sex, 04 de outubro de 2024

O juiz Iure Pedrosa, da 145ª Zona Eleitoral de Petrolina, suspendeu outra vez a divulgação da pesquisa eleitoral divulgada no dia 18.08 e que já havia sido suspensa, foi corrigida e divulgada no dia 19. A sondagem realizada pelo Instituto Datatrends, contratada pelo Blog do Edmar Lyra.

A decisão foi tomada após o magistrado constatar irregularidades na metodologia adotada, em resposta a uma representação movida pela campanha de Lara Cavalcanti, candidata à prefeitura de Petrolina, contra o instituto de pesquisa, a campanha à releeição de Simão Durando e o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda.

A principal irregularidade apontada pela decisão judicial está relacionada à ponderação dos dados de escolaridade. De acordo com o juiz, a pesquisa apresentava uma discrepância significativa na distribuição dos entrevistados conforme seu grau de instrução, deixando 38% deles sem classificação clara quanto à escolaridade.

Na decisão, dr. Iure destacou que “ao menos nesse juízo de cognição sumária, ainda não estabelecido o contraditório, assiste razão ao representante quando aponta irregularidade quanto à ponderação da escolaridade, pois os percentuais apontados foram os seguintes:

11.1%: Analfabeto/Lê e Escreve;
15.9%: Ensino Fundamental Incompleto/Completo;
23.9%: Ensino Médio Incompleto/Completo;
11.1%: Ensino Superior Incompleto/Completo.

O somatório desses percentuais totaliza 62%, restando maculada a informação quanto aos 38% restantes”, afirmou.

Além das falhas metodológicas, a decisão do juiz Pedrosa considerou a urgência da suspensão da pesquisa, visto que a divulgação de dados incorretos poderia confundir o eleitorado. “A urgência parece-me clara, igualmente, pois a pesquisa irregular pode confundir o eleitorado”, destacou.

Os representados têm dois dias para responder à decisão, enquanto o Ministério Público Eleitoral deverá se manifestar em seguida. O caso retorna ao juiz para sentença final após a análise das respostas.

Matéria do Portal “Nossa Voz” (clique aqui)