seg, 24 de maio de 2021

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (24), novas medidas restritivas para diferentes regiões em decorrência do avanço de casos de Covid-19 no estado.

De acordo com o governador Paulo Câmara, na Macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana. Mudanças, contudo, não foram implementadas durante a semana, permanecendo o esquema atual, com fechamento às 20h.

Diferente dos municípios que fazem parte do Agreste do estado. Segundo o gestor, da próxima quarta-feira (26) até o dia 6 de junho, os 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V, que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns, além de mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.

De acordo com Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela Covid-19 no Agreste do estado resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas. “A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva”, disse.

O governador disse, ainda, que outras medidas serão tomadas para barrar o avanço do novo coronavírus no estado. O gestor completou dizendo que solicitou ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno, concentradores de oxigênio e uma investigação sobre as novas variantes da Covid-19 nas amostras coletadas no Agreste.

Nas cidades do Sertão pernambucano (Macrorregiões 3 e 4), o governo informou que permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.