado social e espiritual da população”, afirmou o socialista, ligado à Igreja Evangélica Assembleia de Deus. (Jailson da Paz)

Do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 15 de junho de 2020

This photo taken on April 9, 2020 shows a COVID-19 coronavirus antibody test kit at Sophonix, a company which produces test kits for medical use, in Beijing. – The company is awaiting regulatory approval for a COVID-19 coronavirus antibody test kit that came out in February. (Photo by GREG BAKER / AFP)

O Ministério da Saúde divulgou ontem (14) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil acumula 867.624 casos confirmados da doença e 43.332 mortes foram registradas. Os casos recuperados somam 388.492. 

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 17.110 novos casos e 612 mortes. 

Entre as unidades da federação com o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia,  o estado de São Paulo registrou 178.020 casos confirmados e 10.694 óbitos. Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 79.572 casos e 7.672 mortes. Em seguida estão Ceará ( 76.748 casos e  4.861 mortes) e Pará ( 69.179 casos e  4.191 mortes) .

De acordo com o Ministério da Saúde, 435.800 casos estão em acompanhamento e 3.981 mil óbitos, em investigação.

Do Diário de Pernambuco. 

sexta-feira, 12 de junho de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá acaba de confirmar mais três casos da Covid-19 no município, chegando agora a 17 casos confirmados do novo coronavírus em Saloá.

Confira a nota da Prefeitura:

NOTA INFORMATIVA

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá, informa que nessa sexta feira (12) foram confirmados mais três casos da COVID- 19 no Município.

Trata-se de munícipes que estavam sendo monitorados em Isolamento Domiciliar, com sintomas leves. A confirmação foi realizada através de Teste Rápido e os mesmos continuam em isolamento.

Reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, cumprindo todas as orientações das autoridades competentes.

Saloá, 12 de junho de 2020

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Qualidade e Confiança!

A partir deste sábado (13 de junho) o município de Saloá contará com o Valetin Auto Posto que foi instalado às margens da PE Rivaldo Alves de Souza (PE-216) e funcionará diariamente das 6h às 22h e terá um atendimento de qualidade, zelando pelo bem-estar dos clientes.

O Valetin Auto Posto de Saloá tem layout moderno, que facilita o fluxo de veículos em seu interior, além de um sistema de tanques ecológicos com paredes duplas que evita o contato do combustível com o solo. No espaço, serão comercializados, ainda, óleos lubrificantes, aditivos e demais produtos automotivos. A unidade aceitará diferentes meios de pagamento, como dinheiro e cartões de crédito e débito das principais bandeiras.

Então a partir deste sábado você já poderá abastecer no Valetin Auto Posto, que já está preparado para lhe receber…

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Imagem: Campanha eleitoral de 2016

O grupo político liderado pelo atual prefeito, Matheus Martins (PSB), pelo vice-prefeito, Rogério Bezerra, por oito vereadores de mandato e pelo ex-prefeito, Alexandre Martins, tem em sua base aliada dez partidos políticos e uma larga frente correligionária. Com grande apoio político e alta aprovação popular (aproximadamente 70%) nas últimas pesquisas qualitativas de avaliação de gestão,  o município poderá repetir, pela segunda vez, um pleito com candidatura única reelegendo Matheus.

Diferente do que ocorreu há 16 anos atrás quando Terezinha reelegeu Ezaú Gomes, esta eleição se dará em um momento atípico e de muita restrição, onde as campanhas eleitorais deverão ser modificadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Por outro lado, a Oposição em Terezinha, liderada pelo atual vereador Adriano Campos (PCdoB), como divulgado em redes sociais, deverá lançar apenas uma chapa para disputar as vagas da Câmara Municipal, não tendo em seu palanque uma candidatura majoritária.

domingo, 07 de junho de 2020

Após atingir um pico de mais de 300 pacientes com sintomas da Covid-19 aguardando vaga de UTI no mês de maio, a rede estadual de saúde conseguiu zerar, neste domingo (7), a fila por um leito de terapia intensiva voltado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Neste momento, de acordo com dados da Central de Regulação de Leitos, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, as solicitações ativas de pacientes com a doença têm disponibilização imediata de leito, já que a oferta é maior que a demanda.

“É importante destacar que Pernambuco, por já possuir uma rede de saúde robusta e com uma condição de suporte respiratório diferenciado, conseguiu garantir a assistência a todos os pacientes, mesmo enquanto esperavam momentaneamente por um vaga de terapia intensiva. Todas as nossas salas vermelhas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das emergências hospitalares contam com suporte de oxigêncio e respiradores, que inclusive foi reforçada durante os preparativos da rede para enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário André Longo.

Para alcançar a marca de zerar a fila de UTI, o governo do estado e a Prefeitura do Recife realizaram, ao longo dos últimos meses, o maior esforço de abertura de leitos da história da Saúde Pública de Pernambuco. Além disso, durante o período de quarentena mais rígida, entre 16 e 31 de maio, o estado e a capital alcançaram os maiores níveis de isolamento social do país.

Pela gestão estadual, já foram colocados em funcionamento 1.543 leitos, distribuídos em 20 municípios, englobando todas as quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco. Desse total, 688 são vagas em Unidades de Terapia Intensiva e 855 em enfermarias. Já a Prefeitura do Recife abriu sete hospitais de campanha e colocou para funcionar, nos últimos dias, cerca de 100 leitos, totalizando agora 864 vagas ativas, sendo 212 de UTI e 652 de enfermaria.

“Chegamos até aqui graças a maior operação política, sanitária e logística já registrada na historia da nossa Saúde pública. Em 18 de março, ao lado do prefeito Geraldo Júlio, anunciamos que iríamos abrir mil novos leitos para enfrentar a Covid-19. Hoje, somando Estado e Prefeitura da Capital já colocamos à disposição dos pernambucanos 2.407 leitos, sendo 900 de UTI e 1.507 de enfermaria. Vamos continuar reforçando nossa capacidade de atendimento para dar uma assistência digna à população”, afirmou o governador Paulo Câmara em pronunciamento neste domingo.

“Além deste grande esforço de abertura de leitos, esta marca que alcançamos hoje é fruto da decisiva colaboração dos pernambucanos, que entenderam a mensagem e adotaram um isolamento social mais rígido, além de medidas de proteção e  de distanciamento social que precisam continuar sendo adotadas com a reabertura gradual das atividades a partir da próxima segunda-feira (8)”, destaca André Longo.

A diminuição da pressão sobre a rede de saúde é uma tendência que está sendo observada nos últimos dias pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco. As solicitações de internação, que chegaram a mais 2,1 mil em meados de maio, reduziram mais de 30%, e chegaram a 1,4 mil na semana passada. Essa tendência de redução vem sendo observada ao longo das duas últimas semanas.

Também nas 15 UPAs estaduais, que são a principal porta de entrada da rede de urgência e emergência, a redução da curva epidêmica e da taxa de transmissão no Estado já está sendo sentida. Os atendimentos a pacientes com quadros respiratórios apresentaram uma queda de 60% na comparação de junho com maio deste ano, passando de 662 no dia 5 de maio para 269 em 5 de junho.

“Mesmo com dados positivos, ainda não é momento de relaxarmos. O governo de Pernambuco vai continuar fazendo sua parte, trabalhando para abrir novos leitos e criar as condições para que possamos prosseguir nossa caminhada rumo a uma nova normalidade. Com isso, a tendência é que possamos reduzir, ao longo dos próximos dias, a taxa de ocupação dos leitos”, finaliza André Longo. Atualmente a taxa média de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 76%, sendo de 62% nos leitos de enfermaria e 96% nos leitos de UTI.

O secretário adiantou, na última sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, que novos leitos de UTI serão abertos, nos próximos dias, nos hospitais de Referência Covid-19 – unidade Olinda (maternidade Brites de Albuquerque); Mestre Vitalino, em Caruaru; e Dom Moura, em Garanhuns. Além disso, ventiladores de transporte estão sendo encaminhados para reforçar as salas vermelhas dos hospitais Regional de Ouricuri, Dom Moura, além da UPA de Caruaru e UPAE de Garanhuns.

Matéria do Diário de Pernambuco.

sábado, 06 de junho de 2020

A prefeitura de Saloá vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do motorista Edson Cavalcante da Silva (Sr Edson), ocorrido no dia de hoje (6), vítima da COVID-19, no Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara (HDH), em Cabo de Santo Agostinho.

Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos desse profissional tão querido e admirado por todos da cidade, que se dedicava ao transporte de pacientes que realizavam Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sempre com muita alegria e dedicação.

Deixamos aqui todo nosso carinho e solidariedade. Sua figura humana e seu profissionalismo nunca será esquecido por nós.

Saloá, 06 de junho de 2020.

sexta-feira, 05 de junho de 2020

Um fato no mínimo inusitado aconteceu na tarde desta sexta feira (05/06) em Saloá, Agreste de Pernambuco. Por volta das 15h recebemos uma informação através do nosso WhatsApp que um veículo desgovernado havia entrado em um comércio no centro da cidade.

Chegando ao local, encontramos um Carro dentro de uma Casa Veterinária e após colhermos informações com o próprio condutor ele nos relatou que perdeu o controle do veículo para não bater em um pedestre e isso fez com que o carro adentrasse no estabelecimento.

O susto foi grande! Graças a Deus, ninguém se feriu, apenas danos materiais.

quarta-feira, 03 de junho de 2020

Rayka foi aprovada!!!
A Jovem Saloaense Rayka Joyce Silvestre de Albuquerque foi aprovada na Universidade FAVIP Caruaru para realizar o curso de Direito. Ela concluirá o Ensino Médio na Escola Estadual Henrique Dias e será uma das mais jovens estudantes de Direito do município de Saloá.

Ela é filha de Jorge Albuquerque (Jorge Filmagens) e Claudiana Bezerra que vibram de alegria por sua primogênita estar tendo a oportunidade de ingressar no ensino superior.

Mais um exemplo de que “querer é poder” bastar persistir e estudar, desde já parabenizamos a jovem por sua dedicação com os estudos e desejamos toda sorte na longa caminhada de aprendizado, e muito em breve Saloá ganhará mais uma Advogada.

quarta-feira, 03 de junho de 2020

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria de Saúde, vem investindo cada vez mais na segurança e formação dos seus profissionais. Na última quarta-feira (27) ocorreu uma capacitação com os profissionais dos Leitos de Retaguarda COVID-19 (Hospital Municipal Josina Godoy) e Equipe do SAMU, sobre o MANEJO CLÍNICO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO FRENTE À COVID 19.

Além da parte histórica e Epidemiológica, foram trabalhados temas como: Manifestações Clínicas da doença; Fatores de risco; Manifestações laboratoriais e Radiológicas; uso corretos dos Equipamentos de Proteção individual e da equipe; e Transporte do paciente. A formação foi ministrada pelo médico Kaio Galindo e pela enfermeira Rafaella Alves.

Essa é mais uma ação do Governo Municipal para o enfrentamento ao coronavírus no Município.  Reforçamos o pedido da população para manter-se em isolamento social; se precisar sair, usar máscara e se for de extrema necessidade.

Assessoria de Comunicação de Saloá

segunda-feira, 01 de junho de 2020

Cento e cinco anos, hipertensa e diabética. O quadro não era nada animador para Arminda Santos quando ela foi internada em Manaus devido à Covid-19.

Na última sexta-feira (29), porém, ela recebeu alta hospitalar e, segundo a prefeitura, é a paciente mais velha a se curar da doença no país.

Ela teve alta da enfermaria da Fundação Doutor Thomas, da Prefeitura de Manaus, com outros 14 idosos que também se recuperaram da doença e foram liberados pela equipe médica. Com isso, o número de internados na instituição foi zerado.

A alta hospitalar ocorreu em meio a músicas e com a presença da equipe médica e de funcionários da instituição. Os 15 pacientes deixaram a enfermaria montada nas dependências da fundação em meio à pandemia.

Com isso, retornaram para os pavilhões, em seus quartos individuais em que estavam antes de serem internados.

A pandemia do novo coronavírus já provocou mais de 20 mortes em asilos no interior de São Paulo, isolou idosos nas instituições e forçou a transferência de 30 deles para um hotel.

Em Manaus, Arminda inclusive comemorou seu aniversário de 105 anos durante a internação, em 12 de maio. Ela reside na instituição há 34 anos e, durante sua recuperação da doença, ganhou festa de aniversário dos funcionários da casa.

Por meio da assessoria da prefeitura da capital do Amazonas, a médica Simone Henriques disse que a recuperação da idosa, que perdeu a visão devido a diabetes, foi uma surpresa.

Ela recebeu suporte de ventilação não invasiva e medicamentos –que levaram em conta a função renal dela e a idade.

“O caso da dona Arminda, que se torna a pessoa mais idosa a vencer a Covid-19 no Brasil, é motivo de muito orgulho para a Fundação Doutor Thomas. Estou imensamente feliz e grata”, disse, também via assessoria, a diretora-presidente da fundação, Martha Moutinho.

Dos 15 idosos que tiveram alta, 9 são homens e 6, mulheres, com idades entre 62 e 105 anos.

Do Diário de Pernambuco

quarta-feira, 27 de maio de 2020

A Prefeitura Municipal de Saloá através da Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando a distribuição das máscaras de tecido confeccionadas pelo Projeto “Costurando Cidadania” a entrega foi iniciada aos moradores do Loteamento José Alves Bezerra (Cohab Nova).

As famílias receberam as máscaras em seus domicílios, e orientação sobre higienização e utilização das mesmas.  Foi solicitado que pessoas fiquem em casa e caso necessitem sair, usem as máscaras.

Vale salientar que outros bairros e ruas de Saloá serão contemplados com a entrega das máscaras, no intuito de proteger a população da contaminação da COVID-19.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

A Secretária de Saúde de Saloá, Manuela Torres testou positivo para o novo Coronavírus, em nota publicada na manhã desta segunda (25) ela explicou a população, confira na íntegra a nota postada pela Secretária.

Nós profissionais de saúde estamos na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Não medimos esforços para minimizar os efeitos dessa pandemia e carregamos a missão de salvar vidas. Nessa nossa jornada diária, convivemos com muitos riscos e mesmo tomando todas as medidas de proteção necessárias, infelizmente, testei positivo para COVID-19. O resultado do exame de sorologia que saiu nesta segunda-feira (25) revela que estou na fase inicial da doença.

A partir de agora, ficarei em isolamento residencial, cuidando da minha saúde. Após esse período, retornarei ao trabalho, atuando na linha de frente contra esse inimigo silencioso, que vem causando grandes problemas à nossa população.

Mesmo afastada fisicamente, continuarei atuando na Saúde de Saloá, pois este é o momento de unirmos forças para derrotar um inimigo comum. Peço a todos que mantenham o isolamento social, pois ele é a única forma que temos de salvar vidas.

Ficar em casa neste momento é um ato de amor, de respeito ao próximo e, sobretudo, de responsabilidade social. Logo nos encontraremos, pois assim que tudo isso passar, estarei de volta na linha de frente, combatendo a COVID-19.

Manuela Torres- Secretária de Saúde de Saloá

segunda-feira, 25 de maio de 2020

A loja que ganhou destaque não só em Saloá mais em toda a região devido a alta qualidade em manutenção de aparelho celulares, confiança, honestidade, ótimo atendimento e preço baixo de verdade continua atendendo em casa e vendendo todos os tipo de acessórios e realizando entrega a domicílio.

A Miranda Phone também está seguindo todas as orientações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, garantindo uma segurança a mais para os funcionários da empresa e para os clientes e a Miranda Phone ainda está com uma promoção para os profissionais que estão trabalhando na linha de frente ao Coronavírus, que é um desconto de 20% em manutenção de celulares.

Ligue agora mesmo para os números (87) 9.8104-1763 ou (87) 9.8101-0774 e confira todas as novidades e serviços que a Miranda Phone de Saloá tem a oferecer não e tudo com o menor preço e qualidade existente. A loja ainda aceita todos os cartões de crédito e débito.

terça-feira, 19 de maio de 2020

A Prefeitura de Saloá, no Agreste de Pernambuco, cancelou o tradicional São João da União que chegaria a sua oitava edição neste ano de 2020. “As medidas restritivas e de isolamento social impossibilitaram a realização da festa já que, entre outras coisas, está proibida e formação de aglomerações”.

A decisão da gestão municipal foi anunciada nesta terça-feira (19). “Infelizmente tivemos que cancelar a festa. No momento, estamos unidos contra o coronavírus”, disse o prefeito Ricardo Alves.

A prefeitura criou barreiras sanitárias, organizou a feira livre, construiu estruturas com pia e sabão para que a população possa lavar as mãos, interditou algumas áreas da cidade para organização das filas, com demarcação. A cidade tem um caso confirmado da Covid-19.

Confira a nota na íntegra:

domingo, 10 de maio de 2020

A Prefeitura de Saloá através da Secretaria Municipal de Saúde confirmou em nota na noite deste domingo (10) o primeiro caso confirmado do novo Coronavírus no município.

Confira a nota na íntegra:

“COMUNICADO OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Saloá, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que foi registrado o primeiro caso da COVID-19 no município.

O primeiro caso foi de um paciente de 64 anos que estava internado há alguns meses no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Quando recebeu alta ficou apenas um dia em Saloá, em isolamento no Hospital Josina Godoy, e foi transferido para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Ele faleceu no último dia 3 de maio e o resultado do exame foi divulgado neste domingo (10).

Informamos ainda que o sepultamento seguiu todas as recomendação do Ministério da Saúde para casos confirmados da COVID-19. A Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica do Município cumpriram todo o protocolo para orientar e monitorar os familiares.

Reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, cumprindo todas as orientações das autoridades competentes.”

Muito importante que a população siga todas as recomendações dos órgãos de saúde e juntos venceremos esse vírus.

#FiqueemCasa

sexta-feira, 08 de maio de 2020

A Prefeitura de Saloá instalou pias em pontos estratégicos da cidade para auxiliar pessoas na higienização das mãos um dos métodos mais eficientes no combate ao novo Coronavírus. As pias foram instaladas pela Secretária Municipal de Assistência Social.

Par definir os locais dos lavatórios, a Prefeitura considerou espaços com grande circulação de pessoas. As pias já foram instaladas ao lado Casa da Juventude, Praça São Vicente e na Praça Agamenon Magalhães.

Além da medida, a Prefeitura também reforça o combate ao vírus com a Barreira Sanitária que diariamente aborda os motoristas e passageiros que chegam ao município pela PE Rivaldo Alves de Souza (PE-216) onde após os integrantes receberem álcool em gel e medir a temperatura o veículo é pulverizado.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Saloá

quinta-feira, 07 de maio de 2020

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos informa a toda população que as visitações aos cemitérios municipais estão suspensas.

A medida visa atender às recomendações expedidas pelos órgãos de saúde, para a prevenção da COVID-19.

#FiqueemCasa

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Saloá

quarta-feira, 06 de maio de 2020

O Governo Municipal de Saloá tomou algumas medidas para o enfretamento do novo Coronavírus no município. Dentre elas, a suspensão do Transporte de Pessoas por moto-taxistas.

Foi determinado que as filas só poderão ter inicio às 6h, ficando proibido que pessoas durmam ou negociem vagas para o atendimento.

O uso de máscara será obrigatório para o atendimento e todos devem manter uma distância mínima de 1,5 m entre uma pessoa e outra.

Não será permitido pessoas levarem acompanhantes para a fila, com exceção de idosos e deficientes físicos.

Essas são medidas tomadas pelo Prefeito Ricardo Alves que ajudaram no combate a COVID-19 que vem se alastrando rapidamente em todas as regiões, inclusive em cidades vizinhas. Ressaltamos a importância do isolamento social e que a população siga todas as recomendações dos órgãos de saúde.Assessoria de Comunicação de Saloá

terça-feira, 05 de maio de 2020

A Prefeitura Municipal de Saloá por meio da Secretaria Municipal Agricultura está desenvolvendo um grande trabalho de aração de terras na zona rural do município. A Ação acontece em diversas localidades e tem um custo zero para os agricultores.

Está é mais uma iniciativa da administração do Prefeito Ricardo Alves, que valoriza o homem do campo e a produção rural do município que é fonte de renda para centenas de famílias saloaenses.

Já foram beneficiados com a ação os moradores dos sítios: Meladinho, Santo Antônio, Exú, Barbosa, Lagoa Nova, Pindoba, Riachão, Côema e Manoel Ferreira e muito em breve demais localidades serão contempladas com a ação.

Assessoria de Comunicação de Saloá (Texto e Fotos: Igor Fellipe Gomes)

quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Prefeitura Municipal de Saloá e a Secretaria Municipal de Educação contemplaram as Escolas Josefa Alves Siqueira (Sítio Santa Tereza) e Vicentinho (Cohab) com novos parquinhos escolares.

Os brinquedos vão proporcionar aos alunos o desenvolvimento de novos aprendizados pedagógicos, motores e sociais, além de muita diversão na hora do intervalo. Em visita as escolas o Prefeito Ricardo Alves conferiu de perto a instalação dos parquinhos que farão a alegria dos pequenos estudantes da rede municipal de ensino de Saloá.

A Prefeitura de Saloá não parou de trabalhar em meio a Pandemia e diversas obras seguem em andamento mesmo com um número reduzido de funcionários garantindo o desenvolvimento do nosso município.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Saloá

segunda-feira, 27 de abril de 2020

A Miranda Phone uma das maiores lojas de celulares do nordeste está a todo vapor trabalhando para garantir os melhores Smartphones, assistência técnica, toda linha em acessórios e o melhor preço para todos os seus clientes em meio a Pandemia do novo coronavírus. 

E uma das coisas que mais está chamando atenção da população na loja MirandaPhone é a assistência técnica de alta qualidade recebendo vários elogios por parte dos clientes, tudo isso com profissionais capacitados e um ótimo atendimento, a Miranda Phone não parou de trabalhar por vocês! Mas seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, e caso deseje algum serviço é só entrar em contato por ligação ou whatsapp pelos números: (87) 98101-0774 ou (87) 9814-1763 e falar com os melhores e mais capacitados atendentes que a Miranda Phone tem.

E caso você deseje trocar de telefone, além de iPhone a Miranda trabalha com toda linha de Smartphones do mercado, todos com garantia e os melhores preços de todo o nordeste, sendo comprovada por pesquisa. Então não perca mais tempo! Precisou de algum serviço da Miranda Phone é só ligar ou mandar mensagem que eles estão de prontidão para lhe atender.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Em nova atualização dos números da Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 216 novos casos  e 11 novas mortes no estado. Agora, Pernambuco soma 2.459 infectados e totaliza 216 mortes pelo novo coronavírus. O número de curas clínicas também subiu dentro das últimas 24h, passando de 94 para 96 pacientes recuperados da doença.

Do total de casos confirmados, 1.739 estão em isolamento domiciliar enquanto 408 internados, sendo 74 em UTI e 334 em leitos de enfermaria. Os casos confirmados abrangem 83 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.


As 11 novas mortes confirmadas (6 homens e 5 mulheres), são de pessoas residentes no Recife (6), Jaboatão dos Guararapes (1), Olinda (2), Igarassu (1) e São Lourenço da Mata (1).

Os pacientes tinham idades entre 19 e 97 anos, e faleceram entre os dias 13 e 18 deste mês. As faixas etárias dos novos óbitos são as seguintes: 10 a 19 (1); 30 a 39 (1); 40 a 49 (1); 60 a 69 (3); 70 a 79 (2) e com 80 anos ou mais (3).

Outro detalhe trazido nos dados é que apenas dois dos pacientes que vieram a óbito apresentavam comorbidades: cardiopatia (1) e doença renal crônica (1). Os outros não possuíam nenhum relato de comorbidades associadas em suas fichas de notificação.

Com informações do Diário de Pernambuco

sexta-feira, 17 de abril de 2020

A Câmara Municipal de Saloá se reuniu na tarde desta quinta-feira (16), em Sessão Extraordinária, para analisar o Projeto de Lei n.º 005/2020 que dispõe sobre a autorização de manutenção de contratos temporários em face do Decreto de Estado de Calamidade Pública, para garantir empregos e rendas decorrentes dos efeitos provocados pelo Coronavírus, no âmbito do Poder Executivo municipal e seus respectivos fundos.

Através deste projeto, o chefe do executivo reduziu em 50% o seu próprio salário e da vice-prefeita, além dos vencimentos dos secretários municipais, a exceção dos de saúde e assistência social, tendo a possibilidade de os descontos serem estendidos aos funcionários contratados, já que grande parte deles estão com as funções e as jornadas de trabalho paralisadas ou suspensas por conta do distanciamento social. Esses funcionários não receberão menos do que o valor pago no auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal, diz o Projeto.

Na explanação do projeto ficou clara a necessidade desta medida, já que o Município vem recebendo repasses em percentuais muito abaixo do normal, deixando o chefe do executivo em uma situação muito difícil, tendo que optar por demitir funcionários ou fazer a redução de salários, disse o líder do governo na Câmara. Não estavam presentes nesta sessão apenas os vereadores Jamelão e Reinaldo Martins, mesmo assim o projeto foi apresentado e votado no Plenário, sendo aprovado pela maioria absoluta dos parlamentares. Vale destacar que essas medidas valerão até o cessamento do estado de calamidade pública.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avisou sua equipe na noite de terça-feira (14) que deve ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro até o final desta semana, disseram à Reuters duas fontes que acompanham o processo.

Segundo essas fontes, Mandetta disse a seus principais auxiliares que não pedirá demissão e esperará a formalização de sua saída e a indicação de um sucessor.

As duas fontes, no entanto, informaram que não houve um aviso ou uma conversa formal no Palácio do Planalto sobre a saída de Mandetta, mas o aviso teria partido de um “feeling” do ministro.

Mandetta tem estado em rota de colisão com Bolsonaro por divergências na estratégia de combate à pandemia de coronavírus, que já matou mais de 1.500 pessoas no Brasil.

Com informações do Portal Terra

sábado, 11 de abril de 2020

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a distribuição dos kits de material escolar para os pais dos estudantes da rede municipal de ensino.

O Kit contemplou os alunos com atividades complementares, especialmente escolhidas pelos nossos profissionais pedagógicos de educação, de acordo com as competências e habilidades esperadas para o ano em que o estudante encontra-se matriculado. Além disso, o kit dispunha de materiais escolares necessários para a realização das atividades propostas, como também informes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, para orientar as famílias a se prevenir da melhor maneira.

Essa foi mais uma ação do Governo Municipal de Saloá pensando em mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia do Covid-19 na educação dos nossos estudantes.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Saloá (Texto: Igor Fellipe Gomes)

terça-feira, 07 de abril de 2020

Em suas redes sociais o prefeito do município de Saloá, Ricardo Alves anunciou novas ações que ajudarão no enfretamento ao COVID-19, entre elas é distribuição de Kit’s de Ensinos a todos os alunos da rede municipal.

O Prefeito Ricardo Alves informou à população que a partir de hoje (07) todos os estudantes da rede municipal de ensino receberão Kit’s com atividades de acordo com a série que os alunos vinham estudando, o gestor também anunciou que em vista do aplicativo que o governo federal lançou nesta manhã, agentes municipais passarão porta a porta para fazer o cadastro das famílias que necessitam.

Opinião do Saloá News

Saloá está cumprindo bem o papel no enfretamento ao Coronavírus, mas uma parte da população não está cumprindo com o seu papel, que é simplesmente um “Ficar em Casa”, equipes da Vigilância Sanitária estão tendo muitas dificuldades com a ignorância da população que insiste em não ficar em casa, aqui fazemos um apelo FIQUEM EM CASA preservem que vocês amam e se amem. O Governo está fazendo a parte dele, vamos fazer a nossa! Quarentena não é férias.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, balançou forte nesta segunda-feira, 6, mas não irá cair, ao menos por ora. O presidente Jair Bolsonaro já tinha se decidido pela exoneração do principal nome do governo no combate ao coronavírus, mas no final da tarde foi convencido por militares, como os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo), de que a melhor decisão seria manter o ministro por enquanto.

A possibilidade de exoneração, no entanto, continua forte. Mandetta bateu de frente com Bolsonaro principalmente por causa da questão da quarentena ampla, que o ministro e as principais autoridades de saúde do mundo defendem, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS), que lidera os esforços mundiais de combate à pandemia. Bolsonaro prefere flexibilizar o isolamento social por acreditar que a adoção da quarentena vai “quebrar” a economia do país e provocar caos social, o que pode ferir de morte o seu governo.

O deputado federal Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania, a imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, diretora  do Instituto Avanços em Medicina, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, são apontados como favoritos a ocupar o cargo. Terra, inclusive, já teria ligado para alguns governadores para anunciar a decisão do presidente. 

Fonte: Veja

segunda-feira, 06 de abril de 2020

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deverá ser demitido do cargo nesta segunda-feira (6), por Jair Bolsonaro. O deputado federal Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania, é o nome mais cotado para ocupar a pasta. A imunologista e oncologista Nise Yamaguchi,  diretora  do Instituto Avanços em Medicina, é outro nome forte para a vaga. Nise é a favor do confinamento vertical.

Osmar Terra já estaria ligando para os governadores para anunciar a decisão do presidente. O presidente, no entanto, tem postergado demissões de ministros sempre que o assunto é revelado pela imprensa, como ocorreu no caso de Vélez Rodríguez (Educação).

Apesar de não ser apontando como o favorito para o cargo, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, também é tratado como um nome forte para ocupar o lugar de Mandetta. Bolsonaro e Barra Torres têm se aproximado desde o início da crise em relação ao posicionamento do atual ministro da Saúde em relação às medidas de quarentena.

Entre os brasileiros que declararam ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno da última corrida presidencial, 82% classificaram como ótimo ou bom o trabalho da pasta comandada pelo médico e deputado licenciado Mandetta (DEM).

Terra, que foi ministro da Cidadania de Bolsonaro até fevereiro deste ano, tem defendido nos últimos, posição contrária à de Mandetta na questão do isolamento social – a de que a medida não resolve e pode prejudicar a economia, mesma tese defendida pelo presidente. Fonte: Veja

terça-feira, 17 de março de 2020

Na tarde desta terça feira (17) a Prefeitura de Saloá atendendo ao Decreto 48.810 de 16 de março de 2020 pelo Governo de Pernambuco informa a toda população que às aulas da Rede Municipal de Ensino estão suspensas a partir desta quarta feira (18/03).

A medida atende, ainda, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, diante da ampliação do número de casos confirmados da COVID-19 em nosso estado, acompanharemos a evolução dos fatos e solicitamos que fiquem atentos aos nossos comunicados através das redes sociais oficiais.A

quarta-feira, 04 de março de 2020

A Prefeitura Municipal de Paranatama divulgou na noite desta quarta feira (04) a programação da Tradicional Festa de São José no povoado Brejo Velho.

Em 2020 o evento acontecerá no sábado 14 de março na praça do povoado e trará duas grandes atrações, são elas a Banda Limão com Mel e Espora de Bronze que farão a festa no Brejo Velho.

domingo, 01 de março de 2020

Amanhã (02.03) os pequenos estudantes da Escola Vicentinho retornarão as aulas e com uma grande novidade, a Prefeitura de Saloá através da Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas já iniciarão no novo prédio construído pela atual gestão municipal, que está localizado no Loteamento José Alves Bezerra, ao lado da EREM Monsenhor João Marques.

A concretização dessa nova escola é mais uma conquista para a educação de Saloá, e o Prefeito do município, Ricardo Alves comemora por está entregando a população mais uma escola, já em fevereiro ele entregou a Escola do Sítio Santa Tereza. Segundo o gestor municipal até o final do seu mandando ele ainda inaugurará mais 3 escolas são elas: Escola da Serrinha da Prata, Escola da Várzea da Serra e Escola do Meladinho.

A Prefeitura ainda não inaugurou as duas escolas que já estão em funcionamento, mas confirmou que ainda em março fará uma grande inauguração para apresentar a população essas duas obras que somam e muito para o crescimento de Saloá.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Está chegando uma das melhores épocas do ano para os nordestinos, o São João!

E a Prefeita de Caruaru, Raquel Lira confirmou duas atrações para um dos maiores eventos do nordeste, o tradicional São João de Caruaru.

Ela anunciou que dia 05 de junho quem fará a festa é um dos maiores fenômenos do forró brasileiro, Wesley Safadão e no dia 24 de junho o cantor Gusttavo Lima também se apresentará no Pátio Luiz Gonzaga.

O São João de Caruaru já é considerado por muitos um dos maiores e melhores São João do Brasil. E a Prefeita do município de Caruaru está fazendo jus aos elogios, pois anualmente artistas de renomes passam por a “Capital do Forró” como é conhecida.

quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

O corpo de uma grávida de 24 anos foi encontrado em estado de decomposição na tarde da quarta-feira (5) dentro de um apartamento em Pedra, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os vizinhos sentiram um mal cheiro vindo do apartamento que a jovem morava, chamaram por ela e não tiveram resposta.

Os vizinhos perceberam que a porta não estava trancada e ao entrar no apartamento encontraram o corpo da jovem caído na sala do apartamento já em estado de decomposição. Eles também informaram que a última vez que tiveram contato com a vítima foi no domingo (2).

A Polícia Civil informou que Jéssica Eduarda Gomes da Silva Brito estava grávida de aproximadamente oito meses. O Instituto de Criminalística realizou perícia no local, mas devido ao estado avançado de decomposição não foi possível verificar sinais de lesões.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife para perícia complementar. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Pedra.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

2020 chegou com tudo e você não pode mais continuar andando a pé não é verdade?

Então faça já o seu Consórcio Nacional Honda com Gê da Honda e aproveite todos os benefícios com a vendedora que mais entrega motos na região, líder em vendas ela se destaca em todo o Agreste Meridional, sendo uma das melhores vendedoras já premiadas pela Honda Brasil, ligue agora mesmo ou mande uma mensagem no whatsapp para os números (87) 98118-3482 ou 99614-5046 e fale com Gê da Honda.

Faça já seu consórcio com parcelas que cabem em seu bolso, confira só essa promoção de verão: XRE 190* de R$ 16.820,00 por R$ 14.490,00 ou entrada de R$ 1.104,00 + 55 parcelas de R$ 478,23.

Consórcio Honda é fácil e funciona!

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Saloá é uma pacata cidade que desde 2013, gestão do atual Prefeito, Ricardo Alves vem se desenvolvendo a passos largos, diversas obras, ações, melhorias marcam esses anos que ele administra a Prefeitura de Saloá.

Recentemente o Prefeito Ricardo Alves esteve no Sítio Catimbau visitando as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) que desde o primeiro ano de seu mandato sempre foi prioridade no município, e agora em 2020 poucas comunidades ainda não contam com o abastecimento, mas até o fim do seu mandato o Prefeito garantiu que deixará as comunidades rurais abastecidas.

E em 2020 mais de 10 obras serão inauguradas no município, que já é apelidada a cidade que é um canteiro de obras, sendo elogiada por diversas autoridades políticas entre elas o Governador Paulo Câmara, o Deputado Federal Danilo Cabral e o Ex-Ministro da Educação Mendonça Filho.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Aconteceu na tarde desta segunda feira (13) um acidente evolvendo um carro na PE 216, segundo informações colhidas no local e do nosso grupo no Whatsapp o motorista perdeu o controle do veículo que ia sentido ao Loteamento José Alves Bezerra (Cohab Nova) onde ocasionou o capotamento do veículo que na hora do acidente estava ocupado por 4 homens, onde todos saíram com ferimentos.

Até o fechamento da matéria a nossa redação não obteve informações precisas sobre o estado de saúde dos 2 feridos mais graves. Ainda segundo informações somente 2 passageiros tiveram ferimentos graves, outros 2 tiveram apenas ferimentos leves.

A qualquer momento mais informações.

quinta-feira, 09 de janeiro de 2020

O suplente de vereador do Município de Saloá, Ademir Ponciano da Silva, juntamente com sua família, aderiu na noite desta quarta-feira (8), ao grupo político liderado pelo prefeito Ricardo Alves. A oficialização de Demi, como é conhecido, se deu na sua residência no sítio Santa Luz, zona rural da cidade, depois de um jantar oferecido por ele ao prefeito e sua comitiva.

Demi Ponciano deixa a oposição depois de um longo período e de ter concorrido ao cargo de vereador no ano de 2016, tendo recebido 111 votos, sendo um dos mais votados na sua antiga sigla partidária, o PP. O suplente agora deverá ser filiado no MDB ou PSB, partidos representados por Ricardo Alves e seu grupo político. Esta sem dúvidas é mais uma forte baixa para o grupo oposicionista e um reforço a mais para a situação.

Estava acompanhando o gestor nesta visita, alguns assessores, o vereador Ronaldinho e o secretário de transporte Marcos Aurélio. Ricardo Alves se disse bastante satisfeito com a adesão de Demi Ponciano, que no passado já foi do seu grupo. Demi falou ao prefeito que também estava muito feliz e satisfeito em voltar a fazer parte do grupo e agradeceu o carinho e a atenção que está recebendo de toda a equipe do prefeito, e que foi um prazer receber Ricardo em sua casa.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A Administração Municipal de Saloá está em fase de conclusão das obras de saneamento no bairro Manoel Vicente. Os dias amanheceram diferentes para os moradores do bairro, o barulho das máquinas despertou as pessoas que ficaram felizes e surpresas com as obras de saneamento daquela comunidade.

A Prefeitura conseguiu começar os trabalhos de implantação do sistema de saneamento. Sendo assim, os moradores do bairro terão um sistema de saneamento básico regularizado, dando mais dignidade a população local, as obras estão em fase final.

O Prefeito Ricardo Alves esteve presente nas obras. “É muito importante para nossa gestão conseguir realizar as obras de regularização do bairro e oferecer à população o mínimo para se viver com dignidade e respeito”, conta o Prefeito. Ele afirma ainda que o trabalho está sendo executado por uma empresa bastante competente e que terminará o serviço muito em breve, volta a reafirmar seu compromisso, que é deixar Saloá 100% saneada.

 “Por isso as obras serão muito boas para a gente. Vai valorizar mais o nosso trabalho e melhorar a qualidade de vida do povo que mora aqui”, explica um morador do loteamento. A Assessoria de Imprensa informou que não há um prazo minimo de duração das obras, mas que serão concluídas em breve.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Uma nova paralisação de caminhoneiros pode ter início hoje (16), em várias regiões do país. A mobilização, que começou a circular em grupos de Whatsapp nas últimas semanas, é apoiada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL), instituição ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O movimento dos caminhoneiros, porém, está completamente dividido em relação a uma nova greve. O caminhoneiro Wallace Landim, o Chorão, que tem representado os pleitos dos caminhoneiros na interlocução com o governo, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que a classe está sendo alvo de interesses políticos e que os principais pedidos dos trabalhadores já estão com data para que sejam atendidos. “Temos uma pauta importante, que já está na mesa e que tem data para ser atendida. Temos de ter muita seriedade em relação ao que está sendo feito. O que estão querendo é usar o transportador como massa de manobra para um movimento político”, disse.

Para amanhã, segundo Chorão, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se comprometeu em publicar o novo Código Identificador da Operação de Transportes (Ciot), ferramenta que vai ajudar a fiscalizar a punir empresas que têm contratado caminhoneiros com preços abaixo do mínimo estabelecido na tabela do frete. Outra reivindicação é o reajuste do piso mínimo do frete, o que, segundo Chorão, já tem o compromisso do governo de ser feito em 20 de janeiro do ano que vem. A expectativa da classe é que esse aumento fique entre 14% e 18%. Outras negociações estão em andamento ainda para tratar do preço do diesel.

“Concordo que estamos no limite de nossa situação, mas é preciso enxergar que as coisas estão em andamento. Nossa maior crítica hoje é o atravessador, a empresa que está entre o produtor e o caminhoneiro. É preciso eliminar esse atravessador e facilitar a contratação direta do caminhoneiro, seja cooperado ou autônomo”, comentou.

Nas redes sociais, representantes da CUT têm divulgado vídeos nos quais negam motivações políticas. “Estão tentando desvirtuar o movimento dos caminhoneiros, com essa história de que se trata de um movimento político. Quem faz isso tenta desmobilizar a classe, é covarde”, afirmou Sandro Cesar, presidente da CUT no Rio de Janeiro, em vídeo distribuído entre os trabalhadores.

“Quero saber se tem alguém, em algum lugar desse Brasil, que está feliz com o preço da gasolina, do gás, do óleo diesel. Se tem alguém feliz com isso, deve ter outros interesses.”

Nesta época do ano, quando o volume de transporte de grãos cai, é comum haver uma oferta maior de caminhões no mercado. Como todos querem trabalhar, algumas empresas acabam praticando preços muito inferiores aos previstos na tabela do frete, que foi adotada durante a primeira paralisação de grande porte do setor, ocorrida durante a gestão do ex-presidente Michel Temer.

Para aplacar a greve, o governo cedeu e instituiu uma tabela mínima de preços para o transporte. A indústria, no entanto, critica até hoje o mecanismo e diz que este tem prejudicado os negócios. “Se não tivermos nossos pedidos atendidos, serei o primeiro a ir para a rua e puxar as mobilizações. Mas não estamos nesse momento. É preciso olhar as coisas com seriedade e não entrar em movimentos que nunca representaram os caminhoneiros”, disse Chorão.

Com informações do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Na decisão, o juiz Marcelo Gentil Monteiro, da 1ª Vara Federal Cível, atendeu a um pedido liminar feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e entendeu que a falta dos radares pode causar danos à sociedade.

“A urgência é patente, ante o risco de aumento do número de acidentes e mortes no trânsito em decorrência da deliberada não utilização de instrumentos escolhidos, pelos órgãos técnicos envolvidos e de acordo com as regras do Sistema Nacional de Trânsito, como necessários à fiscalização viária”, decidiu o juiz. 

Em agosto, a determinação foi cumprida pela PRF após a publicação de um despacho do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, foram revogados atos administrativos sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais.   

Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília. 

Com informações do Diário de Pernambuco

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Começou nesta terça-feira e vai até o dia 23 de dezembro o pagamento da 13ª parcela para os beneficiários do Bolsa Família. O 13º salário do Bolsa Família será pago junto com o benefício de dezembro. Com isso, neste mês, o pagamento do benefício será em dobro.

Segundo o Ministério da Cidadania, mais de R$ 5 bilhões serão pagos a 13.170.607 famílias em todo o Brasil neste mês de dezembro. O benefício médio, acumulando o valor extra, será de R$ 383,54 por beneficiário.

O 13º do Bolsa Família foi instituído pela Medida Provisória 898, editada em outubro. A MP que trata do benefício assegura somente o pagamento do benefício em 2019. O Bolsa Família atende às famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 89 mensais; e na pobreza, com renda entre R$ 89,01 e R$ 178 mensais.

Confira o calendário

A data para pagamento é de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS):

  • Final 1 – Saque no dia 10/12
  • Final 2 – Saque no dia 11/12
  • Final 3 – Saque no dia 12/12
  • Final 4 – Saque no dia 13/12
  • Final 5 – Saque no dia 16/12
  • Final 6 – Saque no dia 17/12
  • Final 7 – Saque no dia 18/12
  • Final 8 – Saque no dia 19/12
  • Final 9 – Saque no dia 20/12
  • Final 0 – Saque no dia 23/12

Ascom Saloá

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Uma idosa de 79 anos morreu após ser atropelada na noite da segunda-feira (9) na BR-423, em Iati, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, Maria Pureza da Conceição estava com o filho tentando atravessar a rodovia quando foi atingida por uma motocicleta e arremessada para o acostamento.

Ainda de acordo com a PM, ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O filho da vítima não ficou ferido. Após o acidente, o condutor não prestou socorro e fugiu do local. Até a publicação desta matéria ele ainda não foi identificado. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Com informações: G1 e Agreste Violento

segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Hoje o dia é de bastante alegria, não só para ele, mas para todos que compartilham de sua amizade, uma pessoa bastante querida por todos os saloaenses está de idade nova nesta segunda feira, Luiz Carlos Alves, o grande Luiz Locutor, quem não reconhece sua voz de longe? Que marcam a locução no município.

E nós que fazemos o Portal Saloá News desejamos a ele neste dia, muita saúde, paz e muita felicidade e que todos os seus sonhos e desejos possam ser realizados e que Deus abençoe grandemente em todos os dias de sua vida, que essa data se repita por mais um século meu amigo.

Parabéns Luiz Carlos!

segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

A Escola Vicentinho realizou na última sexta feira (06) a culminância do Projeto “Florescer: fazer da escola um jardim onde os saberes florescem.” A comunidade escolar se fez presente tanto no turno da manhã quanto a tarde e os pais também estiveram presentes para acompanhar as apresentações dos seus filhos.

As professoras prepararam as crianças que deram um verdadeiro show no palco, arte, cultura e música fizeram parte da apresentação que encantou a todos. Segundo a gestora da unidade escolar, projetos como esses fortalecem ainda mais a educação e é uma ferramenta a mais para desenvolver o aprendizado e a imaginação dos nossos alunos, pontuou Márcia Andréa.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Nesta quinta feira (21), Zelandyo Monte Horebe esteve no Diretório Estadual do PSD em Recife, onde André de Paula e Rodrigo Novaes reafirmaram seus compromissos e abraçam o projeto “PARANATAMA, o Futuro não pode ser Igual!”, ambos declararam que Zelandyo será o nome certo para representar as mudanças necessárias que Paranatama precisa, pois no atual cenário ele é o único que vem mantendo coerência em suas palavras, pois vem fazendo seu papel na oposição, cobrando e denunciando os problemas do seu município.

Zelandyo também está sempre em busca de resolver as necessidades de Paranatama, temos uma pessoa diferenciada no cenário político, não só de Paranatama, mais de Pernambuco.

Assessoria Zelandyo Monte Horebe

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Além de uma belíssima decoração e de atrações que agradam praticamente todos os gostos, a Magia do Natal, evento que a cada ano traz pessoas de todas as partes do País para Garanhuns, vai receber pelo segundo ano consecutivo, a Caravana de Natal da Coca-Cola.

A Caravana de Natal da Coca Cola passará pela Cidade com cinco caminhões cheios do espírito natalino nessa terça-feira, dia 19. A concentração e saída acontecem a partir das 18h, nas imediações do Relógio de Flores. De lá, a caravana que certamente trará ainda mais brilho e magia para o Natal de Garanhuns percorre as principais ruas da Cidade, tendo a apoteose na Avenida Santo Antônio. 

“Eles vão percorrer as principais ruas de Garanhuns e a nossa população e visitantes vão poder conferir e registrar os tradicionais caminhões vermelhos e iluminados, que trarão o Papai Noel, acompanhado da Família de Ursos, que certamente vão encantar todos que prestigiarem sua passagem”, registra o Prefeito Izaías Régis (PTB), ao comentar a ação de marketing da multinacional de refrigerantes.

Confira o Vídeo Oficial

https://www.facebook.com/PrefeituradeGaranhuns/videos/547541666040172/

Do Blog do Carlos Eugênio

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A Prefeitura Municipal de Saloá através da Secretaria Municipal de Assistência Social vem desenvolvendo ações que visam o resgate e a reintegração das famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de insegurança alimentar e nutricional através do “Projeto Sopão”.

As famílias que participam do projeto são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde são trabalhados grupos com temas de fortalecimento de vínculos, integração e autonomia financeira.

A sopa é distribuída no CRAS na sede do município e também no Distrito de Iatecá, sendo distribuído em torno de 1.600 litros de sopa por mês.A

Ascom Saloá

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Durante a última semana de novembro, de 25 a 29, a Justiça Eleitoral em todo o país promoverá ações voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020.

Trata-se da Semana do Jovem Eleitor, que busca conscientizar os cidadãos de 16 e 17 anos sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos.

O voto dessa faixa etária é facultativo, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, não são obrigados a votar nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação.

No entanto, o objetivo é exatamente conscientizar esses futuros eleitores sobre a importância do voto. Para tanto, os cartórios eleitorais de todo o país estarão abertos de 25 a 29 de novembro para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor.

Em Saloá os jovens poderão procurar o Cartório Eleitoral, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, ao lado da Farmácia Barra Nova e em frente à Escola São Vicente.

Jovem faça sua parte como cidadão e escolha quem irá te representar.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Segundo informações do Painel da Folha de S. Paulo, a primeira viagem de Lula será realizada no próximo domingo (17) tendo o Recife como destino. O ex-presidente deverá participar do Festival Lula Livre, que contará com show de vários artistas brasileiros, entre eles Marcelo Jeneci, Siba, Mundo Livre S/A, A Dita Curva e Odair José.

O festival já estava programado antes do petista deixar a prisão e a expectativa é de que se torne um grande ato de comemoração pela liberdade do ex-presidente, contando com um possível discurso de Lula.

Também existe a possibilidade de que o ex-presidente visite Salvador ainda nesta quinta-feira (14) para participar de uma reunião da executiva do Partido dos Trabalhadores. Caso a presença se confirme, o partido deverá organizar um evento público em que Lula possa discursar.

Nesta segunda (11), a agenda de Lula prevê uma conversa com políticos internacionais, como o recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández e o senador americano Bernie Sanders. Ambos celebraram a liberdade do petista através das redes sociais.

Do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Quem está de idade nova nesta quinta feira (07) é Tisley Vicente, vereador pelo município de Saloá e um dos organizadores de uma das maiores trilhas do estado, a Trilha da Cachoeira.

E nós que fazemos o Portal desejamos ao nobre amigo muita saúde, paz e muita felicidade em sua vida. Que essa data possa ser comemorada com muita alegria e junto aos seus amigos sabemos que será sim, uma pessoa extraordinária e querida por todos.

Parabéns Tisley Vicente!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Alô galera de Saloá que vai curtir a 4ª Grande Vaquejada Dom Roxão e não sabe ainda como vai se deslocar até lá, Júnior Transportes leva você com maior segurança e qualidade no serviço, carro confortável, veiculo novo, motorista saloaense, motorista habilitado e com o menor preço, leva você e traz por apenas R$ 15,00 e as vagas são limitadas.

imagem ilustrativa/google imagens

Reserve já pelo whatsapp (87) 98108-6820 ou 98148-4431 e curta a vaquejada modelo com maior tranquilidade possível.

Se beber, não dirija!

terça-feira, 29 de outubro de 2019

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Coordenadoria da Mulher em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lançou na manhã da última quarta feira (23) o aplicativo de combate a violência contra a mulher, chamado de Violentômetro.

O aplicativo pioneiro no Brasil, é uma ferramenta que ajudará no combate a violência contra as mulheres, ao baixar o aplicativo, disponível apenas na Play Store, você entra e responde a 25 perguntas,  ao final será calculado qual o nível , o tipo de violência e a  porcentagem de  risco que a vítima está passando. Em busca de ajuda, o usuário será redirecionado aos telefones úteis para denunciar o agressor, o sigilo é primordial e absoluto a todos que utilizam.

Segundo a Coordenadora, Libânia Miranda, o aplicativo é de fácil acesso e irá contribuir para o empoderamento feminino, o projeto foi desenvolvido para ajudar as mulheres de Saloá e prevenir a violência contra a Mulher.

O Prefeito Ricardo Alves em sua fala enfatizou a importância do aplicativo, pioneiro no estado e no Brasil é importante para a segurança feminina, fácil de usar e dinâmico. Assim às mulheres do município contam com uma ferramenta a mais para a sua segurança, Parabéns a todos que se empenharam no desenvolvimento do app, pontuou o Gestor.

Para baixar o aplicativo, você entra na loja de aplicativos do seu telefone e procura o nome “violentômetro”, o aplicativo é totalmente gratuito.

Ascom Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)

terça-feira, 15 de outubro de 2019

O número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco aumentou para 56. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (15), foram notificados 867 casos, dos quais 292 foram descartados e os outros 575 estão em investigação. Até o dia 9 de outubro, o estado tinha 37 casos confirmados por exames.

A única morte por sarampo em Pernambuco foi registrada em Taquaritinga do Norte, no Agreste. As confirmações foram feitas após análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e da Fiocruz no Rio de Janeiro.

Dos casos já positivados para sarampo, três foram no Recife, seis em Caruaru, sete em Toritama, nove em Vertentes, nove em Santa Cruz do Capibaribe e 19 em Taquaritinga do Norte, além de um em cada um dos seguintes municípios: Frei Miguelinho, Bezerro e Jaboatão dos Guararapes.

Do G1

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A Praça São Pedro se encheu do verde e amarelo das bandeiras e das camisetas do Brasil. Milhares de brasileiros vieram à cerimônia de canonização da primeira santa nascida no Brasil, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, na manhã deste domingo, dia 13 de outubro, no Vaticano.

Havia pessoas de todas as partes do país, mas os baianos eram maioria. As amigas Sílvia e Vera se sentem privilegiadas por terem convivido com a nova santa brasileira em Salvador. Logo que se formou, a farmacêutica Sílvia da Silva foi ao hospital de Irmã Dulce para oferecer seu trabalho voluntário. Foi recebida com muito carinho pela religiosa. “Eu não tenho palavras para definir Irmã Dulce. Ela era doce com todo mundo, delicada e, ao mesmo tempo, muito segura do que queria. Apesar da estatura pequena, era uma pessoa grande, enorme. Uma verdadeira santa”, afirmou Sílvia.

Para a contadora Vera de Andrade, que recebia as visitas de Irmã Dulce no colégio em que estudava o que mais a marcou foi ver que a santa não aceitava que pessoas morassem na rua. “Ela não deixava nenhum mendigo na rua. Saia por Salvador recolhendo os mais necessitados e os levando para tomar banho, comer e para tratar suas doenças. Era uma referência para todos nós”, explica Vera.

Para a família Interlando, que veio de Mato Grosso, os brasileiros estavam precisando de uma santa com uma biografia tão rica. “Os brasileiros necessitam deste exemplo de fé, de humanidade. Nós passamos por momentos muito difíceis no mundo e a história de Irmã Dulce nos mostra que com fé nós podermos fazer a diferença”, afirmou a advogada Rafaela Interlanda.

Hoje, o hospital criado pela santa em Salvador abriga um dos maiores complexos de saúde brasileiro com 100% dos atendimentos pelo SUS. São cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano.

De CNBB

terça-feira, 08 de outubro de 2019

A Farmácia 3 Irmãos em Saloá, promoverá em parceria com a Bio Extratus uma manhã de com alguns serviços prestados pela empresa de cosméticos naturais, entre eles o que será ofertado será  a Análise Capilar, os serviços estarão sendo prestados em frente a Farmácia e terá uma data marcada ainda está semana.

E não é só isso, só na Farmácia 3 Irmãos você compra remédios éticos, genéricos e similares com os melhores preços de todo o Agreste Meridional, além fraldas geriátricas e infantis, toda linha de perfumaria e só lá você recarrega seu celular e paga suas contas.

segunda-feira, 07 de outubro de 2019

O Grupo Monte Horebe sempre vem incentivando o esporte em sua cidade sede e cidades vizinhas, e estará promovendo no próximo dia 10 de novembro na Arena Society LC em Paranatama-PE a 1ª Copa Monte Horebe de Futebol Feminino de 7, um evento que marcará o esporte naquela localidade, e a organização informa que já está recebendo inscrições das equipes que desejam participar.

A premiação também foi divulgada e será a seguinte: 1º Lugar- R$ 800,00 + Troféus e Medalhas, 2º Lugar- R$ 400,00+ Troféus e Medalhas e no 3º Lugar- Troféu. Também serão premiadas a melhor Artilheira e a melhor Goleira da competição.

Para maiores informações entrar em contato com o número (87) 98101-9497.

Realização: Monte Horebe

Apoio: Zelandyo Monte Horebe

quarta-feira, 02 de outubro de 2019

Os olhos da sociedade estarão voltados para o Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (2), quando os 11 ministros da Corte se reúnem para uma sessão que deve decidir qual a amplitude dos efeitos de uma decisão que pode afetar ações penais em curso ou já analisadas pelo Poder Judiciário em todo o país. Na semana passada, a maioria dos integrantes do tribunal votou pela tese de que o réu que é delatado deve apresentar alegações finais após o delator, direito não previsto no Código de Processo Penal, nem na lei das delações.

Com base nesse entendimento, condenações já aplicadas podem ser suspensas, e os processos, retornar à fase anterior à sentença, ainda na primeira instância da Justiça. Entretanto, o presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que levará ao plenário uma proposta de modulação, ou seja, de criação de normas para os réus que entendam ter sofrido prejuízos no curso da ação penal. O ministro Gilmar Mendes afirmou que, em seu entendimento, a suspensão da condenação deve ser aplicada apenas para quem reclamou de prejuízos ao direito de defesa ainda na primeira instância.

“Tenho a impressão de que o voto do ministro Alexandre (de Moraes) já trouxe aquilo que vocês estão chamando de uma modulação: uma distinção, ao dizer que estava concedendo àquele que tinha arguido desde sempre, desde a primeira oportunidade na primeira instância. A mim, parece que essa é a modulação passível e possível de ser fazer”, afirmou Gilmar, após evento realizado na Câmara dos Deputados.

Ainda de acordo com Gilmar, ainda que a ordem das alegações finais não esteja prevista na legislação, o entendimento da maioria dos integrantes do STF se baseia em princípios antigos do direito. “Até o bom senso recomenda isso, porque se sabe que, quando se lida com o contraditório e a ampla defesa, o réu, o acusado fala por último. É isso. Essa é uma lição (que) tem 800 anos. Quando vocês dizem “não tem lei sobre o assunto”, tem a Carta Magna”, completou. Ele disse ainda que “promotores fazem alarde” com o caso, mas que não haverá uma “hecatombe” nos processos judiciais.

De acordo com a força-tarefa da Lava-Jato, se os ministros expandirem a possibilidade de anulação da condenação para casos anteriores e futuros à decisão do Supremo, pelo menos 32 sentenças condenatórias, que englobam 143 pessoas julgadas no âmbito da operação podem ser suspensas. Entre os eventuais beneficiados, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa do petista questiona os prazos e atos processuais em duas ações penais. Em uma delas, Lula apresentou as alegações finais no mesmo prazo dos réus delatores.

O entendimento do STF sobre a ordem das alegações finais foi delineado durante análise de recursos do ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo ex-juiz Sérgio Moro, quando ocupava a 13ª Vara Federal de Curitiba.

Do Diário de Pernambuco

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, as coisas já começam a se encaixar em algumas cidades, e essa semana o Portal Saloá News entrevistou o empresário Zelandyo Monte Horebe e ele falou de alguns temas entre eles sobre a política em seu município.

Questionado sobre se ele seria candidato a Prefeito por Paranatama na próxima eleição ele nos falou que é Pré- Candidato sim, “Sou sim, Zelandyo Monte Horebe é pré- candidato a Prefeito em Paranatama, não vou desistir nunca que querer uma Paranatama melhor para todos e desde já conto com a ajuda de todos”, destacou Zelandyo.

E você confere ainda hoje a entrevista completa que o Empresário concedeu ao nosso blog.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

A Festa de São Vicente de Paulo que vem acontecendo desde a última quarta feira (18) apresenta mais uma noite de programação em honra ao seu Padroeiro, com uma extensa programação religiosa e cultural durante as 10 noites de festa.

E hoje (20) às 19h30min Santa Missa e logo após será a noite de uma grande seresta no Palco Cultural localizado ao lado da Igreja Matriz os Irmãos Sertanejos, Kauan e Cristiano prometem fazer um grande show, com músicas atuais e que marcaram épocas, eles que voltam mais um ano na festa de São Vicente.

Participe da Festa de São Vicente de Paulo 2019, lembrando a todos que o Parque de Diversão está funcionando na Praça São Vicente.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Na manhã da última terça feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Saloá, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020.

Na ocasião, que foi etapa do processo, estiveram presentes representantes de diversas instituições de nosso município, entre eles estavam presentes Secretários do Governo Municipal, Imprensa local, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes da Igreja Católica.

O IBGE vai realizar no ano de 2020 o Censo Demográfico, que é uma operação que acontece de dez em dez anos, onde vamos em todos os municípios do país, visitando todos os domicílios para fazer o levantamento da população brasileira. Nós estamos na etapa de planejamento que é onde nós chamamos a sociedade e seus respectivos representantes, para que eles compartilhem conosco este processo, dando transparência ao nosso trabalho. Nós vamos formar um grupo para os trabalhos de campo. Hoje, nós queremos que as pessoas que estão aqui, como conhecedores da cidade, nos auxiliem nos mostrando o crescimento de ruas, da zona rural, pontuou Luciano Alves, Coordenador da Área.

Durante o trabalho de coleta de informações, o IBGE levantará dados como raça, escolaridade e rendimento médio da família. Essa pesquisa populacional é feita por recenseadores através de visitas em todas as residências e os dados produzidos através delas poderão auxiliar nos mais diversos fins como, repasse de verbas federais e mensuração dos contingentes populacionais por idade e sexo.

Ainda durante a reunião, o coordenador do IBGE falou acerca da instalação de um escritório próprio do instituto na cidade. “Nós vamos precisar do apoio da população para quando os recenseadores forem visitar o município. Serão pessoas estranhas que vão bater nas portas, então, estejam preparados e divulguem.

Você poderá conferir os editais do IBGE para as seleções com exclusividade no Blog Saloá News.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O Boteco House Saloá apresenta mais um grande evento em nossa cidade, e no próximo dia 04 de outubro, a partir das 20h você vai se emocionar com um grande show do ex-vocalista da banda Limão com Mel, Johnny Cortez, que reviverá seus 10 anos de carreira, um show para ficar na memória.

Os ingressos já estão a venda no Boteco House e com o Portal Saloá News, custando apenas R$ 15,00 antecipado e mesa para 4 pessoas apenas R$ 60,00, reserve já o seu pois é limitado.

Então já sabe né? Coloque na agenda dia 04 de outubro (sexta-feira) às 20h no Boteco House Saloá, grande show com Johnny Cortez revivendo seus 10 anos de carreira, cantando seus maiores sucessos e emocionando a todos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A cidade de Saloá vivenciará nos próximos dias mais uma festa em honra ao seu Padroeiro, São Vicente de Paulo. Essa será a 88ª Festa do Padroeiro e terá uma grande programação Religiosa e Cultural.

A festa começará dia 18/09, quarta feira, com os Hasteamento das Bandeiras e em seguida um café comunitário, e às 18h saindo de Iatecá uma linda procissão motorizada para a Igreja Matriz, onde receberão uma benção e assim a Missa Solene de Abertura das festividades de São Vicente de Paulo.

O evento religioso segue até o dia 27 de setembro e contará com Shows, Bingo, Leilão de Prendas, Feijoadas, Gincanas e muito mais e quem desejar adquirir a cartela do bingo ou o bilhete da feijoada, pode entrar em contato com a redação do Saloá News para maiores informações.

Desde já o Padre Rodrigo convida toda a população para participar desse momento ímpar em nossa cidade, Participe!

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quarta feira (04/09) uma atualização sobre o Sarampo para os profissionais de saúde, assunto bem tratado nesses últimos dias devido ao surto da doença em nosso país, e sabendo-se que o Estado de Pernambuco também se encontra em alerta, com 395 casos notificados, desses, 13 foram confirmados e com 01 óbito confirmado na cidade de Taquaritinga do Norte de um criança de 7 meses.

Diante dessa situação a única forma de prevenção da doença é a intensificação da vacina de rotina que está preconizada para pessoas de 1 ano até 49 anos, e para as crianças de 6 meses a menores de 1 ano, portanto procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa para que seu cartão de vacinação seja avaliado e se necessário você será vacinado. Fique em alerta se você estiver com febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (vermelhidão na pele), esses são os principais sintomas da doença. Neste momento de alerta não esqueça que a melhor forma é a prevenção.

Para maiores informações procure seu Posto de Saúde!

Ascom Saloá

terça-feira, 10 de setembro de 2019

O prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), fez uma visita ao deputado federal Danilo Cabral (PSB) na tarde desta terça-feira (10). Ainda de licença médica para se recuperar de uma cirurgia cardíaca, realizada em São Paulo, no fim de julho, o parlamentar está retomando a agenda de trabalho aos poucos.

No encontro, Ricardo Alves tratou sobre demandas do município nas áreas de infraestrutura. Majoritário em Saloá, Danilo tem ajudado o prefeito a realizar obras e ações na cidade. Em emendas parlamentares, por exemplo, o socialista já destinou R$ 3,5 milhões para o município. Parte desses recursos será investido na reforma do matadouro municipal. 

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Cultura, música, arte, cores e aplausos marcaram a comemoração do Dia da Independência do Brasil, neste sábado (07), em Saloá. Passaram pelo Centro da cidade cerca de 8 instituições!

A Secretaria de Educação de Saloá esteve à frente do desfile, com o trabalho de alinhamento e coordenação das apresentações. O gestor da pasta, Álvaro Deangelles, elogiou a grande festa que emocionou o público que estava presente na Praça São Vicente. “Durante mais um ano, as nossas escolas municipais brilharam na avenida, com alunos, professores e bandas marciais trazendo uma mistura de cores e brilhantismo. Também não posso deixar de parabenizar as diversas instituições que desfilaram e trouxeram uma riqueza maior para a nossa comemoração. Gostaria de agradecer aos servidores da Secretaria de Educação, que se dedicaram tanto para realização desta linda”, comentou. 

A Escola São Vicente, que completou 50 anos foi quem encerrou as comemorações do 7 de setembro em nossa cidade, com 8 pelotões contou toda a história da escola. O que chamou bastante atenção foi um pelotão com ex alunos da escola, onde diversas pessoas desfilaram pelo São Vicente.

O Prefeito parabenizou todas as entidades responsáveis pela realização dos desfiles, e destacou ainda a relevância da data comemorativa. “Estamos vivenciando um momento muito importante em todo o país, afinal são 197 anos de independência do Brasil. Parabenizo todo o nosso setor de Educação, e também as demais secretarias e órgãos envolvidos neste dia de homenagens e comemoração. É gratificante ver essas crianças e adolescentes vibrando nas ruas, estamos todos de parabéns”, afirmou Ricardo Alves.

E encerrando as comemorações em Saloá a população contou com 2 grandes shows, o primeiro foi a banda Bonde do Brasil, que formou um grande coral em Saloá, levando todo o público a cantar suas músicas, e em seguida o cantor Jeandsom Silva também levou o público a dançar bastante encerrando assim o evento em nossa cidade.

Iatecá

A Prefeitura de Saloá através da Secretaria de Educação também realizou o Desfile Cívico no Distrito de Iatecá, na tarde da última sexta feira (06). As comemorações cívicas aconteceram com as escolas do campo desfilando e também a Escola Intermediaria Manoel Tiago Mendes encerrou com uma grande apresentação da sua Banda Marcial.

Confira mais fotos do Desfile em Saloá:

Ascom Saloá

sábado, 31 de agosto de 2019

O Prefeito Ricardo Alves divulgou nas suas redes sociais a programação da Semana da Independência em Saloá, que começa neste domingo (1) com o Hasteamento das Bandeiras nos Pavilhões em frente à Prefeitura, e segue essa programação até o dia 05/09.

Dia 06 de setembro às 8h, Hasteamento das Bandeiras na Praça São Vicente e às 16h Desfile Cívico no Distrito de Iatecá.

E dia 07 de setembro às 8h Hasteamento das Bandeiras na Praça São Vicente, 16h Desfile Cívico e às 21h show com a banda Bonde do Brasil, pela primeira em Saloá. Confira um clipe da banda

Venha passar o dia da Independência do Brasil em Saloá, e curtir essa grande show na praça principal.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A partir de agora os eleitores de Saloá e Iati devem fazer o cadastramento biométrico. O eleitor pode realizar o cadastro no Cartório Eleitoral, da 136º Zona, localizado no município de Saloá.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco (TRE-PE) orienta que o eleitor procure o quanto antes o atendimento, evitando filas e muito tempo de espera, já que neste primeiro momento o recadastramento é facultativo. 

O Cartório Eleitoral de Dourados fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Escola Municipal São Vicente. 

Para serem atendidos, os eleitores deverão levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar. 

Aqueles que desejam agendar o atendimento, basta acessar o link:

http://www.tre-pe.jus.br/ Clica em eleitor e eleições> Solicitar agendamento>Solicitar agendamento.

Assessoria TRE

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizarão na manhã desta terça-feira (20), o lançamento da 3ª edição do projeto “Meus 15 Anos”, que promove uma linda festa para meninas que estão completando aniversário neste ano de 2019. Para participar as meninas precisam completar 15 anos até 31 de dezembro de 2019, a família ser beneficiária do programa Bolsa Família e/ou ser acompanhada por algum projeto, programa ou serviço da Secretaria de Assistência Social (CadÚnico).

O evento que contará com a presença de diversas autoridades do município, entre elas o Prefeito Ricardo Alves, na ocasião o Gestor fará a entrega do Álbum de Fotografias das debutantes 2018, que será realizada no Salão Nobre da Prefeitura às 9h.

Participe!  

sábado, 17 de agosto de 2019

A Escola Municipal São Vicente comemora 50 anos de história e conquistas, assim convidamos toda a população de Saloá para participar da primeira grande atividade que será a Santa Missa em Ação de Graças.

A Missa acontecerá na Quadra Poliesportiva Antônio Ricardo (quadra do colégio São Vicente) nesta segunda feira (19/08) às 15h30min.

Venha participar desse momento Solene para o município de Saloá, e principalmente para a Escola São Vicente que chega aos seus 50 anos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A Lei Maria da Penha completou 13 anos. Em alusão à data, a Coordenadoria da Mulher de Saloá, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o 9º Batalhão da Polícia Militar, realizou blitz educativa na Praça São Vicente, na manhã desta quarta-feira (7).  “Para dar efetividade a lei é importante fazer a blitz educativa ou qualquer outra ação que mostre e dê visibilidade a norma, para que as mulheres saibam que elas têm direitos e que a violência não deve ser vista como algo natural”, explicou a coordenadora das mulheres.

Segundo Libânia, a cidade é Saloá possuiu um conjunto de equipamentos destinados ao atendimento da mulher vítima de violência doméstica. “Somos um municípios que possui essa rede de enfrentamento para acolher a mulher. Uma rede que trabalha de maneira integrada para reduzir a violência e paralisar os agressores”, destacou. 

Para o Sargento Gilmar, a iniciativa da blitz foi excelente. “A Polícia Militar trabalha com ações preventivas. Acreditamos que, através delas, conseguimos conscientizar a população de Saloá e, além disso, mostrar que o município tem uma rede de enfrentamento de violência contra a mulher. Essa rede trabalha no desenvolvimento de um fluxo, desde o atendimento da mulher por uma viatura policial até o processo judicial. Tudo isso para fortalecer a mulher e mostrar que ela não está sozinha”, afirmou. 

Motorista parados na blitz e elogiaram a iniciativa. “Apoio qualquer ação como esta. Hoje mesmo estava conversando sobre o fato de muitas mulheres ficarem caladas e aguentarem por muito tempo essa violência. Elas precisam falar o que acontece sem medo. Por isso, esse tipo de iniciativa da Prefeitura é muito importante para as pessoas se conscientizarem”, avaliou um motorista.Ascom Saloá

quinta-feira, 08 de agosto de 2019

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou na última quinta feira (1), no Centro de Convivência de Idosos, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema Assistência Social: Direito do povo com financiamento público e participação social.

Com o apoio da Prefeitura de Saloá através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que diante do cenário nacional da política de cortes que a Assistência Social vem sofrendo a Conferência teve o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes que garantam melhor qualidade nos serviços em nosso município. 

Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, Lidia Lira, graduada em Pedagogia e Ativista de Direitos Humanos ministrou a conferência.

O secretário Municipal da Assistência Social, Carlos Ouro Preto, destacou a importância da realização da Conferência Municipal e a participação dos envolvidos.

“Com o debate, podemos conhecer a demanda e quais diretrizes precisamos tomar para que o atendimento social prestado na cidade seja de qualidade e de acordo com a real necessidade do cidadão”, destacou o secretário.

E concluindo a programação todos os participantes foram divididos em grupos onde puderam levantar ideias sobre o tema e fazer uma breve apresentação no encerramento.


#Saloá #CuidandoDeGente #AssistênciaSocial

Ascom Saloá

quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Foi roubado na noite da última quarta feira (07/08), por volta das 22h um Fiat Argo Drive 1.0 2017/2018- Branca, Placa PGW-6299, o condutor foi abordado quando chegava em sua residência  para guardar o veículo, até o momento não temos mais informações.

Caso alguém saiba de alguma informação ligar imediatamente para a Polícia Militar de Pernambuco (87) 98118-2087, 190 ou para o proprietário do carro, Evinho (87) 98109-3141.

Compartilhe!

terça-feira, 06 de agosto de 2019

Foi realizada na última quinta feira (01/08), no sítio Riachão a primeira campanha do Agasalho- “Roupa Boa à gente Doa”. A distribuição de roupas e agasalhos ocorreu no ponto de apoio do Sítio Riachão e contou com a presença de mais de 90 pessoas da comunidade.

A Campanha do Agasalho “Roupa boa à gente Doa” arrecadou doações de roupas de inverno masculinas, femininas e infantis, também foram arrecadados meias, calçados, cobertores e travesseiros. Na oportunidade também foi realizado uma palestra sobre doenças crônicas, ministrada pela Enfermeira Andréia Alves. A equipe da Unidade Básica de Saúde Serrinha da Prata lançou sua primeira edição da campanha solidária tendo uma ótima aceitação pela comunidade, onde várias famílias foram beneficiadas com o projeto.

A equipe buscou conscientizar as pessoas sobre a doação de roupas em boa conservação, como diz o slogan: Roupa boa à gente doa. Ao doar uma roupa, se questione se você usaria a mesma se lhe fosse doada. Muitas pessoas precisam de agasalhos, cobertores e sapatos para se aquecerem neste inverno, principalmente as crianças. D

ASCOM SALOÁ

terça-feira, 06 de agosto de 2019

Nesta época do ano, quando as temperaturas são mais baixas e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, é muito comum gripes e resfriados, e todo mundo já tem o diagnóstico na ponta da língua: É uma virose. Na maioria das vezes já se indica um tratamento, remédios, simpatias, etc. Mas, é simples assim? Claro que não.

Quem explica pra gente é a Dra. Cláudia Cordeiro, alergologista da UPAE Garanhuns. “As viroses são doenças causadas por vírus e geralmente provocam febre, falta de apetite e indisposição. Recomendam-se de imediato hidratação e alimentação saudável. O repouso é necessário para que os anticorpos possam combater o vírus com mais eficácia”. Quanto à automedicação, Dra. Cláudia recomenda muito cuidado. “Todo mundo tem em casa uma caixinha de remédios à qual busca sempre os mais populares, contudo até mesmo em viroses a automedicação é um perigo.” Segundo a especialista, faz-se necessário um correto diagnóstico para a indicação de medicamentos. “O melhor é sempre procurar o Posto de Saúde mais próximo.” – Afirma.

Os vírus podem entrar em contato com o nosso corpo de várias maneiras, a mais comum é pelas vias respiratórias, por isto, de maneira geral, devemos tomar medidas preventivas: Evitar locais com grande aglomeração de pessoas, principalmente se alguém apresenta os sintomas; manter em dias as vacinas; ter bons hábitos de higiene; beber água tratada e alimentar-se bem. No geral, as viroses que causam gripes e resfriados duram um tempo determinado, caso perdurem mais que uma semana, nova visita a um médico deve ser feita. 

Existem doenças como Zika, Chikungunya, Influenza, AIDS, Rubéola, Catapora, Febre Amarela, Salmonela, Rotavírus, Poliomielite, entre outras, que também são causadas por vírus. Viram a importância de consultar um médico?

A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parceria com a V GERES e Secretarias Municipais de Saúde.

Assessoria UPAE

sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Dois homens presos em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, por suspeita de terem praticado um estupro na cidade confessaram, durante depoimento, o assassinato do menino Lucas Vinicius, de 8 anos. A criança sumiu no dia 15 de julho, depois de sair da casa de um vizinho, e o corpo foi encontrado cinco dias depois no bairro da Massaranduba, nas proximidades da casa da família e do local do desaparecimento. 

Apesar da confissão, a Polícia Civil ainda não chegou à conclusão sobre a motivação do crime nem conseguiu comprovar se Lucas foi vítima de violência sexual. O laudo preliminar dos exames realizados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) no corpo teve resultado negativo para estupro, mas segundo os peritos responsáveis pelas análises, a avaliação foi seriamente comprometida pelo estado avançado de decomposição do corpo. Por isso, a possibilidade de um falso negativo é alta.

Os dois homens foram autuados em flagrante pelo crime de estupro praticado contra a mulher e seguem presos e estão à disposição da Justiça. O delegado responsável pelo caso também solicitou à Vara criminal da cidade a decretação da prisão temporária dos suspeitos com base na confissão do assassinato de Lucas.

Garoto foi à casa de vizinho dar recado enviado pelo avô

Lucas Vinicius foi visto pela última vez por volta das 9h da segunda-feira 15 de julho, quando o avô dele, Wanderley José Pontes, 54 anos, dono de um ferro-velho na localidade, pediu que o garoto fosse até a loja de um vizinho dar um recado. A família estranhou a demora no retorno da criança e iniciou buscas por conta própria por volta das 16h.

O vizinho, identificado como Amaury, contou à família ter recebido o recado. Ele foi à última pessoa a ver o menino e afirmou que a criança saiu do local normalmente e seguiu a caminho da casa da família. Além de Amaury, nenhuma testemunha capaz dar alguma pista do que aconteceu com a criança foi localizada. Leandro Ferreira da Silva, pai de Lucas, registrou boletim de ocorrência no mesmo dia do desaparecimento e a polícia deu início às investigações.

Fonte: OP9

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A procura por serviços de depilação faz parte deste mercado e tem espaço garantido, e em Saloá você pode contar com um serviço de Depilação com todo profissionalismo e equipe capacitada em lhe atender com os serviços de método espanhol e roll-on e banho de lua dourado, além de todos esses serviços a qualidade e segurança  para seus clientes é também muito importante, por isso em Studio Flávia Depil todos os matérias são 100% descartáveis.

A depilação com cera é uma das preferidas entre as mulheres. Os benefícios desse procedimento são muitos por isto é tão popular:

  • Pele lisinha porque arranca os pelos pela raiz,
  • Demora e diminuição do crescimento de pelos,
  • Rapidez por retirar grande quantidade de pelos de uma só vez,
  • Cera quente proporciona mínima dor.

Há muitos mitos sobre a depilação, por exemplo, que pode causar flacidez na pele ou a temperatura quente pode romper vasinhos das pernas. Mesmo isso não sendo verdade, é preciso se preocupar e tomar certos cuidados antes da depilação.

E no Studio Flávia Depil você conta com esses serviços com produtos e serviços de alta qualidade, então agende agora mesmo o seu horário pelo telefone/ Wpp (87) 98108-4151 ou pelo instagram oficial @studio_flavia_depil, localizada na Rua 21 de Abril, Nº 27 em Saloá. Então não perca mais tempo e faça sua depilação com uma equipe capacitada e um serviço de qualidade.

domingo, 28 de julho de 2019

A Prefeitura de Saloá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Governo do Estado de Pernambuco realizaram na manhã desta sexta feira (9) o lançamento do 13º do Bolsa Família do Governo do Estado em nosso município.

O evento, que aconteceu na Quadra Poliesportiva da Escola São Vicente, com o Secretário de Assistência Social que falou da tamanha importância do programa para o município, onde cerca de 3 mil usuários serão beneficiados com a parcela a mais do bolsa família! Todos precisam estar em dias no CadÚnico (Cadastro Único)! Quem falou sobre o projeto foi Seleno Guedes que destacou que a implantação do projeto “13º do Bolsa Família” em Pernambuco foi uma promessa de campanha do Governador Paulo Câmara e logo após as eleições fez questão de lançar o programa e definir os pagamentos para iniciarem em fevereiro de 2020. O mesmo será pago pelo mês de nascimento do beneficiado.

Por fim, o Prefeito Ricardo Alves ressaltou que o cumprimento dessa promessa de Paulo Câmara reafirma seu compromisso com o povo de Saloá e o povo de Pernambuco! Essa renda extra vai ajudar e muito as famílias de Saloá e consequentemente o comércio local.

O Prefeito aproveitou para dar a Ordem de Serviço para a implantação de um Ponto de Apoio do CRAS no Povoado Serrinha da Prata visando facilitar o acesso ao serviço na comunidade e circunvizinhas!

Mais de 1500 pessoas participaram da solenidade tanto da sede como das comunidades rurais já que a Prefeitura também disponibilizou transporte para todos! No final do evento a equipe do Bolsa Família do Governo do Estado ficou na quadra esclarecendo dúvidas da população em relação ao projeto.

ASCOM SALOÁ

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Está querendo comprar e economizar?

A Farmácia 3 Irmãos, que há mais de 16 anos atende as famílias saloaenses com o melhor atendimento, pessoas capacitadas e o melhor, os melhores preços de toda a região. E neste mês de pleno Festival de Inverno eles estão com toda a loja em promoção, e você não pode ficar de fora desse show de economia, confira agora alguns produtos que a Farmácia 3 Irmãos dispõe para seus clientes:

Fraldas Infantis e Geriátricas

Leites

Perfumes

Medicamentos Éticos, Genéricos e Similares

Além dos serviços de pagamento de boletos, conta de água e energia e recarga telefônica.

Então não perca mais tempo, passe agora mesmo na Farmácia 3 Irmãos e confira, com os melhores preços e toda a loja em promoção, uma família saloaense trabalhando a mais de 10 anos servindo a população de Saloá e toda região com respeito aos seus clientes, a Farmácia está localizada no começo da Rua Roldão Tenório Cavalcante (antiga rua de bom conselho), telefone para contato é o (87) 98103-4691.

Org.: João de Carlos e Família

quarta-feira, 24 de julho de 2019

A multiculturalidade é a marca registrada do Festival de Inverno de Garanhuns, mas não dá para negar a importância da programação musical nesses dez dias de festa. Reforçando essa ideia, nesta terça 23 de julho, o FIG ganhou mais três espaços para shows, aumentando a variedade de estilos disponíveis para o público. O Palco Pop estreou com Jards Macalé fechando a noite. O Palco Instrumental, no Parque Ruber Van Der Linder, teve o primeiro da liderado por Maestro Duda e o Palco Forró garantiu animação até a madrugada. No Palco Dominguinhos, a emoção tomou conta da apresentação de Anastácia, companheira do forrozeiro que dá nome ao polo, que fez show no aniversário de seis anos de sua morte.

Uma das maiores compositoras do País, Anastácia falou sobre a parceria que teve com Dominguinhos e contou que se sentiu emocionada por estar no Palco Dominguinhos em uma data tão especial. “É uma pessoa que, apesar de ter saído de nosso plano há seis anos, continua vivo na memória de todos que admiravam ele, conheceram o trabalho dele e que com vão guardar a música dele para sempre”, disse.

O Palco Dominguinhos contou ainda com show de Nando Azevedo e Maciel Melo. Roberta Miranda encerrou a noite com um show cheio de sucessos.

Jards Macalé encerrou a noite do Palco Pop, dentro de uma programação que incluiu a Banda Primeiro Andar, Cássio Oli e Cacá Machado. Ele lembrou que possui fortes ligações com Pernambuco e o Nordeste. “Meu pai pernambucano, minha mãe paraense. Não apenas isso, eu ouvia Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro na Rádio Nacional e acabei virando amigo dele. Então é uma honra estar aqui no festival este ano”, revelou, citando o homenageado do FIG 2019.

No Parque Ruber Van Der Linder, o clima era mais intimista com a estreia do Palco Instrumental. O público compareceu e deu voz a sucessos como New York, New York.

FIGUINHO

Outra estreia ontem foi o Espaço Mamulengo, no Parque Euclides Dourado. Compondo o Figuinho, iniciativa para atender ao público infantil do FIG, teve atividades no final da tarde. No mesmo parque e também voltado para crianças, o Polo do Circo trouxe o espetáculo O Sonho do Palhaço Preguinho, da pernambucana Montagem Circo.

LITERATURA

Na Praça da Palavra, os vencedores do Prêmio Hermilo Borba Filho de várias edições, João Paulo Parisio, Amâncio Siqueira, Helder Herik, Phillip Wollney e Enoo Miranda, participaram de rodas de conversa sobre literatura independente e recitais. 

Fonte e Fotos: FUNDARPE

terça-feira, 23 de julho de 2019

O Prefeito Ricardo Alves convida toda a população para participar do lançamento do 13º do Bolsa Família do Governo do Estado de Pernambuco, o evento que acontecerá na próxima sexta feira (26/07) às 9hs na Quadra Poliesportiva Antônio Ricardo na Escola São Vicente. Na ocasião também contaremos com a presença do Deputado Federal Danilo Cabral.

O governador do estado Paulo Câmara (PSB) lançou em abril deste ano, o programa de transferência de renda denominado de 13º do Bolsa Família de Pernambuco. O 13º do Bolsa Família pagará uma parcela adicional do benefício no limite de R$ 150,00. Atualmente, aproximadamente 1,1 milhão de famílias são atendidas no estado, o que representa 35% da população. Desse grupo, cerca de 89% estão na linha da extrema pobreza. 

Participe!Ascom Saloá

terça-feira, 23 de julho de 2019

A Empresa filha de Paranatama, no Agreste, Monte Horebe que há mais de 10 anos está no comércio sempre inovando e buscando a satisfação dos seus clientes realizou no último mês de junho um mega arraiá onde pela primeira vez em toda a região gravou um clipe em sua rede de supermercados e frigorífico.

As gravações aconteceram em 3 dias e foram conduzidas junto ao cantor Bom Conselhense, Jean Pierre, que com todo gás levou todos os clientes da empresa a dançar o tradicional forró pé de serra.

Confira agora o comercial que a empresa divulgou oficialmente em suas redes sociais na noite desta segunda feira (22).

A Monte Horebe há 10 anos sempre buscando a satisfação dos seus clientes inovou mais uma vez. Recordando o nosso São João preparamos um lindo clipe para você cliente, confira!#SJdaMH#GrupoMonteHorebe #Compartilhe

Posted by Monte Horebe on Monday, July 22, 2019
terça-feira, 23 de julho de 2019

A noite dessa segunda-feira (22), do 29º Festival de Inverno de Garanhuns vai ficar na história do evento – e pode ter reverberações positivas também em outras festividades ao redor do Estado. Com programação do palco Mestre Dominguinhos, o principal do FIG, voltado para o brega, o público compareceu em massa, lotando a praça. Ao todo, cerca de 30 mil pessoas presenciaram os shows de Cafuringa; da banda Kitara; das Amigas do Brega e de Priscila Senna.

“Vocês não sabem como é importante para qualquer artista que está no palco receber essa energia de vocês. Espero que a gente faça desta noite algo muito especial porque é a primeira vez que o brega pernambucano participa deste evento. Para a gente é uma grande felicidade estar aqui representando este movimento que saiu da periferia e conquistou o coração de todo o povo pernambucano. E com certeza hoje tem muitas pessoas de muitos estados do Brasil que estão conhecendo nossa cultura porque brega também é cultura pernambucana”, afirmou Rodrigo Mell, um dos vocalistas da banda Kitara, que se apresentou logo após o dançante show do garanhuense Cafuringa.

ELAS, AS AMIGAS –Quando as Amigas do Brega subiram iniciaram seu show no palco principal do FIG 2019, a lotação da Praça Mestre Dominguinhos já era máxima. Os portões de acesso fecharam às 23h devido à quantidade de pessoas. O fato de a apresentação ser realizada em uma segunda-feira chuvosa e, ainda assim, arrastar uma multidão de 30 mil pessoas, só confirma a força da música brega, que até então não aparecia em eventos patrocinados pelo Estado. O simples anúncio da chegada de Eliza Mell, Dany Myler, Palas Pinho e Dayanne Henrique foi suficiente para dar início a uma euforia – que continuou durante todo o setlist das artistas.

APOTEOSE – Assim como as outras atrações da noite, Priscila Senna mostrou que não só tem uma ótima voz, como também um bom controle técnico e executou o show como uma estrela pop – ou melhor, uma estrela brega, pois como a quinta noite do FIG mostrou, Pernambuco tem sua própria indústria pop com os “bregastars”. A ex-vocalista da banda Musa apresentou um repertório eclético, que foi de composições de “baile”, como Cachorro Combina Com Cadela, ao romantismo, a exemplo de Casal Raiz, e à “sofrência”, como em Não Vou Mais Te Amar.

“Memorável em diversos sentidos, principalmente por reconhecer uma manifestação cultural que há pelo menos duas décadas pulsa em Pernambuco, a Noite do Brega talvez tenha ainda um outro mérito, que é o de aprofundar uma ideia horizontal de cultura, sem arcaicas divisões elitistas. Um Festival, afinal, oferece a possibilidade de entrar em contato com diferentes expressões, ampliar o olhar e agregar públicos distintos – e que o FIG tenha finalmente abraçado o movimento brega é um ótimo sinal”, registrou o Jornalista Márcio Bastos, na matéria assinada no JC.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio

segunda-feira, 22 de julho de 2019

As mulheres protagonizaram a programação musical da terceira noite do Festival de Inverno de Garanhuns, ontem. No palco Dominguinhos, a noite aberta pela banda Neander atraiu um público que viu Karina Buhr, Letrux e Céu brilharem em apresentações cheias de personalidade. Na mesma noite, a Catedral de Santo Antônio ficou lotada para ver a apresentação de Leila Pinheiro, enquanto no Som na Rural a DJ Claudinha Summer agitava os intervalos das apresentações entre Raphael Costa, Triinca e Bruno Lins.

 “Essa praça, o nome do palco, que agora se chama Dominguinhos, é tudo mundo especial quando venho tocar aqui. Esse é um espaço que junta todo mundo. Às vezes as pessoas vem aqui para comer ou beber, apenas, às vezes nem conhece o som, mas acaba vendo o show. E aí tem gente de fora, tem artista local, é muito legal. E também tem todo tipo de música, desde as que protestam até as que falam do peixinho no fundo do mar”, disse Karina Buhr.

A Casa Galeria Galpão inaugurou e agora é o endereço das artes visuais, fotografia, design e e moda no FIG 2019. O espaço terá exposições, performances, rodas de conversa e intervenções artísticas. Neste ano, a programação no espaço segue até o dia 27, com 15 projetos que ficarão em cartaz para apreciação dos visitantes.

O domingo também foi dia de lançamento do Prêmio Palhaço Cascudo de Incentivo às Artes Circenses – 2019, criado para objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar as práticas artísticas de criação e fruição, de transmissão de saberes e fazeres, de sustentabilidade e demais conhecimentos, bem como iniciativas de preservação da memória dos artistas e das expressões circenses em todas as suas formas e modos próprios, na linguagem do circo.

As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 31 de outubro para circenses pernambucano natos ou residentes (desde que comprovem circulação de atividade profissional no Estado, há, pelo menos, três anos), bem como circenses naturais de outras unidades da federação, desde que comprovem atividade permanente em Pernambuco, também pelo mesmo período de tempo. Serão distribuídos até trinta e quatro prêmios, com valor total de R$ 150 mil reais.

GASTRONOMIA

No Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns, o Polo de Gastronomia recebeu o público interessado em participar da Oficina dos Cinco Sabores, com Sônia Hirsch, chef de São Paulo que levanta a bandeira da alimentação saudável e uma das maiores especialistas no assunto. À noite, ela lançou seu livro Viver Quer Viver, com bate-papo sobre o tema.

domingo, 21 de julho de 2019

O público do Festival de Inverno de Garanhuns deu início hoje a um dos pontos altos de sua programação. A inauguração do Palco de Cultura Popular trouxe representantes das mais diversas expressões culturais pernambucanas, com direito à presença do mais novo Patrimônio Vivo de Pernambuco, o Caboclinho Carijó. A inauguração contou com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, e do presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto. No Palco Dominguinhos, o Barão Vermelho apresentou clássicos que empolgaram o público, encerrando a noite que teve ainda Amanda Back, Banda de Pau e Corda, Mariana Aydar, Veia Nordestina e Zélia Duncan. Enquanto isso,  no Som na Rural, Devotos executou um show que matou as saudades de muitos dos fãs da banda.

Para os entusiastas da cultura popular, o dia foi empolgante. Além do caboclinho, houve os maracatus Nação Raízes de Pai Adão e Piaba de Ouro, Coco das Estrelas, Boi Faceiro, Afoxé Omim Sabá, Samba de Coco Irmãs Lopes, Maestro Fábio César e Banda Raízes Pernambucanas. No Som na Rural, ainda houve o Coco de Tebei e o DJ Evandro Q? nos intervalos.

Outro ícone da cultura pernambucana, Antônio Nóbrega fez uma apresentação marcante na Catedral de Santo Antônio com Sagrama à tarde. O público pode ter uma experiência diferenciada dos artistas, contando com a acústica da igreja. À noite, foi  vez de Alexandre Caldi e Quarteto Encore apresentarem o espetáculo Buarqueanas na catedral.

No fim da tarde, o lançamento de Planet Hemp, Mantenha o respeito, de Pedro Luna, atraiu visitantes para a Praça da Palavra. O livro conta detalhes da história do grupo carioca e traz depoimentos de personagens pernambucanos de destaque na música. Houve debate a respeito da publicação, com a presença do autor.

ESTREIAS

Outros polos que estrearam ontem foi o Circo e o Figuinho, programação voltada para o público infantil. Os amantes da arte sob a lona puderam conferir o Circo da Família Vidal em duas sessões bem prestigiadas. No mesmo tom, as crianças tiveram a oportunidade de participar de vivências circenses no polo infantil, que teve também contação de histórias e apresentação da Fada Magrinha. 

domingo, 21 de julho de 2019

A jovem Alcilene da Silva Melo, saloaense conhecida como Leninha Melo Show que estava desaparecida desde o último sábado (13/07) foi localizada e já está voltando para casa e tudo isso não passou de um susto, a família agradece a todos que compartilharam a mensagem, Leninha usou a sua rede social (facebook) para avisar ao amigos e familiares que estava bem, explicou todo o mau entendido.

Entenda o caso:

Familiares da jovem Alcilene da Silva Melo, mais conhecida em Saloá como Leninha, de 22 anos, estão desesperados a procura da jovem que foi vista pela última vez no dia 13 de julho. Ela é bastante conhecida por seu talento de cantora. Leninha foi vista pela última vez na cidade de Bom Conselho/PE e de lá para cá não deu mais notícias, deixando os familiares aflitos.

Confira na íntegra a mensagem da irmã de Alcilene: “Olá pessoal, estou passando aqui pra avisar a todos que se souberem de notícia ou do paradeiro dessa moça entre em contato com a família, ela é minha irmã e está desaparecida desdo o dia 13/07, não tivemos mais notícias dela. Ela tbm é bem conhecida pelo seu talento de cantar. Também estamos todos preocupado, se alguém tiver noticias entrem em contato comigo.

 Ainda segundo essa irmã dela, quando alguém liga para o telefone celular de Leninha só dá na caixa postal. O último contato com a desaparecida foi no dia 13/07 quando ela mandou uma mensagem pelo Whatsapp.