dom, 21 de julho de 2024


Em uma carta aberta aos servidores da Escola São Vicente, o Professor Herlan Tenório anunciou o encerramento de seu ciclo como gestor da instituição. Após cinco anos à frente da escola, Herlan refletiu sobre a vida como uma sequência de ciclos, escolhas, provas e promessas. Durante seu mandato, a escola passou por reformas, enfrentou a pandemia e comemorou diversos eventos marcantes, como o aniversário de 50 anos da instituição, desfiles e feiras de conhecimentos. Herlan destacou a importância de viver cada momento e expressou sua gratidão a todos que contribuíram para a sua jornada.

O professor destacou os aprendizados obtidos e a certeza de ter se tornado um ser humano e profissional melhor. Ele anunciou que seguirá para novas atividades pessoais e profissionais, mas ressaltou que não se trata de um adeus definitivo, pois continuará a trabalhar no município e, eventualmente, poderá visitar a escola. Em sua mensagem, ele pediu para que os servidores acolham a nova equipe de coordenação e a parceira Nalbinha, que assumirá a direção da Escola São Vicente. Herlan concluiu sua carta com uma citação poética, reforçando a ideia de que a vida é feita de constantes mudanças e reencontros.

A comunidade escolar da Escola São Vicente se despede do Professor Herlan Tenório com um sentimento de gratidão e reconhecimento pelo trabalho desempenhado ao longo desses cinco anos. Sua liderança foi marcada por momentos desafiadores e conquistas significativas, e seu legado permanecerá na memória de todos que fizeram parte desse ciclo. A Escola São Vicente se prepara para uma nova fase, confiante de que os valores e ensinamentos deixados por Herlan continuarão a guiar os passos da instituição.

Confira a Carta Aberta

CARTA ABERTA AOS SERVIDORES DA ESCOLA SÃO VICENTE

Saloá, 21 de Julho de 2024.

Senhoras e senhores,

Eis que a vida pode ser interpretada como o espaço de tempo que se existe entre a concepção e o falecimento. De fato, há o espaço de tempo, mas acredito que a vida seja composta por ciclos, por escolhas, provas e promessas.

Promessas porque sempre estamos prometendo fazer coisas novas e diferentes para evitar erros. Estamos sempre prometendo um novo começo, uma transformação em ser uma pessoa melhor, prometendo reencontrar pessoas, visitar amigos e inclusive prometendo não reencontrar energias negativas.

Estamos sempre querendo provar para os outros e para nós mesmos que somos melhores nisso ou naquilo, que podemos fazer tal e tal coisa e que nada nos abala. Estamos provando coisas novas e fazendo escolhas, que por sua vez, precisamos fazer escolhas simples como a ordem do que fazer primeiro: o banho ou escovar os dentes e também às vezes precisamos fazer escolhas mais complexas como: parceiro(a) de vida, carreira a ser seguida e etc.

Assim, fazendo escolhas, provas e promessas a vida vai se formando por ciclos. Ciclos que marcam a nossa infância, adolescência e fase adulta. Dentro de cada um desses temos diversos outros ciclos: período que fomos alunos no fundamental II; período da faculdade; trabalho; e assim vamos vivendo e construindo a nossa história formando quem somos a cada nova experiência. E às vezes imaginamos: “o que está acontecendo? O mundo está ao contrário e ninguém reparou”

Não obstante, ciclos começam e terminam, sejam eles bons ou ruins, mas passam. O tempo passa do mesmo jeito e precisamos viver. Por isso, anuncio aqui que é chegado ao fim o meu ciclo como Gestor da Escola São Vicente. “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você”

Agradeço a cada um de vocês pela contribuição nesse ciclo de vida. Em 5 anos na gestão, juntos eu e vocês, passamos por reforma, pandemia, geração de estudantes, aniversário de 50 anos, desfiles, quadrilhas, feira de conhecimentos e tantas outras coisas.

Aprendi muito com cada um de vocês e tenho a certeza de que estou um ser humano e profissional melhor. Saio com uma vasta experiência e agora vou iniciar um novo ciclo em outras atividades pessoais e profissionais. Não é um adeus, pois estarei trabalhando no município e por vezes pode ser que eu apareça na escola.

Acolham ainda mais a equipe de Coordenação e a nossa parceira Nalbinha que estará a frente da Escola com vocês. Que Deus abençoe a cada um de vocês e nos proporcione reencontros nesse mundão de meu Deus.

Como diz o poeta: “mudaram as estações e nada mudou. Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está, nem desistir, nem tentar, estamos indo de volta pra casa”

Professor Herlan José Tenório Ferreira